https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/issue/feed Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS 2022-06-15T13:09:01+00:00 Sueli Maria Ramos da Silva revistapapeis@gmail.com Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2448-1165 (online) ISSN 1517-9257 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A PAPÉIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens tem como objetivo a divulgação de artigos inéditos, resenhas, resumos expandidos e entrevistas, elaborados por professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, voltados para a grande área de Letras, Linguística e Artes, mais especificamente para as linhas de pesquisa do Programa, e que apresentem contribuições relevantes para a ampliação e o aprofundamento do debate teórico, da análise de questões estéticas e culturais. Os trabalhos submetidos à comissão editorial e que atendam à linha editorial da revista são encaminhados para análise, por meio de submissão anônima, a dois pareceristas "ad hoc".&nbsp;<strong>Edições anteriores a 2013 poderão ser acessadas no endereço antigo da revista, disponível em&nbsp;<a href="http://www.papeis.ufms.br/" target="_blank" rel="noopener">http://www.papeis.ufms.br/</a>&nbsp;ou nesta mesma página, acima, na aba: "NUMEROS ANTERIORES A 2013".</strong></p> <p style="text-align: justify;">&nbsp;</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/15944 Apresentação 2022-06-08T11:33:44+00:00 <p style="font-weight: 400;">Este dossiê temático buscou contribuir para o debate no campo da educação linguística na infância, reunindo trabalhos com focos diversos. Em sua pluralidade de olhares e temas, os artigos que compõem este volume muito contribuem para o debate construtivo e crítico acerca das particularidades e desafios da área de educação linguística na infância, em sua interface com as áreas das políticas públicas e da formação docente.</p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Informações:</p> <p style="font-weight: 400;">Cláudia Hilsdorf Rocha (IEL/UNICAMP)</p> <p style="font-weight: 400;">Doutora em Linguística Aplicada&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;"><a href="mailto:chr@unicamp.br">chr@unicamp.br</a></p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Claudia Kawachi-Furlan (UFES) -&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Doutora em Linguística</p> <p style="font-weight: 400;"><a href="mailto:claudia.furlan@ufes.br">claudia.furlan@ufes.br</a></p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Juliana Reichert Assunção Tonelli (UEL)</p> <p style="font-weight: 400;">Doutora em Estudos da Linguagem&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;"><a href="mailto:jtonelli@uel.br">jtonelli@uel.br</a></p> <p style="font-weight: 400;">&nbsp;</p> <p style="font-weight: 400;">Sandra Regina Buttros Gattolin (UFSCar)</p> <p style="font-weight: 400;">Doutora em Linguística Aplicada</p> <p style="font-weight: 400;"><a href="mailto:sandragattolin@ufscar.br">sandragattolin@ufscar.br</a></p> 2022-06-07T11:41:50+00:00 Copyright (c) 2022 Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/14814 Relato da Constituição de uma Comunidade Profissional Docente durante a Pandemia: reflexos na prática pedagógica de uma professora de Alemão dos anos iniciais do Ensino Fundamental 2022-06-15T13:09:01+00:00 Miriam de Castro Dutra Carvalho miriam.dutra@johanngauss.com.br Ana Paula de Lima anapl.letras@yahoo.com.br <p>Este artigo trata da constituição de uma comunidade profissional docente (NÓVOA, 2017) durante a pandemia do Coronavírus e focaliza as percepções de uma professora de Língua Alemã para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental acerca de seu processo de desenvolvimento profissional (MARCELO GARCÍA; 1999; OLIVEIRA-FORMOSINHO, 2009). Para tanto, apresentamos um relato de experiências no qual se evidencia a importância da partilha de experiências para a aprendizagem da docência (NÓVOA, 2009), bem como a importância da observação, análise e reflexão acerca da própria prática, no sentido de construir conhecimentos. Entendemos ainda que faz-se urgente regulamentar a oferta de línguas adicionais na infância, formar professores e estabelecer políticas públicas que promovam uma educação linguística pluralista e crítica.</p> 2022-06-06T11:53:21+00:00 Copyright (c) 2022 Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS https://periodicos.ufms.br/index.php/papeis/article/view/14483 O Papel da Análise Multimodal para a Compreensão Crítica dos Significados de Infâncias pelos Professores da Educação Infantil 2022-06-15T13:08:05+00:00 Fernanda Liberali liberali@uol.com.br Sandra Cavaletti Toquetão sandracavaletti@gmail.com <p>Este artigo discute o papel da análise multimodal na formação de professores na Educação Infantil. Parte de importantes reflexões sobre os significados de infâncias e de documentação pedagógica para apresentar a proposta de narrativa digital multimodal como uma forma de construir possibilidades de apreensão da realidade de forma crítica e engajada. A análise de cenas antes da pandemia, durante o período de ensino remoto e após o retorno presencial permite visualizar práticas pautadas em concepções mais tradiconais e também propostas mais centradas em uma visão sócio-histórico-cultural. A formação de professores a partir da observação dessas narrativas digitais multimodais com base na análise multimodal parece indicar caminhos para importantes reflexões junto com os educadores e para a construção de práticas mais libertadoras.</p> 2022-06-03T20:55:17+00:00 Copyright (c) 2022 Papéis: Revista do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens - UFMS