v. 9, n. 20 (2016)

Perspectivas da Educação Matemática (PEM)

Sumário

Expediente e Sumário i-vi
 
Editorial vii-ix
 

A Educação Matemática como área de pesquisa: cientificidade e historicidade

Entre Fragmentos, Cortes e Fronteiras: problematizando o campo Educação Matemática 217-221
Filipe Santos Fernandes, Luzia Aparecida Souza, Antonio Vicente Marafioti Garnica
A Metáfora das Gaiolas Epistemológicas e uma Proposta Educacional 222-234
Ubiratan D’Ambrosio
Do Professor de Matemática ao Educador Matemático: um percurso de insubordinação criativa e revisão epistemológica 235-255
Gustavo Alexandre de Miranda
Coordinación de Teorías en Educación Matemática: el caso del enfoque ontosemiótico 256-277
Vicenç Font
Filosofando sobre Educação Matemática 278-306
Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Jamur Andre Venturin
Somos Educadores Matemáticos: uma questão de arqueologia 307-322
Filipe Santos Fernandes
Entre Jogos de Luzes e de Sombras: uma agenda contemporânea para a educação matemática brasileira 323-365
Antonio Miguel
Educação Matemática: entre guerras quentes e guerras frias 366-392
Júlio Faria Correa
Sociedade Brasileira de Educação Matemática- MS no plural: dos perigos de uma única história 393-412
Nathalia Teixeira Larrea, Luzia Aparecida Souza
Sobre a Dinâmica de Circulação de Ideias (em Educação Matemática) 413-446
Carla Alves Souza, Antonio Vicente Marafioti Garnica
Elementos de Disciplinarização da Educação Matemática como Campo de Pesquisa: a resolução de problemas em questão 447-459
Rosilda dos Santos Morais
O Saber: uma questão crucial para a institucionalização da educação matemática e profissionalização do educador matemático 460-478
Wagner Rodrigues Valente

Artigos

ENTRE DUAS LÍNGUAS: O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA DE ALUNOS SURDOS INCLUSOS 479-500
Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira
Produzindo Significado para Uma Leitura da Produção de Significados Matemáticos e Não-matemáticos para Dimensão 501-515
Rejane Siqueira Julio
Relação entre Tempo Didático e Currículo num Ambiente Multiseriado 516-542
Reginaldo Silva, José Messildo Nunes, Renato Guerra
A Etnomatemática na Perspectiva de Professores de Escolas do Campo do RS 543-560
Débora de Lima Velho Junges
Reflexões acerca da Prática Docente em uma Primeira Experiência com Modelagem Matemática 561-580
Elenice Josefa Kolancko Setti, Rodolfo Eduardo Vertuan, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha
Observação do Trabalho em Grupo como Instrumento de Avaliação da Aprendizagem em Aulas de Matemática 581-593
Marcele Tavares Mendes, André Luis Trevisan, Thamires da Silva Souza


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License

INDEXADORES

      Resultado de imagem para latindex indexador