Chamada para Seção Especial: Currículo e Educação Matemática: perspectivas atuais

2022-06-01

CURRÍCULO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PERSPECTIVAS ATUAIS
Diante de cenários de ataques às Ciências, principalmente àquelas relacionadas às Humanidades, as
sociedades científicas têm se mostrado de extrema relevância para defender a produção de
conhecimento de acordo com princípios democráticos. Consonante a isso, a Sociedade Brasileira de
Educação Matemática (SBEM) tem fomentado discussões que, via seus Grupos de Trabalhos (GT),
ressaltam a importância cultural e política da articulação entre Educação, Matemática e Educação
Matemática para analisar e intervir nas múltiplas formas e diferentes instâncias das dinâmicas do
mundo social.
Dentre essas discussões, há o debate, independentemente da abordagem, sobre a centralidade do
currículo nas políticas públicas educacionais no chamado “mundo globalizado”, reconhecendo que
nas últimas duas décadas, a diversidade do campo dos estudos curriculares em Educação
Matemática vem se ampliando com a constante incorporação de novas perspectivas conceituais.
Nesse sentido, delineia-se uma chamada de edição temática que aborde perspectivas atuais que
relacione Currículo e Educação Matemática.
A edição temática se constituirá em espaço de comunicação e reflexão por meio da socialização de
teorizações, relatos de investigações, de experiências pedagógicas e estudos vinculados ao campo
do Currículo a partir da perspectiva de pesquisadora(e)s do Grupo de Trabalho Currículo e
Educação Matemática (GT 03) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática. A intenção é
que o GT divulgue tendências contemporâneas relacionadas às linhas de pesquisa estabelecidas
entre seus participantes, celebrando pluralidades, diversidades e diferenças de referenciais teóricos,
metodológicos e epistêmicos.

Cronograma
 Envio da primeira versão do texto: 16/05 até 15/08/22
 Envio aos avaliadores externos: fluxo contínuo a partir de 16/05/22

 Recepção dos feedbacks dos avaliadores externos: até 30/09
 Informes aos autores: fluxo contínuo a partir de 16/05
 Envio da segunda versão dos trabalhos corrigidos: após envio da avaliação 10 dias para
correções.
 Envio dos trabalhos finais para o processo de edição: outubro de 2022.
 Processo final de edição e publicação: novembro/dezembro de 2022.