InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm <p><strong>ISSN 2674-9947 (online) ISSN 1413-0963 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A revista InterMeio é o periódico do <a href="http://cchs.sites.ufms.br/pos-graduacao/ppgedu/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Educação</a> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação A3 (QUALIS CAPES 2022). Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensão dos fenômenos educativos.&nbsp;</p> pt-BR fabiany.tavares@ufms.br (Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva - Editora chefa) intermeio.faed@ufms.br (Programa de Pós-graduação em Educação/Faed/UFMS) Thu, 20 Feb 2025 21:34:27 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Política cognitiva e extensão universitária https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22165 <p>A presente pesquisa tem por objetivo analisar a produção em torno dos conceitos de tecnociência solidária e política cognitiva na abordagem das pesquisas sobre extensão universitária. Por meio de uma pesquisa bibliográfica que se utilizou da ferramenta <em>ProKnow-C</em>, foram analisados 10 estudos que se ocupam da produção de alimentos em comunidades tradicionais. Assim, o estudo fez um levantamento das lacunas existentes em pesquisas futuras que abordem os projetos de extensão universitária em comunidades tradicionais com foco na produção de alimentos. Dessa forma, concluiu-se que há uma série de tópicos e características que podem ser exploradas em pesquisas futuras, em especial os confrontos culturais e a mudança nas políticas de gestão e direcionamentos dos saberes acadêmicos.</p> Elcio Gustavo Benini, Oséias Freitas de Oliveira Junior Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22165 Wed, 19 Feb 2025 00:00:00 +0000 Política de Assistência estudantil em tempos da COVID 19 https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22203 <p>Este estudo analisa a atuação da Universidade Federal do Acre (UFAC) na materialização da Política de Assistência Estudantil (PAE) durante a pandemia da Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva que utiliza como principal fonte os editais publicados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes). A análise se fundamenta no referencial teórico-metodológico da Abordagem do Ciclo de Política, a partir do contexto da prática. Os resultados indicam que neste período foram publicados 64 editais relacionados à Assistência Estudantil, incluindo editais de renovação. Houve a materialização de 15 ações em diferentes áreas, das quais 5 são específicas do contexto da Covid-19, voltadas exclusivamente para a inclusão digital e a alimentação dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Conclui-se que a UFAC atuou de forma colaborativa e proativa no enfrentamento da Covid-19 e de suas consequências, sempre alinhada às orientações dos órgãos competentes internacionais, nacionais e locais. No domínio da PAE, observou-se que não há precedente na história da instituição em termos de fomento voltado para ações de inclusão digital no âmbito da assistência estudantil.</p> Mark Clark Assen de Carvalho, Adão Rogério Xavier Silva Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22203 Wed, 19 Feb 2025 20:00:36 +0000 O acesso de transexuais e travestis à educação superior na perspectiva da democratização https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22403 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo discutir a democratização do acesso considerando como transexuais e travestis se inserem nesse contexto, explorando, sobretudo, a promulgação de políticas para educação superior durante os governos de Luiz Inácio Lula da Silva (2003 - 2010) e de Dilma Rousseff (2011 - 2016). Para tanto, foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e bibliográfica, tendo como fontes produções acadêmicas, notícias em mídias sociais, políticas, documentos orientadores como os relatórios do Banco Mundial (BM), planos, programas e atos normativos, como portarias, resoluções, normativas, dentre outros documentos que fazem menção às pessoas transexuais e travestis no âmbito educacional. Como resultado, evidencia-se que, embora a democratização do acesso mediante as políticas de educação superior também propicie o ingresso de transexuais e travestis, ainda não são suficientes para abranger suas especificidades. Nesse contexto, as estratégias engendradas pelo Estado, pelos movimentos sociais e pelas universidades públicas, como as regulamentações de nome social, a visibilidade positiva, os cursinhos trans, as cotas nas universidades e as pesquisas quantitativas, viabilizam a integração das reivindicações consequentes das injustiças culturais e econômicas que interferem nesse processo.</span></p> Tatiane Lima, Carina Elisabeth Maciel Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22403 Wed, 19 Feb 2025 20:47:12 +0000 María Victoria Peralta: Pensamento e História na Educação Infantil https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22312 <p>Victoria Peralta é amplamente conhecida no Chile e na América Latina por seu grande trabalho em favor da educação pré-escolar, razão pela qual o estado do Chile lhe concedeu o Prêmio Nacional de Educação em 2019. Sua vida, sua formação acadêmica e seu trabalho em favor de primeira infância já foram expostos, não por isso a tremenda contribuição sobre seu pensamento sobre esse tipo de educação, bem como a pesquisa sobre a história dela, tanto no Chile quanto em outros países da América Latina, como Argentina, Colombia, Costa Rica e Nicarágua, Colômbia. Propõe uma verdadeira ‘escola’ na educação pré-escolar, enfatizando o caráter formativo que o bebê pode e deve desenvolver no berçário e nas creches, a partir das descobertas da neurociência, no sentido de que o ser humano quando mais aprende está em sua primeira infância; com suas ideias, liderou a Comissão que estabeleceu as bases curriculares da educação infantil em 2012. Este trabalho pertence ao paradigma qualitativo no contexto de uma investigação histórica, recorrendo tanto a fontes primárias quanto secundárias, utilizando-se da análise documental e interpretativa do trabalho do Dra. Peralta.</p> Jaime Caiceo-Escudero Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22312 Wed, 19 Feb 2025 21:49:19 +0000 CURRÍCULO INTEGRADO: na perspectiva de professores do curso técnico integrado em Mecânica – in lócus https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22367 <p>Este artigo apresenta recorte de pesquisa de doutoramento, em fase de finalização, que versa sobre as concepções acerca do currículo integrado e a integração, recolhidas com professores do Curso Técnico Integrado em Mecânica, de um campus do Instituto Federal de um estado-membro. Neste contexto, objetivamos apreender os sentidos atribuídos a fim de capturar como estes sujeitos interpretam e implementam o currículo integrado, por meio de suas práticas. Para tanto, estamos orientados, de um lado, pelo estudo de caso na busca pela compreensão holista e contextualizada (Stake, 2007; Flick, 2004) e; de outro, pela Análise Textual Discursiva (ATD) como método de análise, na compreensão das nuances e sentidos subjacentes dos dados produzidos (Moraes, 2014). Em conclusão, os dados aqui operados registram desafios na implementação efetiva do currículo integrado, o que contribui com uma formação fragmentada. Isto posto, reclama a ressignificação da práxis ancorada no apoio, no estudo e na formação continuada adequada ao que conclama o ensino integrado.</p> Vanessa Palhares de Vilarim, Maria Palmira Alves Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22367 Thu, 20 Feb 2025 02:14:00 +0000 Concepções e percepções de professores sobre bullying: gênero, educação e autoridade https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/21509 <p>A identificação e o enfrentamento do <em>bullying</em> tem sido um importante debate na e da educação escolar. A pesquisa, amparada nos estudos de Adorno, atenta para a autoridade esclarecida ou não esclarecida e para a importância da atuação docente na identificação e enfrentamento da violência escolar. Foram entrevistados seis docentes que lecionam e são formados nas disciplinas de artes, educação física e português. As respostas sobre a percepção e a análise da violência entre estudantes, a descrição das características dos estudantes que praticam e do que sofrem as agressões e o papel das autoridades, trazem estereótipos de gêneros fortalecendo a compreensão de que a atuação docente pouco ou nada pode fazer diante do <em>bullying</em>, mesmo quando identificado e associado à dupla hierarquia escolar, a oficial e a não oficial. Ainda assim, alguns trechos das entrevistas indicam que há contraposições a esses entendimentos e que as ações de enfrentamento à violência escolar podem ser encaradas como parte do exercício docente bem como de toda a comunidade escolar.</p> Marian Ávila de Lima Dias, Herik Rafael de Oliveira, Patricia Ferreira de Andrade Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/21509 Thu, 20 Feb 2025 14:25:37 +0000 Leitura acadêmica digital nos livros didáticos de ensino médio venezuelano https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22420 <p>Este estudo explora as práticas de leitura acadêmica digital em livros didáticos do Ensino Médio venezuelano, com foco nos materiais da <em>Colección Bicentenario</em>. Ancorada na Teoria da Ação Comunicativa de Habermas e nos Novos Estudos do Letramento, a pesquisa busca revelar como a leitura acadêmica digital está integrada a esses livros didáticos e seu potencial para promover o letramento emancipatório. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, crítico-interpretativa, e analisa documentos de livros didáticos de 4º ano do Ensino Médio, nas disciplinas de Espanhol e Inglês. Os resultados indicam a presença de características hipertextuais e multimodais que permitem aos estudantes interagirem com diversos textos digitais e físicos. Essas características, como hiperlinks e recursos multimodais, oferecem oportunidades para a ampliação de conhecimentos e interação crítica com o conteúdo. No entanto, sua implementação frequentemente carece de orientação pedagógica explícita, limitando o desenvolvimento de um letramento crítico e transformador. Apesar desses desafios, os livros didáticos possuem potencial para fomentar o letramento acadêmico digital, destacando a necessidade de os professores orientarem e estimularem essas práticas em sala de aula. Esta pesquisa contribui para a compreensão das interseções entre letramento digital, leitura acadêmica e práticas pedagógicas no contexto educacional venezuelano.</p> Carlos Eduardo Díaz Loyo, Egledys Guadalupe Zarraga de Diaz, Úrsula Cunha Anecleto Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22420 Thu, 20 Feb 2025 14:58:08 +0000 As contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo infantil https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22398 <p>O objetivo desse texto é evidenciar as contribuições de uma educação musical efetiva para o desenvolvimento comunicativo na infância, destacando a relevância da música como área de conhecimento no contexto escolar. Partindo da análise de alguns aspectos da aquisição da linguagem, o trabalho estabelece conexões com as oito habilidades do Processamento Auditivo Central (PAC), explorando de que forma as atividades musicais podem influenciar positivamente o desenvolvimento dessas competências. Sob a perspectiva da Teoria dos Códigos de Legitimação (Maton, 2014), com foco na dimensão da Autonomia, são analisadas práticas pedagógicas no âmbito da educação infantil que integram o fazer musical ao desenvolvimento global da criança. Os resultados indicam que a música, trabalhada como área de conhecimento específica, contribui para o fortalecimento das habilidades comunicativas – fundamentais para as linguagens falada, escrita e musical –, o que permite aos professores refinar suas estratégias de ensino, promovendo uma valorização consistente da educação musical nas escolas.</p> Maria Angélica de Toledo Calderano da Costa, Luana Roberta Oliveira de Medeiros Pereira, Marcus Vinícius Medeiros Pereira Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22398 Thu, 20 Feb 2025 15:38:05 +0000 Projetos formativos nas crises da modernidade https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22392 <p style="text-align: justify;">Este artigo examina os impactos do neoliberalismo sobre as instituições modernas, com foco na escola pública brasileira. A investigação centra-se em como as crises geradas pelo modelo neoliberal reconfiguram os projetos de formação humana e moldam subjetividades, conforme discutido por Lazzarato (2014), contribuindo para um colapso do sentido e da função da escola. A análise destaca o impacto das reformas educacionais no contexto da crise de subjetividades (Fraser e Jaeggi, 2020), que orientam a educação para uma lógica de controle contínuo, formação permanente, eficiência e auto-otimização. Nesse cenário, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) surge como um exemplo paradigmático de alinhamento às demandas do mercado, ao adotar a Pedagogia das Competências como eixo central. O texto conclui ressaltando a necessidade urgente de reimaginar políticas educacionais que transcendam a lógica econômica, promovendo valores de justiça social e uma formação integral que resgate o sentido crítico e emancipador da escola.</p> Bárbara Ortega, Santiago Pich, Caroline Bresolin Maia Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22392 Thu, 20 Feb 2025 19:47:45 +0000 PLANEJAMENTO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: a criação e atuação de Conselhos Municipais de Educação em Mato Grosso do Sul https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22401 <p>Neste artigo, analisa-se a influência do Plano de Ações Articuladas (PAR), um instrumento de planejamento estratégico decorrente do Plano de Metas Compromisso Todos Pela Educação, instituído pelo governo federal por meio do Decreto n. 6.094/2007, na criação de Conselhos Municipais de Educação (CME) no período de 2007 a 2014, especificamente em dois municípios sul-mato-grossenses: Três Lagoas e Sidrolândia. Analisa também a composição e atuação dos Conselhos. Os procedimentos metodológicos utilizados compreenderam pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, por meio de fontes provenientes do governo federal e dos governos locais; e entrevistas de caráter semiestruturado com representantes do CME dos municípios analisados. A análise mostra que nos municípios pesquisados a criação de CME ocorreu via ação do PAR. A gestão democrática por meio da ação dos Conselhos Municipais de Educação é um processo em construção.</p> <p>&nbsp;</p> Carmen Lígia Caldas Haiduck, Regina Tereza Cestari de Oliveira Copyright (c) 2025 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/22401 Thu, 20 Feb 2025 20:29:27 +0000