Percepções de Alunos Cegos sobre sua Formação: contribuições no ensino e aprendizagem de matemática em classes inclusivas

  • Ana Mara Coelho da Silva Universidade Federal do Pará
  • Clara Alice Ferreira Cabral Universidade Federal do Pará
  • Elielson Ribeiro Sales Universidade Federal do Pará
Palavras-chave: Ensino da Matemática. Deficiência Visual. Formação Docente.

Resumo

O estudo teve por objetivo apresentar reflexões quanto ao ensino e a aprendizagem da matemática, na Educação Básica, frente ao processo de inclusão, sobre a formação de dois alunos com deficiência visual inseridos em sala de aula do ensino regular. Para isso, realizou-se uma entrevista semiestruturada a fim de verificar a percepção que os educandos sem acuidade visual apresentam sobre o processo de ensino e aprendizagem de matemática. Os resultados apontaram que a falta de formação docente contribui para práticas educativas que não permita o aluno se sentir parte do processo de aprendizagem. Com raras exceções, alguns professores se esforçavam para atender os alunos, contudo centravam o ensino na homogeneidade, contribuindo ainda mais para a exclusão escolar. O estudo apontou também a necessidade do dialogismo entre docente e discentes, na premissa de, a partir da escuta, construir estratégias para o ensino inclusivo.

 

Biografia do Autor

Ana Mara Coelho da Silva, Universidade Federal do Pará
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI-UFPA)Esp. Educação Inclusiva e o Ensino da Matemática (UEPA)
Clara Alice Ferreira Cabral, Universidade Federal do Pará
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI-UFPA)
Elielson Ribeiro Sales, Universidade Federal do Pará
professor Adjunto I da Universidade Federal do Pará no Curso Licenciatura Integrada em Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), oferecido pela Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). É coordenador do Projeto de Pesquisa intitulado "Educação em Ciências e Matemáticas na Escola das Diferenças" e do Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão). 

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Publicado
2019-02-28
Como Citar
SILVA, A. M. C. DA; CABRAL, C. A. F.; SALES, E. R. Percepções de Alunos Cegos sobre sua Formação: contribuições no ensino e aprendizagem de matemática em classes inclusivas. Perspectivas da Educação Matemática, v. 11, n. 27, 28 fev. 2019.
Seção
Diversidade, Diferença e Inclusão em Educação Matemática