NA HISTÓRIA DE MATO GROSSO DO SUL: ONDE ESTÃO OS GUATÓ?

  • Sidrônio A. D. Barbosa

Resumo

Esse artigo tem como objetivo contextualizar o processo histórico

 vivenciado pelo grupo indígena guató, discorrendo o caminho percorrido 

por este povo até a atual região onde hoje é ocupada, dando uma ênfase 

na etnia, na cultura e na educação deste povo. Além da revisão bibliográfica

 sobre os povos guató, o trabalho inclui também uma análise dos livros 

didáticos de história do 6º ao 9º ano do ensino fundamental II, definidos 

no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) 2013, escolhido por uma escola 

municipal - pública nos anos finais, observando se há a presença dessa etnia 

nos discursos neles contido. Para essa pesquisa, faz-se necessário a 

interlocução teórica com as leituras sobre o assunto nas obras de Calderoni

 (2011), Vieira (2008, 2009, 2012), Nascimento (2004), Urquiza (2010), 

Oliveira (1995), entre outros pesquisadores, recorrerei também à análise 

documental da Constituição Federal de 1988, da à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDBEN nº 9394/96).  Como indicações conclusivas apontaram que os livros didáticos analisados não abordam assuntos relacionados aos índios Guató.

Publicado
2016-04-16
Seção
vol. 3, n. 4 (2016)