O que dizem os invisíveis: memória social e representações sociais dos adolescentes sobre violência e uso de drogas

  • Renata Tereza Meireles Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas - GePAD vinulado ao Museu Pedagógico da UESB
  • Luci Mara Bertoni Professora Titular Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – UESB. Doutora em Educação Escolar (UNESP).

Resumo

No Brasil, o debate sobre a temática das drogas está centrado na proibição, aliada a isso tem a violência. Buscamos identificar as representações sociais de adolescentes sobre uso de drogas e violência, uma vez que eles estão imersos em uma sociedade em que o acesso a essas substâncias está cada vez mais facilitado e a violência tem sido naturalizada. Este estudo tem como referencial a Teoria das Representações Sociais utilizando a metodologia qualitativa. A análise dos dados foi realizada a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. A droga aparece como algo negativo, além disso, relatam a convivência com as drogas lícitas e ilícitas, no círculo de amizades e família. Na associação entre drogas e violência, além da violência oriunda do tráfico, verificamos, também, as agressões associadas ao consumo de bebidas alcoólicas. Entendemos a relevância deste estudo quando nos deparamos com resultados que fornecem elementos para repensarmos a abordagem preventiva.

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Biografia do Autor

Renata Tereza Meireles, Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas - GePAD vinulado ao Museu Pedagógico da UESB
Mestre em Memória: Linguagem e Sociedade pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialista em Educação e Relações Étnicas Raciais pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC. Soldado 1ª classe – Policia Militar da Bahia.
Luci Mara Bertoni, Professora Titular Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – UESB. Doutora em Educação Escolar (UNESP).
Professora Titular Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e Docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade – UESB. Doutora em Educação Escolar (UNESP). Pós-doutorado na  UnB e na USC/Espanha. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero, Políticas, Álcool e Drogas - GePAD vinculado ao Museu Pedagógico da UESB

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Publicado
2017-12-04
Como Citar
Meireles, R. T., & Bertoni, L. M. (2017). O que dizem os invisíveis: memória social e representações sociais dos adolescentes sobre violência e uso de drogas. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 4(8), 90-106. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/3365
Seção
Artigos de demanda contínua