A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas de Educação Financeira

  • Marcelo Bergamini Campos Rede Municipal de Barbacena/MG
  • Amarildo Melchiades da Silva UFJF

Resumo

Este trabalho se inclui numa frente de pesquisa que tem como objetivo a inserção do tema Educação Financeira nas escolas na perspectiva da Educação Matemática. Neste artigo apresentamos uma análise das respostas de estudantes quando estimulados a produzirem significados para tarefas de Educação Financeira. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e foi desenvolvida em uma escola da rede pública de ensino do estado de Minas Gerais com estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. A elaboração das tarefas, os pressupostos teóricos que orientaram o estudo e a análise das ações enunciativas dos sujeitos fundamentaram-se no Modelo dos Campos Semânticos.  As informações decorrentes desse estudo, associadas a outras investigações em curso, têm como finalidade uma melhor compreensão de como os estudantes do Ensino Fundamental pensam e operam em situações envolvendo dinheiro.

Referências

ARAÚJO, R. M. B. A escola e o desenvolvimento do pensamento econômico em crianças: uma proposta de avaliação e intervenção UNICAMP. G-13 Educação Fundamental, 2008. Disponível em: <http://31reuniao.anped.org.br/1trabalho/GT13-4246--Int.pdf>. Acesso em: 15 fev.2012.

ARAÚJO, R. M. B.Alfabetização econômica: compromisso social na educação das crianças. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2009.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 2010.

CAMPOS, M. B. Educação Financeira na Matemática do Ensino Fundamental: uma análise da Produção de Significados. 2012, 179f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora, 2012.

CÓSER FILHO, M. S. Aprendizagem de Matemática Financeira no Ensino Médio: uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas. 2008, 135f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

GRAVINA, R. C. Educação financeira escolar: orçamento doméstico. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.

LEONTIEV A. N. (sd) O Desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Moraes.

LINS, R. C. Por que discutir teoria do conhecimento é relevante para a Educação Matemática. In: Bicudo, M. A. V. (org.) Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: UNESP, p. 75-94, 1999.

LINS, R. C. A diferença como oportunidade para aprender. In: XIV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2008, Porto Alegre. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas. Porto Alegre: EdiPUCRS, v. 3. p. 530- 550, 2008.

LINS, R. C. O Modelo dos Campos Semânticos: Estabelecimentos e notas de teorizações. In: Angelo, C.L. et al. (orgs.).Modelo dos campos semânticos e educação matemática: 20 anos de história, p. 11-30. São Paulo: Midiograf, 2012.

MUNDY, Shaun. Financial Education Programmes in school: Analysis of selected current programmes and literature draft Recommendations for best practices. OCDE journal: General papers, volume 2008/3. OCDE, 2008.

NOVAES, R. C. N. Uma abordagem visual para o Ensino de Matemática Financeira no Ensino Médio. 2009, 205f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.

ROSETTI JR, H.; SCHIMIGUEL, J. Educação Matemática Financeira: uma análise comparativa dos modelos matemáticos em bibliografia adorada no ensino médio. In:IIEncontro Goiano de Educação Matemática. Anais do II Encontro Goiano de Educação Matemática, Goiás, 2009.

SILVA, A. M. Uma experiência de Design em Educação Matemática: O Projeto de Educação Financeira Escolar. Projeto de Pesquisa (Estágio Pós-Doutoral) – Rutgers/New Jersey/EUA, Newark, 2011.

SILVA, A. M. Sobre a dinâmica da produção de significados para a matemática. In: JORNAL INTERNACIONAL DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICAv.6(2), 2013.

SILVA, A. M.; POWELL, A. B. Um Programa de Educação Financeira para a Matemática Escolar da Educação Básica. In: XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática, Curitiba, 2013.

VITAL, M. C. Educação Financeira e Educação Matemática: Inflação de Preços. 199 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática). Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, 2014.

Publicado
2014-12-20
Como Citar
CAMPOS, M. B.; SILVA, A. M. DA. A Produção de Significados de Estudantes do Ensino Fundamental para Tarefas de Educação Financeira. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.