Contribuições e perspectivas do PIBID para a formação docente

  • Silvia Helena Marrafon universidade federal do tocantins
  • Lina Maria Gonçalves
Palavras-chave: Licenciaturas, Formação Inicial, Teoria e Prática.

Resumo

O presente trabalho trata das contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID para os licenciandos da Universidade de Gurupi-UnirG, Gurupi- TO. Com o objetivo avaliar os efeitos do referido programa na UnirG, com foco nos relatórios do ano de 2017, utilizou-se da análise documental numa pesquisa de abordagem quali-quantitativa. Além da análise de conteúdo dos relatórios produzidos pelos coordenadores, supervisores e estudantes bolsistas, a presente pesquisa embasou-se em material bibliográfico na perspectiva de dialogar com teorias sobre Políticas Públicas; Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. Nesse sentido, buscou-se por meio dos resultados, verificar se os objetivos propostos pelo PIBID têm de fato sido alcançados na UnirG. Os resultados obtidos, a partir das categorias “O PIBID e a construção de saberes nos aspectos formativos e na prática docente”; “O PIBID e a relação entre teoria e prática”; “Reconhecimento do contexto escolar” foram a qualificação para o mercado de trabalho e o reconhecimento do programa para formação contínua de professores. Destacaram-se também a valorização da profissão docente com a motivação dos licenciandos; O PIBID como programa de captação de discentes nos cursos de licenciatura; e o PIBID como intermediador entre Universidade e Escola. Além disso, os licenciandos bolsistas foram apresentados com mais experiência prática escolar que os licenciandos não bolsistas. Quanto às escolas, o PIBID tem contribuído para a aprendizagem dos alunos, e ainda, tem sido um programa de formação continuada para os professores regentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Helena Marrafon, universidade federal do tocantins
Possui graduação em Letras pela Fundação UNIRG (2003) e especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pelo IBEPEX de Curutiba-PR (2005); mestre em Politicas Públicas pela UFT (2019). Atua como docente no Curso de Letras rsidade de Gurupi - UnirG. Tem experiência na área de Linguagem.
Lina Maria Gonçalves
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora no Programa de pós-graduação em Gestão de Políticas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Referências

ACHURÊ, Laudiléia Soares Barbosa.; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra. A oralidade e os desafios no estudo da Língua Materna no PIBID. In: HAUPT, C.et al. Reflexão, prática e colaboração na formação de professores. Goiânia: PUC Goiás, p. 159-165. 2011.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Formação de Professores e os Cursos de Licenciaturas. Espaço Plural; Ano XIII: Nº 26. p. 13-29; 2012.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Capes/FCC. Disponível em <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/24112014-pibid-arquivoAnexado.pdf > Acesso em 23 de Jun. de 2016.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capesPIBID/PIBID> Acesso em 23 de Jun. de 2016.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2012. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2013. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2014. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2015. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2016. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Editais e Seleções - 2018. Disponível em < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/editais-e-selecoes> Acesso em 20 Jul 2018.

BRASIL, Diretrizes curriculares Nacionais para a Educação Básica, sob a resolução de nº 2, de 1º de julho de 2015. Brasília: MEC, 2015.

ESTEVAM, Dimas de Oliveira. A contínua descontinuidade administrativa e de políticas públicas. In. II Seminário das Ciências Sociais Aplicadas Área 11 – Estado e Políticas Públicas. Santa Catarina. 2010.

GATTI, Bernadete Angelina. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, v. 41, p. 3-120, 2014.

GONZATTI, Sônia Elisa Marchi Contribuições do PIBID para a formação inicial de professores: a terceira margem do rio. 2015.

GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: saberes, identidade e profissão. Belo Hrizonte: Papirus, 2004.

GURUPI, CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG. Plano de Desenvolvimento Institucional, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2004.

MARTELET, Michele. O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a Qualidade para a Formação Continuada de Professores. Porto Alegre, 2015. 157f. (Dissertação) Mestrado em Educação. Rio Grande do Sul: PUCRS, 2015.

MENDES, Marcele Pereira; RODRIGUES, Jean Carlos. A inclusão do tema Pluralidade Cultural nas Aulas de Geografia. In: HAUPT, C.et al. Reflexão, prática e colaboração na formação de professores. Goiânia: PUC Goiás, p. 159-165. 2011.

NOFFS, Neide de Aquino; RODRIGUES, Regina Célia Cola. A Formação Docente: PIBID E O Estágio Curricular Supervisionado. Revista e-Curriculum, São Paulo, v.14, n.01, p. 357 – 374 jan./mar.2016.

NÓVOA, António. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

NÓVOA, António. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação, 2014. Disponível em: <https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf> . Acesso em: 17 Fev. 2018.

PIMENTA, Selma Garrido.; LIMA, Maria Socorro Lucema. Estágio e docência. 6 ed. São Paulo, Cortez., 2011

PUPIM, Wagner Barbosa.; PEREIRA, José Marcos; COSTA, Dailson Evangelista; MARIN, Douglas. Jogos, mais que uma brincadeira, uma estratégia de ensino. In: HAUPT, C.et al. Reflexão, prática e colaboração na formação de professores. Goiânia: PUC Goiás, p. 159-165. 2011.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

SOUZA, Roger Marchesine de Quadros. O Programa institucional de bolsas de iniciação à docência numa universidade da grande São Paulo: depoimentos, contradições e reflexões preliminares. Maringá, v. 36, n. 2, p. 309-316, July-Dec, 2014.

Publicado
2019-06-30
Como Citar
Marrafon, S. H., & Gonçalves, L. M. (2019). Contribuições e perspectivas do PIBID para a formação docente. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(11), 114-143. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7736
Seção
Artigos de demanda contínua