InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/intm <p><strong>ISSN 2674-9947 (online) ISSN 1413-0963 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A revista InterMeio é o periódico do <a href="http://cchs.sites.ufms.br/pos-graduacao/ppgedu/" target="_blank" rel="noopener">Programa de Pós-Graduação em Educação</a> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possuindo classificação B2.&nbsp;Um dos seus objetivos é a publicação de trabalhos inéditos na área de educação resultantes de pesquisas. Compreendemos por trabalhos inéditos os artigos e relatos originais de pesquisa na área educacional, bem como resenhas de livros de destaque e, eventualmente, documentos especiais e traduções. Tem como propósito abordar questões que se colocam como atuais e significativas para a compreensăo dos fenômenos educativos.&nbsp;<strong>Para citar a revista no currículo lattes, deve-se utilizar o nome "Intermeio (UFMS)" e ISSN 1413-0963 (impresso) / ISSN 2674-9947 (eletrônico) .</strong></p> pt-BR fabiany.tavares@ufms.br (Fabiany Tavares Silva & Margarita V. Rodriguéz) intermeio.faed@ufms.br (Programa de Pós-graduação em Educação/Faed/UFMS) Mon, 26 Sep 2022 16:28:50 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 DIMENSÃO AUTONOMIA DA TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO: o que sabemos até agora? https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17227 <p>A integração de diferentes ramos do conhecimento nas práticas sociais como a educação tem desafiado profissionais em vários campos de atuação. Compreender os princípios que promovem a integração bem-sucedida é a chave para a análise e para o planejamento das práticas. Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre pesquisas que utilizam a dimensão Autonomia da Teoria dos Códigos de Legitimação. Nosso objetivo é conhecer como essa dimensão vem se desenvolvendo em pesquisas empíricas e discutir seus potenciais analíticos para estudos que investigam e planejam práticas de ensino integradoras. Nossa revisão salienta que as pesquisas que envolvem a dimensão Autonomia são recentes, mas vem se ampliando quanto aos objetos de pesquisa, aos níveis de ensino e a sua distribuição geográfica. As pesquisas já publicadas evidenciam que essa dimensão ainda está a desenvolver seus dispositivos de tradução, porém já demonstraram as possibilidades de diálogo com outras dimensões da TCL, como a Semântica e a Especialização, bem como <br>com a Linguística Sistêmico-Funcional.</p> Rosilene Ventura de Souza, Bruno Ferreira dos Santos Copyright (c) 2022 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17227 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 ABORDAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA E A TEORIA DOS CÓDIGOS DE LEGITIMAÇÃO https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17230 <p>O objetivo desta pesquisa é apresentar o potencial da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL), quanto à composição de um dispositivo de tradução, voltado para a construção de perfis semânticos, subjacentes à abordagem Matemática no ensino de Física. Defende-se o processo de matematização como uma construção híbrida entre significados tipológicos (aspecto nominal) e significados topológicos (aspecto relacional). Princípios organizacionais de um discurso de matematização no ensino de Física que seriam uma espécie de códigos semânticos, condensados em estruturas matemáticas, como , por exemplo, que, quando revelados ou manifestos, permitiriam traçar um perfil semântico do discurso matematizador, dentro de um espectro denominado <em>técnico-estruturante</em>. Tal revelação é possível mediante o conceito de Densidade Semântica, presente na TCL e que diz respeito ao grau com que o conhecimento ou suas complexidades estão condensados em símbolos. Através de níveis de DS, baseados nos significados nominais e relacionais, apresenta-se um dispositivo de tradução, bem como a sua aplicabilidade na análise do discurso de matematização da segunda Lei de Newton - , presente num livro didático de Física.</p> Otávio Bocheco, Frederico Firmo de Souza Cruz, Sandro da Silva Livramento Machado Copyright (c) 2022 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17230 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17237 <p>Um dos grandes desafios na formação de professores de música no Brasil é superar a crença arraigada de que saber música é o que realmente importa para ser um bom professor. Dessa crença resulta uma desvalorização do conhecimento pedagógico que acaba por tornar-se invisível para os professores em formação. Nesse texto, apresento uma atividade que tenho realizado na disciplina de estágio supervisionado em música, na Universidade XXX, que se baseia no conceito de decomposição da prática como possibilidade de tornar o conhecimento pedagógico visível para os estagiários, contribuindo para que este pudesse ser mobilizado na análise das observações realizadas. Para isso, ferramentas conceituais da LCT têm sido trabalhadas com os estudantes como recursos para a análise da ação pedagógica. Exemplos de textos analíticos produzidos por alguns licenciandos em música que participaram dessa atividade são trazidos para ilustrar o seu impacto positivo no seu pensamento crítico. A atividade tem contribuído, ainda, para valorizar a docência como profissão com conhecimentos próprios, e não como efeito colateral da formação do artista.</p> Marcus Vinícius Medeiros Pereira Copyright (c) 2022 InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17237 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 GRAVEDAD SEMÁNTICA Y FORMACIÓN DOCENTE EN QUÍMICA: UN ESTUDIO DE CASO CENTRADO EN PROCESOS DE CONTEXTUALIZACIÓN DEL CONTENIDO DE LA ESCRITURA REFLEXIVA https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17286 <p>During initial teacher training practice, the writing is outlined as a process that enables the appreciation of different pedagogical reflective processes. In addition, it helps the future professional teacher to build his or her own identity. In this work, the analysis conducted by a future chemistry teacher receiving her final year of initial teacher training internship is recovered using a writing device. It was used a qualitative methodology, focusing on a case study. The reflective practice was developed from a didactic issue produced by the future teacher, consisting of the connection between the content of the students’ replies in relation to the educational purpose of her questions, in accordance with the levels of conceptualization. The content of the reflections was analyzed using two types of categories. One of them corresponds to the reflective modalities, and the other corresponds to the contextualization and decontextualization levels of the content. The latter was developed through the recovery of the semantic dimension of the Legitimation Code Theory and, more precisely, through semantic gravity. Variation profiles were constructed for categories corresponding to the various typologies, and the relations between the categories associated with the typologies used and relations between these changes were studied, considering their importance in terms of their contributions to the development of reflective practices. Finally, research implications are discussed to promote reflective practices in initial training.</p> Guillermo Cutrera, Ademir de Jesus Silva Júnior, Bruno Ferreira dos Santos Copyright (c) 2022 Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17286 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 APLICANDO A DIMENSÃO DA ESPECIALIZAÇÃO (TCL) AO DISCURSO DE AGRICULTORES DURANTE UMA PRÁTICA AGROECOLÓGICA https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17289 <p>Neste estudo aplicamos a dimensão da Especialização da Teoria dos Códigos de Legitimação (TCL) como uma ferramenta metodológica para analisar os discursos de agricultores com diferentes origens de formação do conhecimento especializado envolvido em uma capacitação de técnicas agroflorestais, uma das principais práticas da agroecologia. Foram entrevistados um agricultor familiar (participante da capacitação), um engenheiro agrônomo (técnico da capacitação) e uma agrofloresteira (técnica da capacitação). Cada entrevista foi analisada a partir de três níveis de refinamento das ferramentas desta dimensão: a Especialização – revelando os códigos da especialização; as relações epistêmicas – revelando os <em>insights</em> de conhecimento; e as relações sociais – revelando os olhares dos conhecedores. Estabelecemos uma metodologia de análise considerando os conceitos da TCL. A análise possibilitou compreender como cada um dos atores envolvidos no estudo legitima seu conhecimento e como cada um se legitima como conhecedor dentro do campo. Estudos como este são importantes para trazer o conhecimento agroecológico, através de suas diversas práticas, como objeto de estudo. Os resultados desta pesquisa podem ser ponto de partida a criação de metodologias voltadas para a capacitação de agricultores familiares.</p> Giordanna Bié , Eduardo Fleury Mortimer, Lucas Passos Barreto Copyright (c) 2022 Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17289 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 CONCEPTUALIZING CREDIBILITY-BUILDING STRATEGIES WITH SPECIALIZATION FOR TEACHING ADVERTISING WRITING https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17292 <p>Advertising discourse instruction challenges English-for-Specific-Purposes (ESP) teachers with no advertising specialist background. Teaching persuasive language structure and choice may develop students' linguistic repertoires for realizing advertising strategies in copywriting assignments; however, the rationale for deploying particular strategies and the underlying principles forming the strategies may remain invisible to both the ESP teacher and students. Considering this, the present study adopts the concepts of Specialization for revealing the knowledge-knower structure of <em>brand credibility</em> and conceptualizing credibility-building strategies as Specialization codes. This paper also describes how the knowledge about brand credibility and credibility-building strategies were applied and taught in a marketing and public relations (MPR) writing course. The conceptualization, recontextualization, and transfer of such knowledge shed light on how ESP teachers can integrate their knowledge about language into subject knowledge for more effective design and planning of the ESP courses.</p> Eric Cheung Copyright (c) Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17292 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17294 <p>Este artigo analisa as representações sociais de educação para o consumo, construídas por professoras de educação infantil. Trata-se de um estudo de campo fundamentado na abordagem qualitativa. Um questionário aberto foi respondido por 108 professoras de instituições públicas e privadas de educação infantil. Os resultados indicam que as professoras objetivam a educação para o consumo em práticas conscientes e responsáveis, voltadas para o suprimento de necessidades. Essas representações estão ancoradas no não desperdício. Em contrapartida, o incentivo ao consumo pela escola não é reconhecido pelas docentes como educação para o consumo. Inferimos que a preocupação das docentes não é tanto com o incentivo ao consumo, mas com as situações de exclusão e constrangimento que ele gera. Face aos resultados, sinalizamos para as instituições formadoras de professores que incorporem a discussão e problematização acerca do consumo às práticas curriculares e formação docente.</p> Laêda Bezerra Machado, Danielle Pena de Oliveira Copyright (c) 2022 Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17294 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 MATERIAL DIDÁTICO COMO FERRAMENTA NA TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL PARA OS PROFESSORES TERENA https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17296 <p>Este trabalho tem como objetivo contribuir para o debate em torno da produção, seleção e uso de material didático mediante os relatos de professores Terena do Mato Grosso do Sul (MS) – Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores indígenas das escolas nas comunidades Terena em MS e utilizou-se Análise Textual Discursiva como metodologia a partir das transcrições. Desta análise, concluiu-se que a maioria dos materiais produzidos pelos e para os Terena está direcionado aos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e que parte das dificuldades dos professores indígenas em produzir materiais didáticos está na formação acadêmica e continuada.</p> Paulo Roberto Vilarim , Sérgio Paulo Jorge Rodrigues , Décio Martins Copyright (c) 2022 Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17296 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000 UNA BASE EPISTEMOLÓGICA PARA COMPRENDER LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17295 <p>La Internacionalización de la Educación Superior (IES) ha venido cobrando protagonismo como fenómeno de investigación y de desarrollo en diversos países. En diversos círculos académicos aun genera intriga, presentándose como un fenómeno con más preguntas que respuestas, y en círculos políticos gubernamentales es asumida como palanca de apoyo para mayores niveles de desarrollo en enseñanza, ciencia, tecnología e innovación. A tal extensión, la IES se defiende aquí como un asunto cultural-antropológico, sin embargo, ante la limitada cantidad de teorías y métodos para su análisis, se generan cada vez más desafíos al reconocerla como fenómeno transversal del desarrollo de la educación superior. Este artículo tiene como objetivo representar algunas líneas de análisis epistemológico para la comprensión de la IES tomando al desarrollo como pauta transversal. Para el análisis epistemológico se emplean las teorías de Ludwik Fleck, Larry Laudan e Ilya Prigogine, y el para el análisis hermenéutico que auxilia la visión cultual-antropológica se toman propuestas de Paul Ricoeur, Hans-George Gadamer y Michel Foucault, generando así el entramado que ayude a ver a la IES como fenómeno muy sensible vinculado al desarrollo, susceptible de comprensión racional y de construcción sociocultura, además de ser producto del descubrimiento empírico como tradicionalmente se le ha abordado.</p> Linoel de Jesús Leal Ordóñez, Lidia del Carmen Govea de Bustamante, António Carlos do Nascimento Osório Copyright (c) Programa de Pós-graduação em Educação UFMS https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/17295 Tue, 27 Sep 2022 00:00:00 +0000