PRORROGADO O PRAZO PARA O DOSSIÊ TEMÁTICO “MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA EM MÚLTIPLAS ABORDAGENS E TERRITÓRIOS”

2024-01-31

O prazo para submissão de artigos referente ao dossiê temático “MÍDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: teoria e prática em múltiplas abordagens e territórios” do periódico “Perspectivas em diálogo: revista de educação e sociedade” foi prorrogado até dia 15 de fevereiro de 2023

Previsão de publicação: v. 11, n. 27, abr./jun., 2024.

Vivemos em contextos e territórios marcados pela presença do digital e da ubiquidade que tensionam  as dinâmicas de acesso à informação e provocam transformações nas formas de aprender e ensinar.  Essas mudanças têm gerado discussões, estudos e pesquisas sobre teoria e prática com as tecnologias digitais na educação. 

A cibercultura se manifesta como uma intrincada composição cultural derivada de interações digitais e conexões em rede. Pensar essas novas territorialidades a partir da cibercultura como mediadora e produtora de conteúdos, informações, serviços, desinformação, fake news nas múltiplas relações dentro e fora das redes. Além disso, surgem novos desafios como a problemática da inteligência artificial, da cidadania digital e da exclusão digital, tornando-se um desafio para pesquisadores comprometidos com as pedagogias e suas potencialidades nos processos de ensino e aprendizagem. 

Assim, o presente dossiê propõe uma análise criteriosa das múltiplas dimensões relacionadas às tecnologias digitais e mídias na educação. A intenção é ancorar-se em referenciais teóricos e experiências práticas, abarcando desde a educação básica até o ensino superior e englobando as variadas modalidades de ensino e aprendizagem, destacando-se pela ênfase na formação de docentes e nas abordagens pedagógicas contemporâneas.

Organizadoras: Dra. Analigia Miranda da Silva (UFMS), Dra. Célia Regina de Carvalho (UFMS) e Dra. Miriam Brum Arguelho (UFMS)

Submissão de artigos: Até 15 de fevereiro de 2024.