Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Labore em Ensino de Ciências é um periódico quadrimestral, arbitrado, que tem como objetivo a edição e intercâmbio de trabalhos de investigação  relacionados a processos de ensino/aprendizagem nas áreas de Ensino das Ciências, Educação Ambiental e Educação desde que diretamente relacionados com a prática docente. Publica artigos que resultem de trabalhos de investigação originais, relatos de experiências em sala de aula, resumos de Dissertações e Teses, artigos de divulgação científica, entrevistas, memórias e resenhas de lançamentos relevantes na área.  Serão aceitos artigos em português, espanhol, inglês ou francês.

 

Políticas de Seção

Artigos

Artigos científicos produzidos por pesquisadores que discutam problemas emergentes, proponham agendas de pesquisa ou contextualizem controvérsias científicas em desenvolvimento, ligados à área de ensino de ciências e áreas afins. 

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relatos de Experiência

Relatos de experiências em processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências e educação ambiental, com ênfase na descrição de etapas e metodologia das atividades realizadas, bem como uma conclusão indicando claramente os aspectos positivos e negativos da experiência, como contribuição ao enriquecimento da formação de professores e estudantes de pós-graduação.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Teses e Dissertações

Resumos de teses e dissertações defendidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Resenhas de obras pertinentes à área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevistas

Divulgação de perfis que se destacam pela experiência no ensino e contribuição à docência e à pesquisa.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Memória

Publicação de traduções de textos clássicos da área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins, com o direito autoral em domínio público ou com autorização do autor. As traduções devem ser comentadas ou com sugestões de uso em processo de ensino e aprendizagem.

Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

O processo terá inicio somente se o texto obedecer a todas as normas seguidas pela Revista Labore em Ensino de Ciências. Caso contrário o texto será devolvido ao autor.

O texto que estiver de acordo com as normas da Revista, será encaminhado para 2 (dois) Consultores ad hoc de forma anônima. No caso de pareceres excludentes o texto será encaminhado a um terceiro parecerista.

A decisão final sobre a publicação de um texto submetido à Revista Labore em Ensino de Ciências cabe ao Editor e Editores Executivos, auxiliados pelos pareceres dos consultores.

A lista de pareceristas de cada volume é publicada no seu último número.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Público-alvo

Em função de sua disponibilidade online, a revista habilita-se a atender um público diversificado, composto por distintos segmentos que serão beneficiados por diferentes seções, abrangendo pesquisadores, alunos de pós-graduação, professores da educação básica e superior, e profissionais de divulgação científica.

 

Politicas de seção

a) Artigos 

Artigos científicos produzidos por pesquisadores que discutam problemas emergentes, proponham agendas de pesquisa ou contextualizem controvérsias científicas em desenvolvimento, ligados à área de ensino de ciências e áreas afins. 

b) Relatos de Experiência

Relatos de experiências em processos de ensino e aprendizagem no ensino de ciências e educação ambiental, com ênfase na descrição de etapas e metodologia das atividades realizadas, bem como uma conclusão indicando claramente os aspectos positivos e negativos da experiência, como contribuição ao enriquecimento da formação de professores e estudantes de pós-graduação. 

c) Teses e Dissertações 

 Resumos de teses e dissertações defendidas no âmbito de Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Educação.

 d) Resenhas

 Resenhas de obras pertinentes à área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins.

 e) Entrevistas 

Divulgação de perfis que se destacam pela experiência no ensino e contribuição à docência e à pesquisa.

 f) Memória 

Publicação de traduções de textos clássicos da área de ensino de ciências, educação ambiental e áreas afins, com o direito autoral em domínio público ou com autorização do autor. As traduções devem ser comentadas ou com sugestões de uso em processo de ensino e aprendizagem.

 



ISSN: 2526-785X