https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/issue/feed Perspectivas da Educação Matemática 2024-12-26T23:06:38+00:00 Marilena Bittar, Thiago Pedro Pinto, Vanessa Franco Neto pem.inma@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2359-2842 (online)&nbsp; ISSN 1982-7652 (impresso)</strong></p> <p style="text-align: justify;">A Revista Perspectivas da Educação Matemática é uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Destina-se à publicação de artigos da Educação Matemática e suas interfaces.</p> https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22568 Expediente e Editorial - Volume 17, número 48 – 2024 - Seção Temática Pesquisas Egressos 2024-12-21T11:19:35+00:00 Thiago Pedro Pinto thiago.pinto@ufms.br Marizete Nink de Carvalho Marizete@unir.br Sérgio Freitas de Carvalho sergio.carvalho@ifms.edu.br Adriana Fátima de Souza Miola adrianamiola@ufgd.edu.br Marilena Bittar Bittar marilenabittar@gmail.com 2024-12-20T10:28:01+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/19832 Dificuldades comuns no desenvolvimento de Modelagem Matemática e uso pedagógico de Tecnologias Digitais na Educação Básica 2024-12-20T19:44:50+00:00 Rosefran Adriano Gonçales Cibotto rosefran@gmail.com <p class="RESUMO">O objetivo deste artigo é apresentar a análise de publicações da última década em periódicos que trazem pesquisas relacionadas ao uso de Modelagem Matemática (MM) e/ou Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Básica, para verificar dificuldades comuns ao utilizá-las na perspectiva docente em sala de aula. As publicações foram encontradas no SciELO Brasil a partir de critérios inerentes aos focos das pesquisas, resultando em um corpus com 13 artigos, os quais foram analisados com o respaldo da Análise Textual Discursiva, que permitiu a construção de duas categorias. A primeira, relacionada a questões estruturais da escola, como infraestrutura física e rigidez da estrutura escolar e curricular. A segunda remete à fragilidade da formação e do conhecimento docente, abordando dificuldades e inseguranças do professor. Como resultados, destacam-se diversas aproximações entre as dificuldades ao desenvolver atividades de MM e/ou utilizar as TDIC como ferramentas de ensino.</p> 2024-11-06T13:14:14+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/19656 O Raciocínio Funcional de um Aluno do Ensino Fundamental com Síndrome de Down 2024-12-20T19:44:51+00:00 Lilian Ramos da Silva liliangramos@hotmail.com Sandra Maria Pinto Magina sandramagina@gmail.com <p class="RESUMO">Este artigo trata de uma investigação sobre o Raciocínio Funcional de um aluno com Síndrome de Down (SD) que frequenta o Ensino Fundamental em Ilhéus-BA. O estudo tem por objetivo investigar os elementos do Raciocínio Funcional apresentado por esse aluno ao lidar com situações de padrões em sequência, além de identificar as circunstâncias em que e como ele se apresenta. Trata-se de uma pesquisa exploratória que empregou o método clínico piagetiano na coleta dados. Foram utilizadas atividades com sequências crescentes e repetitivas, de dois a três elementos, em três ambientes: Papel &amp; Lápis, Material Manipulativo e Movimento Corporal. Dentre os resultados encontrados, destaca-se a presença do raciocínio funcional quando o discente lidava com atividades de sequência com dois elementos, tanto na sequência repetitiva quanto na crescente e nos seguintes ambientes: MM e MC.</p> 2024-12-03T12:09:53+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/21308 A inserção da Matemática nos cursos de Pedagogia 2024-12-20T19:44:51+00:00 Luciana Maria Estevam Marques lucianaestevam1975@gmail.com Estéfano Vizconde Veraszto estefanovv@gmail.com <p class="RESUMO">Este artigo apresenta um estudo sobre a análise curricular de dois cursos de Pedagogia no estado de São Paulo, centrado na responsabilidade do pedagogo pelo ensino da Matemática na Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como objetivo realizar uma análise comparativa das ementas de uma instituição pública e uma privada para compreender como os currículos universitários estão organizados em relação ao conteúdo matemático. Para tanto, foi realizada uma análise documental qualitativa. Os resultados mostram que ambas as instituições oferecem uma grade curricular insuficiente para a formação do pedagogo na área de Matemática, destacando a necessidade de dialogar com os professores em exercício para atender às necessidades formativas de forma mais eficaz.</p> 2024-12-03T12:15:38+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/20415 Uso de Jogo Digital em Aula de Matemática: um desafio para engajar os alunos no aprendizado 2024-12-20T19:44:53+00:00 ADRIANA BARBOSA SANTOS adriana.barbosa@unesp.br Ana Carolina Marques Magnani a.velasques@unesp.br Linara Stefani Facini linara.facini@unesp.br Fabiana fabianadordan@hotmail.com Thales Cândido Rosa thalescandidorosa@gmail.com <p>Jogos digitais como ferramenta pedagógica contribuem para a compreensão de conceitos matemáticos inerentes a diversas atividades do mundo contemporâneo. Este artigo explora o jogo “Torre de Hanoi” (TH) digital em aula de matemática, destacando seu potencial para construção de conhecimento sobre progressão geométrica. Neste estudo são apresentadas evidências empíricas acerca da percepção e sentimentos de alunos do ensino médio, diante da proposta de uso do jogo TH digital para aprender matemática. Métricas referentes ao desempenho dos alunos no jogo e ao aprendizado destes mediante uma intervenção escrita foram analisadas. Resultados evidenciam sinais positivos de que o jogo digital impõe desafios e estimula os alunos em aulas de matemática. As métricas de desempenho derivadas da utilização do jogo indicam falta de habilidade de elaboração de estratégias efetivas para avançar de nível. Sexo feminino avançou de forma mais efetiva no jogo que masculino, fornecendo evidência de influência do sexo no desempenho.</p> 2024-12-09T18:23:15+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/20968 Práticas Socioculturais de Comercialização de Povos Indígenas do Oiapoque-AP: Relações de trocas frente às fugas das Colonialidades 2024-12-20T19:44:53+00:00 Maria Adriana Leite m.adrianaleite@gmail.com Elizabeth Gomes Souza elizabethgs@ufpa.br <p>Este artigo tem como objetivo problematizar as práticas socioculturais de comercialização dos povos indígenas, frente as práticas ocidentais dominantes mantidas pela colonialidade ocorridas entre não indígenas e povos indígenas do Amapá e norte do Pará, a partir das vozes dos acadêmicos indígenas do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, na universidade Federal do Amapá. Trata-se de um recorte dos dados produzidos no contexto da pesquisa de doutorado: Práticas socioculturais de comercialização na formação intercultural indígena do Amapá-Oiapoque: resistências e mudanças frente às amarras da colonialidade. O trabalho possui como opção metodológica a abordagem decolonial que visa desconstruir as estruturas de poder, conhecimento e dominação, buscando fazer emergir as vozes e experiências dos subalternizados, como as dos povos indígenas e minorias étnicas, discutido a partir de suas trocas comerciais. Ao tratar sobre as práticas de comercialização dos povos indígenas do Amapá, foi possível ampliar o diálogo e compreensão sobre as diferentes visões de mundo, valores, modos de vida e formas de interagir com o ambiente e com outras comunidades</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22212 Você não vai desenhar? Narrativas e infâncias na Educação Matemática 2024-12-20T19:44:54+00:00 Vivian Nantes Muniz Franco viviannmfranco@gmail.com Luzia Aparecida de Souza luapso@gmail.com <p>Este texto esboça um exercício de compor com narrativas produzidas com crianças de 4 e 5 anos, no contexto de uma pesquisa de mestrado, acenando ao convite a olhar para as aproximações entre infância, Arte e Educação (Matemática). Afeiçoadas pela potência estética e poética das produções infantis, reunimos afetos, encontros, gestos e outras materialidades artísticas para criar o cenário desta escrita, impelidas pelos movimentos de intra-ação e difração propostos por Karin Murris e Karen Barad. Nesse percurso, propomos discutir a potência das fontes produzidas junto a crianças para o pensar metodológico e investigativo em Educação Matemática.</p> 2024-12-12T13:30:08+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22180 Formação de Professores, Integração e Uso de Tecnologias Digitais: 2024-12-20T19:44:55+00:00 Frederico Fonseca Fernandes frederico.fernandes@uems.br <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo apresenta três pesquisas sobre a integração de tecnologias digitais e metodologias para o ensino de matemática. A primeira pesquisa investiga a Resolução de Problemas com o uso do GeoGebra, demonstrando a importância de um planejamento estruturado e a necessidade de integração consciente da tecnologia. A segunda pesquisa analisa a reorganização do trabalho didático em um modelo híbrido, utilizando o "Quadro de Agendas" para integrar atividades presenciais e remotas. A terceira pesquisa destaca a formação continuada de professores como fator crucial para a integração de tecnologias digitais, destacando diferentes níveis de integração e a necessidade de uma abordagem reflexiva e colaborativa em propostas de formação continuada. As três pesquisas convergem para a importância da formação de professores, da integração consciente da tecnologia, e da possibilidade de favorecer ações de autonomia e do protagonismo dos estudantes em seus processos de aprendizagem da matemática.</span></p> 2024-12-12T18:51:31+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22242 Escuta, autoria e colaboração 2024-12-20T19:44:56+00:00 Thainá do Nascimento thaina.nascimento@ufms.br Aparecida Santana de Souza Chiari aparecida.chiari@ufms.br <p>Neste artigo discutiremos os principais resultados de uma pesquisa de mestrado vinculada ao projeto xXxxxXXXxxxxx<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>". Esse projeto estuda processos que, para nós, podem tornar o uso das tecnologias digitais mais humanizado. Alguns desses processos são os de escuta Alrø e Skovsmose (2006) , autoria (Lobão, 2007) e colaboração (Fiorentini, 2006). A pesquisa discutida no texto buscou investigar uma ação extensionista com professores que ensinam matemática sobre o uso pedagógico das Tecnologias Digitais (TD) a partir de processos de escuta, autoria e colaboração. Para a produção de dados, foi realizado um curso de extensão <em>online </em>com professores que ensinam matemática de vários estados do Brasil. A análise da pesquisa foi feita de modo indutivo e com apoio do software de análise de dados de pesquisa qualitativa Nvivo 10. A partir da análise foi possível identificar a necessidade de estratégias pedagógicas para o uso de tecnologias, desafios estruturais e formativos.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> Retirado para manter o anonimato.</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22167 Constituição de uma base epistemológica na área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 2024-12-20T19:44:57+00:00 Kamila da Fonseca Veiga Cavalheiro Leite kamilacavalheiroleite@gmail.com Edilene Simões Costa dos Santos edilenesc@gmail.com <p>Este estudo apresenta elementos constitutivos da área de Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com ênfase nas bases epistemológicas matemáticas e didáticas. A pesquisa adota como marco temporal a década de 1980, período da implementação do curso de Licenciatura em Matemática, <em>campus</em> de Campo Grande, desta universidade e pela transição do movimento de ensino de matemática para o movimento da Educação Matemática no Brasil. Nesse contexto, o trabalho investiga ações desenvolvidas por docentes do Departamento de Matemática, analisando suas propostas educacionais e considerando as experiências de uma ex-aluna do curso durante o período em questão. Como resultado, conclui-se que esta pesquisa permitiu identificar aspectos significativos relacionados à formação da área de Educação Matemática na UFMS, considerando o curso de Licenciatura em Matemática e as iniciativas promovidas pelos docentes do Departamento de Matemática naquele período. A pesquisa fundamenta-se teoricamente na História cultural, apoiando-se em autores como Chervel, Chartier, Bloch e Julia.</p> 2024-12-16T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22184 Integração de Tecnologias Digitais e Gamificação: Uma Proposta e Muitos Desafios! 2024-12-20T19:44:58+00:00 Janini Gomes Caldas jannicaldas@gmail.com Suely Scherer Suely.scherer@ufms.br <p class="RESUMO">Neste artigo apresenta-se um recorte de uma pesquisa de Mestrado que teve por objetivo analisar um processo de integração de Tecnologias Digitais (TD) ao currículo de Matemática em uma turma do Ensino Médio, a partir de Gamificação. A pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2021, com uma turma de 1º ano do Ensino Médio, em uma escola pública de Mato Grosso do Sul, em um período pandêmico. A metodologia da pesquisa, de abordagem qualitativa, se constituiu da elaboração de planejamentos e materiais para a gamificação da disciplina, desenvolvimento das aulas e análise de dados produzidos. A análise foi orientada por estudos sobre Gamificação e integração de TD ao currículo. Como resultados, concluiu-se que TD foram integradas ao currículo de Matemática vivenciado pela turma de estudantes investigada, tanto no desenvolvimento das aulas, que aconteceram virtualmente, quanto na realização de atividades de Gamificação ao explorar conceitos matemáticos.</p> 2024-12-17T12:26:28+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22177 Uma reescrita da demonstração do Teorema de Pitágoras dada por André Pinto Rebouças 2024-12-20T19:44:58+00:00 Enoque da Silva Reis espoquer1@hotmail.com Quezia Alves Andrade queziaalvesandradee@gmail.com <p>O objetivo deste artigo é trazer uma reescrita da demonstração do Teorema de Pitágoras dada pelo brasileiro André Pinto Rebouças com o intuito de proporcionar uma forma mais atrativa de entender este movimento de demonstração em diversos níveis de estudo. Como referencial teórico utilizamos elementos oriundos da Geometria Plana, partindo dos conceitos primitivos (reta, ponto e Plano), perpassando por segmentos de retas, ponto médio, ângulos, retas paralelas, retas perpendiculares, quadriláteros, equivalência e área. Como movimento metodológico, realizamos uma busca detalhada na Hemeroteca Digital para encontrar o artigo no qual havia a publicação da demonstração dada pelo personagem e diante dela, buscamos livros elementos matemáticos que pudessem nos auxiliar na reescrita da demonstração de forma mais detalhada e didática. Como resultado foi possível observar que a demonstração dada pelo Brasileiro, baseia-se em elementos exclusivos da geometria plana, e ainda esta reescrita nos auxilia a entender em detalhes e de forma didática o passo a passa da demonstração original.</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22240 "É só trocar um porco por duas galinhas": experiência com o pensamento algébrico nos anos iniciais no contexto de um grupo de estudos 2024-12-20T19:44:59+00:00 Jocelei Miranda da Silva joceleims@gmail.com Klinger Teodoro Ciríaco klinger.ciriaco@ufscar.br <p>Analisamos a experiência de um grupo de estudos, especificamente de um episódio, contexto de produção de dados da dissertação de mestrado do primeiro autor, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEduMat), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Esta investigação teve como objetivo compreender o desenvolvimento das aprendizagens de professoras do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano) em relação ao pensamento algébrico. A metodologia adotada foi voltada para os aspectos qualitativos, tomando como base as interações virtuais durante os encontros síncronos via <em>Google Meet</em> em um grupo de natureza colaborativa. Os resultados obtidos evidenciam que as ações do grupo em questão auxiliaram as partícipes a estruturarem os conhecimentos relativos ao trabalho com a temática e na aprimoração de saberes referentes à Educação Matemática nos anos iniciais.</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22157 Análises Foucaultianas em Livros Didáticos de Matemática: caminhos teórico-metodológicos e possibilidades curriculares 2024-12-20T19:44:59+00:00 Marcio Antonio Silva marcio.ufms@gmail.com José Wilson dos Santos JoseWSantos@ufgd.edu.br <p>Este ensaio teórico revisita as contribuições de Marcio Silva e José Wilson dos Santos para as pesquisas sobre livros didáticos de matemática na educação básica, focando em seus aspectos teórico-metodológicos. Os autores têm se dedicado à análise desses materiais, utilizando a análise do discurso foucaultiana e o conceito de governamentalidade para investigar como esses recursos didáticos participam da produção de verdades e da constituição de subjetividades no contexto da Educação Matemática, especialmente na produção de sujeitos neoliberais. Para além da análise do discurso, o ensaio discute outras ferramentas foucaultianas que podem ampliar as análises de livros didáticos, como a biopolítica.&nbsp; O ensaio também destaca a importância de aprofundar a crítica sobre o papel dos livros didáticos na produção de verdades e subjetividades e aponta os oito R's, propostos por Marcio Silva, como possibilidades para repensar a seleção e a organização curricular, buscando a construção de currículos críticos e anti-hegemônicos.</p> 2024-12-19T12:46:26+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22166 As implicações da Base Nacional Comum Curricular para o ensino da Matemática na perspectiva da pedagogia histórico-crítica 2024-12-26T23:06:38+00:00 Danielli Ovsiany Becker dannyovsiany@gmail.com Susimeire Vivien Rosotti de Andrade susivivien@hotmail.com <p class="RESUMO">Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado, fundamentada nos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica. Estabelecemos como objetivo geral investigar as implicações da contrarreforma do Ensino Médio para o ensino de Matemática. Para isso, apresentamos os impactos da Lei nº 13.415/2017 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino na área do conhecimento Matemática e suas Tecnologias. Discutimos as mudanças na estruturação curricular e na concepção de mundo pela referida BNCC. Os resultados demonstram que as reformas educacionais visam a atender aos interesses econômicos, e que a estruturação curricular da Matemática na BNCC está voltada às necessidades mercadológicas, fundamentando-se na pedagogia das competências. Isso impõe aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas voltadas ao mercado de trabalho, em detrimento de uma formação crítica e emancipatória.</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22185 Raça e Classe e Classe e Raça: produzindo tensões com uma educação matemática 2024-12-20T19:45:01+00:00 Natália Mayume Soares Moriya natalia.mayume@ufms.br Thays Alves de Oliveira thays.alves@ufms.br João Ricardo Viola dos Santos joao.santos@ufms.br <p>O objetivo deste artigo é discutir situações que envolvem desigualdades econômicas e questões raciais, em espaços de formação de professores(as) de matemática. A partir de uma leitura plausível de duas investigações em nível de mestrado, produziu-se um convite em uma tentativa de problematizar e desnaturalizar certas lógicas e narrativas presentes em relacionalidades destes espaços formativos. As principais considerações são na direção de que há um enredamento de questões de raça e classe nos contextos de formação de professores(as) de Matemática, nas discussões matemáticas e pedagógicas, nas dinâmicas das disciplinas, na organização do curso. Esses enredamentos, geralmente, são escamoteados tanto das práticas que acontecem nesses contextos, quanto nas pesquisas que lá são produzidas. Neste artigo, busca-se problematizar alguns desses enredamentos nos entres de raça e classe e classe e raça.</p> 2024-12-19T13:41:29+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22160 Marcas cunhadas no futuro docente de Matemática pela formação inicial 2024-12-20T19:45:01+00:00 Karla Jocelya Nonato karlanonato@yahoo.com.br Nielce Meneguelo Lobo da Costa nielce.logo@gmail.com <p>O processo de formação inicial deixa marcas profundas nos futuros &nbsp;professores. Inúmeros fatores influenciam a existência dessas marcas como o uso educativo das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) nas Licenciaturas em Matemática. Desta forma, este artigo busca identificar quais são as marcas que o uso das TDIC, na formação inicial, deixam nos professores de Matemática. Para tanto foi realizada análise documental dos Projetos Pedagógicos dos Cursos, entrevistas semiestruturadas com professores-formadores e questionário on-line com os formandos. A pesquisa foi realizada em Licenciaturas em Matemática no <em>campus</em> do Pantanal da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na Unidade Universitária de Nova Andradina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Assim, compreendemos que as marcas são deixadas ao realizar a integração das TDIC, pois o Conhecimento tecnológico pedagógico do conteúdo (TPACK) é construído pelos licenciandos, o currículo é transformado, construindo um web currículo e formando enculturados digitais.</p> 2024-12-19T17:56:32+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22179 Processos de validação de um teorema geométrico presente em livros do Ensino Médio e seus equivalentes 2024-12-21T15:32:43+00:00 Marizete Nink de Carvalho marizete@unir.br Thiago Pedro Pinto thiago.pinto@ufms.br <p>Este estudo analisa os processos de validação de um teorema geométrico em livros didáticos de geometria voltados ao Ensino Médio e seus equivalentes ao longo de diferentes períodos históricos. A pesquisa, fundamentada na hermenêutica de profundidade e nos jogos de linguagem de Wittgenstein, examina como o modelo axiomático-dedutivo é apresentado e justificado em cinco livros de distintos contextos educacionais, abrangendo desde a Reforma Capanema até o impacto do Movimento da Matemática Moderna. Através de uma análise sócio-histórica e formal, o estudo identifica as transformações nos métodos de validação propostos, considerando os diferentes objetivos pedagógicos e ideologias educacionais de cada época. A pesquisa contribui para a compreensão de como o ensino de geometria tem sido moldado por diretrizes curriculares e perspectivas filosóficas, influenciando a construção do conhecimento matemático na educação básica.</p> 2024-12-19T18:39:41+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22158 (Im)possibilidades escolares narradas por professores e professoras 2024-12-20T19:45:02+00:00 Carolina de Moraes Lino carolina_lino@ufms.br Carla Regina Mariano da Silva carlaremariano@gmail.com <p class="RESUMO">Este artigo tem como objetivo apresentar considerações sobre o contexto escolar sul-mato-grossense, a partir de estudos realizados no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. De maneira geral, busca-se problematizar como as escolas, e mais particularmente o ensino de matemática, produzem especificidades que vão além do que está previsto na legislação. Utilizando a metodologia da história oral, são produzidas narrativas de professores e professoras de matemática e de outras disciplinas, com o intuito de investigar historicamente a escolarização de grupos específicos. A diversidade das experiências educativas — incluindo Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação em Tempo Integral e os desafios do período pandêmico — fundamenta a discussão neste texto. Escrito em colaboração, o texto explora diferentes concepções de escola que compõem a rede estadual de ensino. As perspectivas narradas por docentes envolvidos no processo educativo explicitam as (im)possibilidades escolares em meio a movimentos diversos. São narrativas que revelam não como a escola é, mas como professores e professoras a percebem e vivenciam por dentro.</p> 2024-12-19T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/22129 Matemática em Mudança: Reflexões sobre a Formação de Professores pela Secretaria Municipal de São Paulo (1970) 2024-12-20T19:45:03+00:00 Relicler Pardim Gouveia reliclerpardim@gmail.com <p class="RESUMO">Este estudo investiga as características da formação de professores de matemática proposta pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo durante a década de 1970, em meio ao contexto do Movimento da Matemática Moderna (MMM). A pesquisa analisa documentos oficiais da Prefeitura, incluindo normativas, manuais e materiais pedagógicos, para compreender como as diretrizes do MMM foram adaptadas e aplicadas na formação docente. Os materiais identificados sugerem um esforço para incorporar práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de flanelógrafos, materiais manipulativos e situações do cotidiano para tornar o ensino de matemática mais significativo. Fundamentado em conceitos da História Cultural, o estudo explora a relação entre os saberes matemáticos e a prática docente, revelando um período de transição em que múltiplas abordagens foram combinadas para promover um ensino mais intuitivo e reflexivo. A análise evidencia que a Secretaria Municipal de São Paulo buscou adaptar os princípios do MMM às realidades locais, refletindo essa adaptação em suas normativas e recursos didáticos, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino de matemática na rede municipal.</p> 2024-12-19T19:24:10+00:00 Copyright (c) 2024 Perspectivas da Educação Matemática