INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR

  • Rogério da Costa Ribeiro Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Lisliê Lúcia Lima Pereira Ribeiro Faculdade Bandeirantes
Palavras-chave: Tutoria. Mediação. Interatividade.

Resumo

Este artigo é fruto da pesquisa de trabalho final de curso em Gestão da Educação a Distância (Especialização Lato Sensu) ofertado pela Universidade Federal Fluminense (UFF). O estudo tem por objetivo refletir sobre a dinâmica interativa realizada na ferramenta fórum do curso de Ensino de Ciências, Pós-Graduação (Lato Sensu), ofertado na modalidade a Distância pela Universidade de São Paulo (Faculdade de Educação – FE/USP) e Redefor/SEE-SP em 2010/2011.  Descrevemos a ação do tutor em fóruns de discussões buscando evidenciar a interação mediada pela tutoria e em que medida propiciou melhores resultados no processo de ensino e aprendizagens. A abordagem de ordem qualitativa, num estudo de caso, pautou-se na interpretação da realidade, no caráter hermenêutico sobre a experiência vivida pelos sujeitos envolvidos num dado contexto da ferramenta assíncrona de aprendizagem. A análise centrou-se no discurso realizado e na interatividade desenvolvida através da ação da tutoria com os cursistas. Através do presente estudo, foi possível observar que a interatividade estabelecida no ferramental, tem o tutor como elemento essencial de mediação. Sua atuação dinamiza os diferentes níveis interativos, a relação entre os sujeitos envolvidos e todo o processo de construção do conhecimento, promovendo resultados positivos no que se diz respeito a essa modalidade educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério da Costa Ribeiro, Universidade Federal Fluminense - UFF
Especialista em Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (RJ) e Professor de Educação Básica na Rede Municipal de Educação de Cotia – SP. Mestre em Ciências da Educação, na especialidade em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores, pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Portugal).
Lisliê Lúcia Lima Pereira Ribeiro, Faculdade Bandeirantes

Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Bandeirantes (FABAN) e Mestre em Educação pela Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Lisboa/Pt). Atua como Professora na Educação Básica da Rede Municipal de Educação de Cotia – SP.

Publicado
2016-01-04
Como Citar
Ribeiro, R. da C., & Ribeiro, L. L. L. P. (2016). INTERATIVIDADE: ESPECIFICIDADE DA MEDIAÇÃO EDUCACIONAL DO TUTOR. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 3(5), 88-111. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/719
Seção
Artigos de demanda contínua