A transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática na prática pedagógica escolar

  • Lilian Aragão da Silva Docente do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS)

Resumo

Nosso objetivo é analisar a transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática nas aulas de matemática de duas professoras que lecionam na educação básica. Os dados referentes a abordagem qualitativa foram coletados por meio da observação, entrevistas e documentos. A análise dos dados sugere que a transformação do texto pedagógico do planejamento foi condicionada a fidelidade ao próprio texto na prática pedagógica escolar. Tais termos foram definidos e caracterizados a partir das noções teóricas de Basil Bernstein. Os resultados indicam que, em algumas situações de sala de aula, os professores transformaram o texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem, mas mostraram-se fiéis ao texto quando privilegiaram suas decisões tomadas a priori e controlaram as decisões dos estudantes.

Referências

ALRØ, H.; SKOVSMOSE, O. Odiálogo e a aprendizagem em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 158p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).

ALVES-MAZZOTTI, A. J. O método nas ciências sociais. In: ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. (Orgs.). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002. Cap. 6-7, p. 129-178.

ARAÚJO, J. L.; BARBOSA, J. C. Face a face com a modelagem matemática: como os alunos interpretam essa atividade? Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), n.23, p. 79-95, 2005.

BARBOSA, J. C. Teacher-student interactions in mathematical modeling. In: HAINES, C. ET AL. (Eds.). Mathematical modeling: education, engineering and economics.Chischeter: HorwoodPublishing, 2007. p. 232-240.

BARBOSA, J. C. Integrando Modelagem Matemática nas práticas pedagógicas. Educação Matemática em Revista, Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM, Ano 14, nº 26, p. 17-25. Março de 2009.

BERNSTEIN, B. Class, Codes and Control, volume IV: the structuring of pedagogic discourse. London: Routledge, 1990. 235 p.

CALDERHEAD J. Stimulated recall: a method for research on teaching. Br. J. Edu. Psychol. 51 211–7, 1981.

DENLEY, P. AND BISHOP, K. The potential of using stimulated recall approaches to explore teacher thinking. In: Rodrigues, S. (Ed.). Using Analytical Frameworks for Classroom Research: Collecting Data and AnalysingNarrative.Abingdon: Routledge, pp. 109-124, 2010.

FERRUZI; E. C.; ALMEIDA, L. M. W. Interações dialógicas em atividades de modelagem matemática. REIEC: Revista electrónica de investigacióneneducaciónenciencias. (UNICEN), v. 7, nº 1, p. 1-17, 2012.

JACOBINI, O. R.A modelagem matemática como instrumento político na sala de aula. 2004. 215f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2004.

JOHNSON, B.; CHRISTENSEN, L. Educational research: quantitative, qualitative, and mixed approaches. Thousand Oaks: Sage, 2012.

MAAB, K. Barriers and opportunities for the integration of modeling in mathematics classes: results of an empirical study. In: BLOMHOJ, M.; BRANDELL, G.; NISS, M. (Eds.). Teaching mathematics and applications: the 10th ICME. Conpenhagen, 2005. p. 61-74.

OLIVEIRA, A. M. P. Modelagem matemática e as tensões nos discursos dos professores. 2010. 199f. Tese (Doutorado em Ensino, Filosofia e História das Ciências) – Instituto de Física, Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana, Salvador, 2010.

OLIVEIRA, M. L. C. A formulação das estratégias utilizadas pelos alunos no ambiente de modelagem matemática. Acta Scientiae: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas (RS), v. 14, n.2, p. 295-308, 2012.

SANTANA, T. S.; BARBOSA, J. C. A intervenção do professor em um ambiente de modelagem matemática e a regulação da produção discursiva dos alunos. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, nº 43, p. 219-248, 2012.

SANT’ANA, A. A.; SANT’ANA, M. F. Uma experiência com a elaboração de perguntas em modelagem matemática. In: CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 6., 2009, Londrina. Anais... Londrina: SBEM, 2009. p. 1-13. 1 CD-ROM.

SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. As discussões entre formador e professores no planejamento do ambiente de modelagem matemática. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro (SP), v. 26, nº 43, p. 299-329, 2012a.

SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. A tensão da elaboração da situação-problema no planejamento do ambiente de modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais... Rio de Janeiro: SBEM, 2012b. p. 1-21. 1 CD-ROM.

SILVA, M. S.; SANTANA, T. S. Os “discursos de distanciamento” dos professores no ambiente de modelagem matemática. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 5., 2012, Petrópolis. Anais... Rio de Janeiro: SBEM, 2012. p. 1-21. 1 CD-ROM.

VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico.São Paulo: Libertad, 2010. 205 p.

ZBIEK, R. M.; CONNER, A. Beyond motivation: exploring mathematical modelling as a context for deepening students’ understandings of curricular mathematics. Educational studies in mathematics.New York, n.63, p. 89-112, 2006.

Publicado
2014-12-20
Como Citar
SILVA, L. A. DA; OLIVEIRA, A. M. P. DE. A transformação do texto pedagógico do planejamento do ambiente de modelagem matemática na prática pedagógica escolar. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 14, 20 dez. 2014.