Dossiê temático para 2023: “NEXOS INTERDISCIPLINARES ENTRE TEORIA CRÍTICA E GÊNERO”

2021-12-16

O dossiê “Nexos interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero” é organizado pelas líderes regionais da rede de pesquisa “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar”.

O “NEXOS é uma Rede Nacional de pesquisas e estudos que tem como objetivo estabelecer colaborações e parcerias regionais, nacionais e internacionais para produção de conhecimentos teóricos e metodológicos em Teoria Crítica da Sociedade e é composto por quatro sedes de pesquisa interinstitucionais de mesmo nome, acrescidas das suas respectivas regionais. Essas sedes interinstitucionais estão cadastradas no CNPq no Centro-Oeste/Norte, Nordeste, Sudeste e Sul brasileiros, conectando pesquisas locais, regionais e nacionais realizadas por professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação em diferentes regiões do nosso país. Tais pesquisas possuem uma base comum epistemológica - a Teoria Crítica da Sociedade e/ou Escola de Frankfurt – e atua em temáticas, objetos e metodologias de acordo com os diferentes interesses dos pesquisadores. Sua composição congrega uma equipe de pesquisadores de diversas áreas do conhecimento e, portanto, de característica interdisciplinar. Atualmente a Rede Nexos e seus respectivos pesquisadores e estudantes estão inseridos no “Consórcio Internacional de Programas de Teoria Crítica” produzido em colaboração com o Instituto de Pesquisa em Humanidades da Universidade da Califórnia, Berkeley e a Fundação Andrew W. Mellon sendo parceira também da Sociedade Internacional Marcuse.

Nesse sentido, o dossiê “Nexos Interdisciplinares entre Teoria Crítica e Gênero” é constituído por artigos científicos produzidos pela Rede “NEXOS – Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar” conjuntamente com pesquisadores convidados. 

 

Organizadoras do dossiê temático: Dra. Deborah Christina Antunes (UEC), Dra. Isabella Fernanda Ferreira (UFMS), Dra. Marilia Pisani (UFABC) e Dra. Roselaine Ripa (UDESC)

Publicação: v. 10, n. 22, jan./abr. 2023