Situações de proporção simples: uma análise dos enunciados elaborados por professoras em um processo formativo

  • Pedro Henrique Milagre Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Palavras-chave: Educação Matemática. Campo multiplicativo. Anos iniciais do ensino fundamental. Formação continuada

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a clareza dos enunciados das situações-problema de proporção simples, classe um para muitos, elaboradas por professoras do primeiro ciclo do ensino fundamental, no início e no fim de um processo formativo. O estudo envolveu cinco professoras que atuavam do 1º ao 3º ano do ensino fundamental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: instrumento inicial e final de elaboração de situações-problema e áudios de encontros do processo formativo. Para análise, foram utilizadas categorias e subcategorias que emergiram dos referenciais teóricos e dos dados.  Os resultados indicam que, no início do processo formativo, mais da metade das situações apresentavam ausência de informações.  No fim, houve uma redução das situações com ausência, em especial, naquelas que não especificavam a divisão, o que pode ter relação com as discussões oportunizadas na formação, sobre a importância de estarem claras as informações apresentadas na situação.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Milagre, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Mestrando em Educação Matemática pelo Programa de Pós Graduação em Educação Matemática - PPGEM da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC. Graduado em Licenciatura Plena em Matemática (2014) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - IFES. Especialista em Educação Matemática Comparada (2015) pelo Instituto Superior de Educação Ateneu - ISEAT.
Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
Possui graduação em Ciências Matemática pela Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (1991), mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (2001) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Santa Cruz e atua no Mestrado Acadêmico em Educação Matemática dessa universidade. Atual como Coordenadora Geral Institucional do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC no estado da Bahia. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Fundamental, Estruturas Aditivas, ensino, aprendizagem e matemática.

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Publicado
2019-02-26
Como Citar
MILAGRE, P. H.; SANTANA, E. R. DOS S. Situações de proporção simples: uma análise dos enunciados elaborados por professoras em um processo formativo. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 26 fev. 2019.
Seção
Artigos (fluxo contínuo)