Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Shirley Alves Godoy Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Sarah Raquel Almeida Lins UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)
Palavras-chave: Educação Especial. Saúde. Inclusão Escolar. Produção Científica

Resumo

A literatura aponta a importância da articulação entre a educação e a saúde em vistas à promoção da inclusão escolar da população alvo da educação especial. Porém, pouco tem sido produzido sobre temática tão relevante. O presente estudo teve o objetivo de identificar e caracterizar a produção científica de revistas da área de educação especial que tenham como objeto de estudo a interface entre a educação especial e a saúde como suporte à inclusão escolar. Trata-se de um estudo de revisão de literatura em periódicos da área de Educação Especial disponíveis na rede mundial de computadores, publicados entre 2008 e 2015, identificados por meio da utilização de descritores pré-definidos. Para organização dos dados coletados foi utilizado um protocolo de registro e informações. Os dados foram analisados a partir de Bordgan e Biklen (1994) com base nas categorias de análise. Os resultados revelaram a interface entre a educação e diversas áreas da saúde, tais como, Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina. O que reforçou a importância da participação destes profissionais no processo de inclusão escolar na atuação conjunta com os profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM).

Shirley Alves Godoy, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Especial pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul.

Sarah Raquel Almeida Lins, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Terapia Ocupacional pela UFSCar. Bacharel em Terapia Ocupacional. Especialista em Ambiente Organizacional, Saúde e Ergonomia.

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Publicado
2016-11-10
Como Citar
Vinente, S., Godoy, S. A., & Lins, S. R. A. (2016). Interface entre educação e saúde no suporte à inclusão escolar: uma revisão da produção científica publicada entre 2008 e 2015. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 3(6), 121-146. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1060
Seção
Artigos de demanda contínua