https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/issue/feed InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS 2024-04-10T20:01:22+00:00 Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva - Editora chefa fabiany.tavares@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2674-9947 (online) ISSN 1413-0963 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A revista InterMeio é o periódico do <a href="http://cchs.sites.ufms.br/pos-graduacao/ppgedu/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Educação</a> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação A3 (QUALIS CAPES 2022). Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.&nbsp;</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/20251 ACESSIBILIDADE E DESIGN PEDAGÓGICO INCLUSIVO NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EaD 2024-04-02T03:46:17+00:00 Kelly Maia Cordeiro kelly.maia@ufrrj.br Sheila Venancia da Silva Vieira sheilavenancia@gmail.com Izadora Martins da Silva de Souza izadorasouza15@gmail.com <p>A acessibilidade para a pessoa com deficiência é um direito humano. No Brasil, essa temática é orientada por vasta legislação que se propõe dar condições e possibilidades para a inclusão desse público nos contextos sociais. O artigo tem como objetivo analisar o<em> design</em> pedagógico inclusivo com foco nas aulas públicas do curso de especialização Educação Especial e Inovação Tecnológica. A proposta é de formação docente de via pública, na modalidade educação a distância, entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Fundação Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. Utilizamos procedimentos da pesquisa qualitativa para analisar a dinâmica de interação e de interatividade, a começar pelas dimensões da acessibilidade nos processos pedagógicos mediados pela internet nas aulas ministradas em modo síncrono pela plataforma YouTube. Dialogamos com o Desenho Universal para Aprendizagem no desenvolvimento do <em>design</em> pedagógico inclusivo a partir das abordagens e da variedade de recursos, tencionando a&nbsp; acessibilidade no acesso à plataforma, na aula e no <em>chat. </em>Os resultados indicam que os elementos gráficos, técnicos e pedagógicos disponibilizados a partir dos princípios do <em>design</em> pedagógico inclusivo se inserem a perspectiva da acessibilidade como direito humano.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19757 O PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA PESSOA CEGA NO ESTADO DO PARÁ NA DÉCADA DE 1950 2024-04-02T03:46:18+00:00 Genylton Odilon Rego da Rocha genylton@gmail.com Hellen Cristina Olimpia de Oliveira hellen.n.c@hotmail.com <p>O Instituto José Alvares de Azevedo - IJAA, é o instituto mais antigo no trabalho com pessoas cegas no estado do Pará. O artigo tem como objetivo descrever o contexto histórico em que ocorreu a criação do Instituto José Alvares de Azevedo e a institucionalização da educação de pessoas cegas no estado Pará. Para isso, foi traçado um breve panorama histórico das primeiras iniciativas referentes ao processo de institucionalização da educação de pessoas cegas no Estado no período que vai 1955 a 1962. O estudo foi realizado utilizando-se o método da pesquisa histórica. Os dados encontrados foram oriundos das fontes documentais, primárias e secundárias, além de entrevista aberta realizada com os primeiros alunos que estudaram no IJAA, e entrevista concedidas para outros pesquisadores, localizadas nos apêndices de trabalhos anteriormente publicados. O tratamento e a análise desses documentos foram realizados através da técnica da análise de conteúdo. O IJAA forneceu para seus alunos um ambiente acolhedor que ofertava uma escolarização adaptada às suas especificidades, é importante apontar que o instituto apresentava princípios normalizadores, no qual os alunos precisariam se adapta socialmente, e diminuir o máximo possível suas diferenças, para então poderem ser aproveitado nos espaços sociais e de trabalho.</p> 2024-04-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19892 A PESQUISA COLABORATIVA COMO MEDIAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA REDE DE APOIO À INCLUSÃO ESCOLAR 2024-04-02T03:46:19+00:00 Alessandra Bonorandi Dounis alessandra.dounis@uncisal.edu.br David dos Santos Calheiros davidcalheiros@hotmail.com Neiza de Lourdes Frederico Fumes neizaf@yahoo.com <p>Este estudo teve como objetivo analisar o processo colaborativo para composição de uma rede de apoio à inclusão escolar de uma estudante com paralisia cerebral como mediação para a constituição de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e modificação revolucionária das práticas escolares relacionadas à inclusão. Foi desenvolvido em uma escola da rede pública municipal de Maceió nos períodos letivos de 2017 e 2018. As constituintes da rede de apoio foram as professoras de sala de aula, as respectivas profissionais de apoio escolar, as gestoras, a coordenadora pedagógica e a assistente social, além de uma técnica de Educação Especial e a mãe da estudante. A metodologia utilizada foi da Pesquisa Colaborativa e a análise do processo colaborativo foi realizada por intermédio das ações reflexivas propostas por Ibiapina de descrição, informação, confrontação e reconstrução. A partir das análises foi possível identificar a produção de ressignificações coletivas e modificações nas práticas, confirmando a tese de que, quando guiado pelas perspectivas do Método Materialista Histórico Dialético e da Psicologia Sócio-Histórica, o processo colaborativo com uma rede de apoio pode fazer emergir mediações que são potentes na criação de zonas de desenvolvimento proximais coletivas e para proporcionar transformações nas práticas revolucionárias para a inclusão escolar.</p> 2024-04-02T02:35:45+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19808 RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL 2024-04-10T20:01:22+00:00 Adelaide de Sousa Oliveira Neta adelaideoliveira1975@gmail.com Camila Barreto Silva camila.barreto@educacao.fortaleza.ce.gov.br <p>O artigo analisa se os recursos de Tecnologia Assistiva utilizados por professores do AEE constituíram-se como instrumentos mediadores ao enfrentamento das barreiras vivenciadas por estudantes com deficiência intelectual ao longo das intervenções na Sala de Recursos Multifuncionais. A investigação se respalda nos conceitos da TA para alunos com deficiência à luz dos princípios da Psicologia Histórico-Cultural, bem como nas bases legais que advogam a Educação Especial na perspectiva inclusiva. Participaram deste estudo três professores do AEE de três escolas municipais de Fortaleza, Ceará - Brasil, caracterizando a investigação como Estudo de Casos Múltiplos. Para coleta de dados, utilizaram-se a observação da prática pedagógica por meio de uma Escala, a análise dos Estudos de Casos e a entrevista dos três sujeitos. Dentre os três, um se destacou pela coerência da seleção e da aplicação dos recursos em virtude da problemática vivenciada pelo aluno, identificada no Estudo de Caso; assim como pela pertinência das estratégias de mediação sobre o uso dos recursos, buscando maximizar as potencialidades do aluno. Compreende-se, portanto, que esse professor, ao utilizar os recursos de TA, obedecendo tais perspectivas, os materializou como vias indiretas adequadas à superação de barreiras advindas da interação do aluno com o meio.</p> <p>&nbsp;</p> 2024-04-02T02:38:33+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19829 NAAH/S: POLÍTICA PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO NO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL 2024-04-02T03:46:21+00:00 Nadia Bigarella nadia@ucdb.br Graziela Jara grazijarasantos@gmail.com <p>Este artigo tem como objetivo apresentar a pesquisa de mestrado sob o tema Núcleo de Atividade de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Mato Grosso do Sul como uma política para a rede pública do estado voltada para alunos com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), dentro de um recorte temporal dos anos de 2006 a 2018. O objetivo é dar a conhecer o trabalho que tem sido desenvolvido por meio dos NAAH/S, no estado, e contribuir para o avanço dos alunos e suas famílias. A pesquisa envolveu coleta, sistematização e análise de documentos produzidos em âmbito federal e estadual, tais como mensagens à Assembleia Legislativa, programas educacionais, documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação e pelo Ministério da Educação. Os resultados permitem evidenciar que a política de criação do NAAH/S, no estado de Mato Grosso do Sul, tem, ao logo do tempo, mantido ações por meio de poucos recursos, pequenas conquistas em relação ao atendimento educacional, o que deixa um significativo contingente de alunos sem os direitos garantidos por leis.</p> 2024-04-02T02:40:38+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19759 CLASSES HOSPITALARES EM RORAIMA: 2024-04-02T03:46:22+00:00 Maria Edith Romano Siems edithromanos@hotmail.com Paola Beatriz Frota Almeida beafrota@hotmail.com <p>Esse estudo trata da implantação e impactos da presença das Classes Hospitalares no Estado de Roraima. Nosso objetivo é compreender de que forma esse espaço opera como <em>locus</em> privilegiado para a formação de professores nas temáticas que envolvem a Pedagogia Hospitalar e como, dialeticamente, pedagogos que tenham em sua formação a sensibilização para a importância da existência de classes hospitalares podem contribuir para a luta pela ampliação e fortalecimento desse serviço de atendimento educacional especializado como espaço fundamental à manutenção dos vínculos de estudantes em condição de doença com as instituições de&nbsp; Educação Básica em que se encontrem matriculados. Trata-se de pesquisa qualitativa de abordagem documental que toma por bases produções acadêmicas como dissertações de mestrado e trabalhos de conclusão de cursos de Pedagogia produzidos em instituições públicas de Roraima. Os trabalhos analisados resultam de pesquisas desenvolvidas a partir de interesses despertados na disciplina Fundamentos da Educação em contexto não-escolar que estimula estudantes a adotarem o hospital como espaço privilegiado de estágio curricular. Os resultados apontam que a interlocução construída entre os profissionais atuantes na Classe Hospitalar do Hospital da Criança Santo Antônio&nbsp; da Prefeitura Municipal de Boa Vista, única existente no Estado de Roraima é de extrema relevância para a formação de professores no campo da Pedagogia Hospitalar e que esta formação inicial contribui para a sensibilização de profissionais que poderão intervir no fortalecimento de políticas públicas na área.</p> 2024-04-02T02:43:07+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/18398 O AVESSO DO BORDADO: O AEE COMO PONTO E VAZIO NAS TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA 2024-04-02T14:54:19+00:00 Paulo Pires de Queiroz ppqueiroz@yahoo.com.br Andreza de Oliveira de Carvalho andrezadeoliveira9@gmail.com Flavia Camara Neto Athayde Gonçalves flaviacamara@id.uff.br <p>Este artigo tem como objetivo analisar os impactos das ações inclusivas do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na trajetória discente, bem como suas influências na permanência e participação dos estudantes com deficiência na vida acadêmica em igualdade de oportunidades. Para isso, elegemos como lócus de investigação duas instituições de ensino federais localizadas no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa, na qual o Ciclo de Políticas foi, a um só tempo, arcabouço teórico e lente analítica dos dados coletados. Como resultado, evidenciou-se um descompasso entre o que está estabelecido nas normatizações que tratam do AEE e o que, até agora, foi realizado em termos práticos, especialmente no que tange à Educação Superior. Nesse sentido, reforçamos a necessidade da ampliação de estudos acerca do AEE nos diferentes níveis de ensino, compreendendo a educação inclusiva como uma agenda que deve perpassar todo o sistema educacional.</p> 2024-04-02T02:46:14+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19347 VIVÊNCIAS DE EDUCANDOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE BELÉM DO PARÁ 2024-04-02T03:46:23+00:00 Amélia Maria Araújo Mesquita amelia.mesquita05@gmail.com Larissa Oliveira Mesquita Ribeiro la.mesquita@yahoo.com.br <p>O presente artigo aborda as vivências de educandos cegos matriculados nos anos finais do ensino médio de escolas da rede estadual de ensino de Belém do Pará, mediante a compressão da escola como espaço vivido. A pesquisa apresenta os resultados empíricos (resultados finais) da dissertação de mestrado. Este trabalho se desenvolveu em torno da seguinte pergunta central: Como os educandos cegos matriculados no ensino médio da rede estadual de ensino de Belém do Pará representam suas vivências na escola? O estudo é de abordagem qualitativa do tipo descritiva e exploratória. Fez-se o uso de entrevistas semiestruturadas com três educandos cegos matriculados nos anos finais do ensino médio. A análise das entrevistas se deu através da técnica da análise de conteúdo, por meio da qual se chegou às seguintes categorias: acessibilidade arquitetônica, acessibilidade pedagógica, acessibilidade atitudinal, afetividade, aprendizagem e melhoria da condição de vida. Os resultados da pesquisa demonstram que os educandos cegos apontam aspectos significativos sobre suas vivências escolares sinalizados como positivos ou negativos. Suas falas possibilitaram compreender que mesmo diante da insuficiência de um arcabouço escolar em seus vários sentidos, esses alunos persistiram na escola, criando seus próprios mecanismos e superando as dificuldades vivenciadas em seus cotidianos escolares.</p> 2024-04-02T02:53:25+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/18792 ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR DE CURSO DO ENSINO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM 2024-04-02T03:46:24+00:00 Samantha Ferreira da Costa Moreira samanthafrmoreira@hotmail.com Fernando Ricardo Moreira frmoreira@ufj.edu.br Eladio Sebastian Heredero eladio.sebastian@ufms.br <p>Para a educação inclusiva faz-se necessário alguma forma de revisão da organização e apresentação do currículo escolar. Conceitualmente, devemos considerar que encontramos dentro desta perspectiva as chamadas adaptações ou adequações, as flexibilizações e as diferenciações curriculares, como o DUA.&nbsp; Os princípios do DUA devem ser considerados desde o planejamento das aulas, passando pela execução das mesmas e indo até a avaliação. Este trabalho é um recorte de um trabalho mais amplo de tese de doutoramento sobre a mesma temática, que foi elaborado tomando por base uma metodologia qualitativa descritiva de estudo de caso sobre uma Instituição de Ensino Superior Publica do Centro Oeste brasileiro (IESCO), escolhida pelo fato da acessibilidade a informação e aos docentes. Sobre a existência no PPC de alguma menção às práticas educativas inclusivas, a partir da nossa análise, obtivemos que realmente existe uma menção explicita sobre as práticas pedagógicas que fazem parte das práticas educativas inclusivas. Porém, como não estão explicitamente descritas no documento analisado, pudemos apenas inferir que ouve uma intencionalidade de construir um PPC que considerasse a inclusão e a relacionasse com os elementos do DUA, mas, devido à falta de conhecimento inclusivo à luz do DUA por parte dos idealizadores do PPC, não encontramos elementos fundamentais para a prática inclusiva.</p> 2024-04-02T00:05:06+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/19736 O ATENEU 2024-04-02T03:46:25+00:00 Eduardo Borba Gilioli eduardoborbagilioli@hotmail.com Maria Terezinha Bellanda Galuch mtbgaluch@uem.br Cleonice Aparecida Raphael da Silva cleoraphael@hotmail.com <p>O objetivo dessa pesquisa foi delimitar as situações de violência escolar relatadas na obra <em>O Ateneu</em> de Raul Pompéia, centrando-se na reflexão sobre os casos de <em>bullying</em>. O <em>bullying</em> existe desde os primórdios da escola, mas o seu estudo ocorreu no momento em que grande parcela da sociedade começou a frequentá-la, acentuando no ambiente escolar, os conflitos oriundos da estrutura social contraditória. A despeito de as pesquisas sobre o <em>bullying</em>, no Brasil, terem sido iniciadas pouco mais de um século após a publicação original de <em>O Ateneu</em>, observa-se que esse problema já se fazia presente no contexto escolar brasileiro, pois parte das formas de agressão descritas nesta obra foram intencionais, repetitivas, desencadeadas pelo desejo de destruição do outro e, sem motivo aparente, e os alvos, via de regra, eram mais frágeis do que os autores. A análise das hostilidades descritas em <em>O Ateneu</em>, possibilita a elaboração do passado, dando voz ao sofrimento negligenciado, atenuado ou esquecido.</p> 2024-04-02T02:48:39+00:00 Copyright (c) 2024 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS