Educação e emancipação para além da filosofia herbartiana: por uma escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento na prática educativa

  • Rogério Rodrigues Universidade Federal de Itajubá
Palavras-chave: Educação. Emancipação. Prática Educativa. Conhecimento.

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca da questão da emancipação do sujeito e dos processos formativos que possam romper com a hegemonia tradicionalismo das pedagogias modernas, que podem ser representadas nas proposições de Johann F. Herbart, que se pauta no conhecimento explicativo perante o saber como forma constituinte do conhecimento. Na modernidade, ocorre uma predominância em querer saber e uma resistência ao enigma do não saber que possa permitir fissuras no dogmatismo instituído em querer saber presentes nos processos formativos. Nesse caso, o objetivo dessa reflexão se concentra em questionar, no conjunto das práticas educativas, se o saber explicativo destitui o processo formativo como atividade investigativa do intelectual. A metodologia de investigação neste trabalho insere-se numa hermenêutica na leitura de autores que subsidiam a análise sobre a questão do sujeito emancipado na modernidade, baseia-se também em dados coletados em atividade de pesquisa de campo, realizada em duas unidades escolares. A principal conclusão seria que o educador deveria ampliar a discussão criticamente sobre o uso de diversas técnicas de ensino, no sentido de recusar qualquer prática educativa que possa subordinar as inteligências umas as outras, constituindo o embrutecimento dos sujeitos. Seria algo de fundamental importância discutir a formação profissional do professor como intelectual numa escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá

Graduação em Educação Física (Unesp/1987)

Mestre em Educação (Unicamp/1997)

Doutor em Educação (Unicamp/2004)

Pós Doutor em Educação (USP/2017)

Referências

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar. 1985.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Trad. Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

BOURDIEU, Pierre & PASSERON, Jean Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Trad. Reynaldo Bairão. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRASIL, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/>. Acesso em: 30 maio. 2018.

CHAUI, Marilena. A ideologia da competência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

DELEUZE, G. & GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Trad. Ana Lúcia de Oliveira. Rio de Janeiro: Editora 34, 2014.

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: ________. Obras Completas. v. XIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1990a. p. 281-288.

GHIRALDELLI, Paulo. O que é pedagogia. São Paulo: Editora Brasiliense. 1987

GHIRALDELLI, Paulo. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a educação física brasileira.São Paulo: Edições Loyola, 1988.

HERBART, J. F. Pedagogia General: derivada del fin de la educación. Madrid: Ediciones de la Lectura Trad. L´orenzo Luzuriaga, 1806.

HERBART, J. F. A psicologia de Herbart, uma psicologia educacional. In: EBY, Frederick. História da Educação Moderna. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.

JAPIASSU, Hilton. Psicanálise: ciência ou contraciência. Rio de Janeiro: Imago, 1998.

LAJONQUIÈRE, Leandro. A escolarização de crianças “com DGD”. In: Estilos Clínica, vol.2, n.3, p.116-129. 1997.

LAJONQUIÈRE, Leandro. Dos "erros" e em especial daquele de renunciar à educação: Notas sobre psicanálise e educação. In: Estilos Clínica, vol.2, n.2, p.27-43, 1997.

LAJONQUIÈRE, Leandro de. Infância e Ilusão (Psico) Pedagógicas: escritos de psicanálise e educação. Petrópolis: Vozes, 2009.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MILGRAM, Stanley. Obediência À Autoridade: uma visão experimental. Trad. Luiz Orlando Coutinho Lemos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

RANCIÈRE, Jacques. Préfácio ao Le Philosophe et sés pauvres. In: Revista Rapsódia. Trad. PauloHenrique Fernandes Silveira. São Paulo (USP), N. 11, 2017. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rapsodia/article/view/143784/138428, acessado em: 07 jun. 2018.

RODRIGUES, Rogério. Educação e Psicanálise — As dinâmicas das práticas educativas e os mitos sobre as causas das dificuldades escolares: os problemas de aprendizagem. Projeto de Pesquisa Fapemig Universal. Itajubá: Fapemig. 2008.

ROGERS, Carl & ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU.Ed Universidade de São Paulo, 1977.

Publicado
2019-03-19
Como Citar
Rodrigues, R. (2019). Educação e emancipação para além da filosofia herbartiana: por uma escuta do não saber como parte constituinte do conhecimento na prática educativa. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(10), 80-104. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7171
Seção
Artigos de demanda contínua