Guerra contra o Paraguai: memória e trajetos do conflito em Coxim

  • Caroline Aparecida Sampaio Guimarães Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul

Resumo

Propomos análise sobre a relação da região de Coxim do antigo sul de Mato Grosso com  o conflito envolvendo os países Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, denominado Guerra contra o Paraguai  (1864-1870).  A ocupação das terras, que atualmente compreendem o atual município de Coxim, pelas tropas paraguaias e, consequentemente, a reação do exército imperial brasileiro resultou no episódio relatado e romanceado de Visconde de Taunay: A Retirada da Laguna. Nossa proposta envolve estudantes do ensino médio técnico na prática da investigação histórica e contribuição com a memória do município. Por meio da catalogação de objetos encontrados nos museus e casas de moradores, e atualização dos caminhos percorridos pelas tropas do Brasil em solo coxinense evidenciaremos o potencial histórico da região. A participação dos estudantes de ensino médio denota novas formas de aprendizagem no Ensino Básico do país. 

Biografia do Autor

Caroline Aparecida Sampaio Guimarães, Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Possui graduação em História - Licenciatura pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2012). Atualmente é assistente de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul. Tem experiência de pesquisa na área de História, com ênfase em gênero, identidade, sexualidade, Imprensa Alternativa e Análise do discurso.

Referências

Referências Bibliográficas

Fontes

CERQUEIRA, Evangelista de Castro Dionísio. Reminiscências da Campanha do Paraguai,1865 – 1870. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1929.

D’ALINCOURT, Luiz. Rezultado dos trabalhos e indagações statisticas da provincia de Mato-Grosso por Luiz d’Alincourt, sargento-mór engenheiro encarregado da Commissão Statistica Topographica acerca da mesma provincia – Cuiabá, 1828. Anais da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, v. 3, 1877-1878.

FERREIRA NETO, João. Raízes de Coxim. Campo Grande-MS: Ed. UFMS, 2004. FONTOURA, Paulino Mendes. Pioneiros de Pedro Gomes. Pedro Gomes. 1995 GOMES, Otávio Gonçalves. Mato Grosso do Sul na obra de Visconde de Taunay. Brasília: Senado Federal, 1990.

TAUNAY, Alfredo D’Escragnolle. Memórias do Visconde de Taunay. São Paulo: Melhoramentos, 1946.

________. Relatório Geral da Comissão Engenheiros junto às forças em expedição a Província de Mato Grosso. RIHGB. Tomo XXXVII. Segunda Parte. 1874.

________. Inocência. 15a. edição, São Paulo, Ática, 1987.

________. Dias de Guerra e de Sertão. São Paulo: Melhoramentos, 1927.

________. História das Bandeiras Paulistas. Relatos Monçoeiros. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1975, t. III.

________. Retirada da Laguna. São Paulo: Melhoramentos, 1921.

Bibliografia

BRAZIL, Maria do Carmo. Sobre os campos de Vacaria do Sul de Mato Grosso: considerações sobre terra e escravidão (1830-1889). In: MAESTRI, Mario; BRAZIL, Maria do Carmo. Peões, vaqueiros & cativos campeiros. Estudos sobre a economia pastoril no Brasil. Passo fundo: UdUPF, 2009.

CORREA FILHO, Virgilio. História de Mato Grosso. Rio de Janeiro: Instituo Nacional do Livro, 1969.

CORREA FILHO, Virgílio. Pantanais Matogrossenses: Devassamento e ocupação. Campo Grande-MS: 2009 (Coleção Documentos para a História de Mato Grosso do Sul).

DORATIOTO, Francisco. Maldita Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DOURADO, Maria Teresa Garritano. Mulheres comuns, senhoras respeitáveis. A presença feminina na Guerra do Paraguai. UFGD, 2002. Dissertação de Mestrado em História, Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2002.

MELLO, Saulo Álvaro de. O Arsenal de marinha em Mato Grosso. Projeto político de defesa nacional e de disciplinarização do trabalho. Do planalto à planície pantaneira (1719-1873). Dourados, UFGD, 2009. Dissertação de Mestrado em História, Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2009.

REYNALDO, Ney Iared. Guerra do Paraguai: um conflito anunciado (1852-1864). São Leopoldo, UNISINOS, 2009. Tese de Doutorado em História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2009.

Publicado
2015-03-06
Seção
MEMÓRIA E HISTÓRIA: POSSIBILIDADES DE INVESTIGAÇÃO