LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

  • Nilma Gonçalves Lacerda Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: História cultural. Literatura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)

Resumo

Este ensaio objetiva fundamentar o conceito de literatura como patrimônio, considerados os valores de bem comum universal e a necessidade de sua preservação e contínua transmissão à humanidade. Contudo, sendo a própria literatura um dos espaços em que se pode constatar a presença do patrimônio artístico e cultural de uma nação, o estudo avança no intuito de oferecer reflexões à formação docente continuada, com destaque para a formação do leitor crítico. Espera-se reconhecer o valor da leitura literária e sua contribuição à consciência de que somos todos herdeiros de bens recebidos de gerações anteriores, mas igualmente produtores de bens que serão herança para as gerações vindouras.

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Biografia do Autor

Nilma Gonçalves Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Faculdade de Educação, Departamento  Sociedade, Educação Conhecimento.

Área: formação de professores de Letras, especialização em Literatura para Crianças e Jovens. 

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Publicado
2015-05-26
Como Citar
Lacerda, N. G. (2015). LER LITERATURA, RECONHECER O PATRIMÔNIO – REFLEXÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(3), 61-74. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/825
Seção
Artigos de demanda contínua