Política de Educação Especial em Manaus e o Projeto Político-Pedagógico das escolas

  • Samuel Vinente Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Márcia Duarte Galvani Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Palavras-chave: Educação Especial. Política Educacional. Projeto Político-Pedagógico.

Resumo

A concepção dos projetos pedagógicos apresenta aspectos políticos de representatividade e participação. O presente estudo teve como objetivo analisar a proposta da inclusão escolar contida nos projetos político-pedagógicos das escolas da rede pública municipal de ensino de Manaus. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual participaram quatro professores e uma representante da Gerência de Educação Especial. Foram aplicados roteiros semiestruturados de entrevistas e analisados documentos referentes à política municipal publicados entre 2000 e 2016. Os resultados apontam a necessidade da participação coletiva dos profissionais da educação na construção dos projetos, bem como da inserção de metas e estratégias para o Atendimento Educacional Especializado de estudantes público-alvo da Educação Especial.

Biografia do Autor

Samuel Vinente, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestre e Doutorando em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). Técnico em Assuntos Educacionais na Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (PROTEC) da UFAM. E-mail: samuelvinente@ufam.edu.br

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
Doutora e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Escolarização da Pessoa com Deficiência (GEPEPD-UFSCar). E-mail: marciaduar@yahoo.com.br
Publicado
2018-08-18