https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/issue/feed InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS 2025-11-14T18:44:09+00:00 Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva - Editora chefa fabiany.tavares@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2674-9947 (online) ISSN 1413-0963 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A revista InterMeio é o periódico do <a href="http://cchs.sites.ufms.br/pos-graduacao/ppgedu/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Educação</a> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação A3 (QUALIS CAPES 2022). Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.&nbsp;</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/23710 IMPACTOS DA ROTA DE INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA NO TERRITÓRIO INDÍGENA KADIWÉU 2025-11-14T18:44:09+00:00 Kátia Cristina Nascimento Figueira katiafigueira@uems.br Léia Teixeira Lacerda leia@uems.br Maria Leda Pinto marialedapinto25@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados da pesquisa interinstitucional “Análise dos Impactos&nbsp; Educativos e Sociais da Construção da Rota Bioceânica sobre os Grupos Originários da Reserva Indígena Kadiwéu, MS, Brasil” vinculada ao Eixo de Trabalho Impactos Sociais desenvolvido em parceria&nbsp; com&nbsp; as&nbsp; Universidades&nbsp; da&nbsp; Rota&nbsp; de&nbsp; Integração&nbsp; Latino-Americana&nbsp; (UniRila). A pesquisa qualitativa realizada no Território Indígena Kadiwéu localizado em Porto Murtinho, foi construída em três momentos: o primeiro com a apresentação da proposta para as lideranças, moradores, professores, gestores da Escola Municipal Indígena "Ejiwajegi" – Polo e Extensões e a Secretária de Educação de Porto Murtinho; o segundo com a participação nas festividades da Cultura Kadiwéu e o terceiro com a escuta e diálogo com moradores, professores e gestores da referida Escola. Dessa forma, foram doados materiais escolares, aplicado um diagnóstico da escola e realizadas entrevistas, registros fotográficos e filmes. A preocupação com a implantação da Rota de Integração latino-Americana (Rota Bioceânica) evidencia os seguintes pontos: preocupação com o rapto de crianças que circulam livremente em um território aberto (538 mil hectares); Intensificação do tráfico de drogas e de pessoas; Interferências no ir e vir das crianças; Expectativa de aumento de fluxo de turismo e venda do artesanato</p> 2025-11-06T02:27:51+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/24429 CORREDOR BIOCEÂNICO, UNIRILA E INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NA GOVERNANÇA EDUCACIONAL 2025-11-14T18:44:09+00:00 Arlinda Cantero Dorsa acdorsa@ucdb.br Ruberval Franco Maciel ruberval@uems.br <p>Neste artigo, analisamos o papel da Rede Universitária de Integração Latino-Americana (UniRila) na consolidação de uma governança educacional transnacional no contexto da Rota Bioceânica, iniciativa estratégica para a integração logística e comercial entre América do Sul e Ásia. Desde 2016, pesquisadores da UniRila têm articulado ações voltadas à cooperação acadêmica entre universidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, promovendo a integração regional por meio da educação superior. O artigo adota abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, análise documental e observação participante, destacando a importância da diplomacia acadêmica, da resiliência institucional e das alianças interinstitucionais construídas. A governança educacional é discutida como eixo estruturante do processo de internacionalização, com foco em agendas comuns de pesquisa e formação cidadã alinhadas às hélices tríplice e quíntupla. O estudo evidencia os desafios enfrentados, como a histórica falta de articulação entre as universidades do Cone Sul e a baixa mobilidade acadêmica, e ressalta o potencial da UniRila em fomentar transformações territoriais e sociais por meio da educação superior integrada.</p> 2025-11-06T02:44:36+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/23586 SENTIDOS COMPARTILHADOS E LIÇÕES DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM TEMPOS DE PANDEMIA 2025-11-14T18:44:09+00:00 Laeda Bezerra Machado laeda01@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo identificar as representações sociais de escola de ensino médio em tempos de pandemia, construídas por professores indicando sentimentos e possíveis lições das práticas vivenciadas. Utilizando a entrevista semiestruturada, desenvolvemos um estudo de campo com 15 professores de diferentes escolas de ensino médio de Recife-PE. Os resultados revelaram representações sociais marcadas por mudanças, adaptação à novidade ruim, tristeza e atraso na educação. O trabalho confirma o valor da escola como espaço de convivência social e aprendizagem para os estudantes e professores, bem como os prejuízos do isolamento social decorrentes da pandemia para a educação.</p> 2025-11-06T02:55:03+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22982 ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA 2025-11-14T18:44:09+00:00 José Leon Crochick jlchna@usp.br Maria Terezinha Bellanda Galuch mtbgaluch@uem.br <p>Objetiva-se refletir sobre o enfrentamento à violência escolar e a individuação possibilitada pela incorporação da cultura, bem como sobre a aquisição da cultura como marca de inclusão social e como adaptação e acerca do desempenho de alunos em avaliações externas, que indica a precariedade, inclusive, da pseudoformação. Nessas relações, busca-se a compreensão dos mecanismos escolares propícios à violência entre pares e do agravamento da crise na educação. Concluímos que essa diferenciação individual é dificultada, sobretudo, pela redução da cultura à pseudocultura, tal como indica Adorno. A cultura se torna a marca a ser adquirida e não algo que nos envolve e nos possibilita uma experiência individual conjugada com um repertório coletivo, e mesmo essa pseudoformação está comprometida, tendo em vista o desempenho insatisfatório dos alunos brasileiros em avaliações externas nacionais.</p> 2025-11-06T03:22:21+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22911 SOBRE O DESEMPENHO ESCOLAR EM CIÊNCIAS DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM 20 ANOS (1999 E 2019) 2025-11-14T18:44:09+00:00 Fabio Alexandre Ferreira Gusmão fa_bio_gus@hotmail.com <p>A pesquisa feita por XXX (2011) na dissertação intitulada Índices educacionais como preditores da proficiência de ciências: um estudo multinível demonstrou o pífio rendimento acadêmico dos estudantes da 8º série do ensino fundamental, em Ciências, no ano de 1999. Após vinte anos o texto é revisitado com o objetivo de verificar a situação do rendimento escolar dos estudantes da 8ª série/9° ano do ensino fundamental, em Ciências, tendo como base os indicadores do desempenho escolar dos alunos. Enquanto método de investigação, optou-se pela pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, realizada a partir do exame dos relatórios técnicos e pesquisas empíricas do campo da avaliação educacional sobre o SAEB e o PISA e da análise histórica acerca da área de Ciências na educação básica. Os resultados indicam que, passados 20 anos, o ensino de Ciências nos anos finais do ensino fundamental ainda é marcado pelo insucesso e pelo fraco desempenho acadêmico dos estudantes, conforme verificado em todas as edições do SAEB e do PISA que avaliaram o desempenho escolar em Ciências dos estudantes concluintes do ensino fundamental. Conclui-se que uma grande parcela dos estudantes não adquiriu os conhecimentos, habilidades, valores e atitudes associados à educação científica.</p> 2025-11-06T03:13:19+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22402 CONSELHOS ESCOLARES COMO MECANISMO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MARCO NORMATIVO BRASILEIRO 2025-11-14T18:44:09+00:00 Andréia Vicência Vitor Alves andreiaalves@ufgd.edu.br <p>Este estudo objetiva apreender como os Conselhos Escolares são apresentados no marco normativo educacional brasileiro a partir de 1996, com especial atenção a Lei n. 14.644, de 02 de agosto de 2023, que prevê a instituição de Conselhos Escolares e de Fóruns dos Conselhos Escolares nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, utiliza-se de pesquisa documental, tendo como fontes: a Lei 9.394 (LDB), a Lei 10. 172; a Lei 13.005; o Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação 2024; o Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares; a Lei 14.644; e o Documento Final da Conae 2024. Conclui-se que a implantação e o fortalecimento dos Conselhos Escolares não vêm sendo realizada de forma incisiva ao longo dos anos, já que o quantitativo de órgãos intraescolares em funcionamento no Brasil é de 41,5%, o que indica que eles não estão em funcionamento na maioria das escolas, constituindo-se em impasse para a constituição desses Conselhos. Com a aprovação da Lei 14.644, reafirmada na discussão sobre o novo Plano Nacional de Educação, cabe aos governantes colocar em prática a implantação desses Conselhos e de seus Fóruns, o que se constituem perspectivas relevantes para a sua materialização nos sistemas de ensino brasileiros.</p> 2025-11-06T02:49:38+00:00 Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS