Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática

  • Carina Nogueira de Jesus Universidade Federal de Mato Grosso do Sull
  • Giovani Ferreira Bezerra
Palavras-chave: Letramento, Matemática.

Resumo

O livro Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática se caracteriza por ser uma coletânea que reúne 13 capítulos de pesquisadores de diversas universidades do Brasil, a saber: Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ – FCT/UNESP e Universidade Católica Dom Bosco – UCDB. Os artigos aí reunidos discutem, de modo geral, questões sobre o ensino e a compreensão da matemática, a importância da leitura e da literatura nas práticas na Educação Infantil e nas aulas de Língua Portuguesa, e ainda, de como as práticas de letramento podem incluir e integrar conteúdos, por meio dos números, da literatura, da leitura e das letras.

Entre números e letras nos apresenta três capítulos voltados para a área de Matemática, que discutem, dentre outras questões, a formação de professores voltada para essa disciplina, evidenciando elementos referentes à prática pedagógica de professores que ensinam Matemática, bem como mostra algumas dificuldades que circundam tanto a formação inicial docente quanto o professor em exercício, no que tange ao trabalho com os conteúdos matemáticos.

No que tange à leitura e a literatura, o livro vem ao encontro de discussões no que se refere a estratégias para aumentar o interesse dos alunos pela leitura de uma forma dinâmica, com o uso de recursos como as mídias televisivas, cinematográficas, entre outras, além de fazer algumas considerações pertinentes às práticas de letramento, importantes para que se possa formar indivíduos que reflitam acerca do que leem, sendo a escola entendida como um ambiente mediador dessas práticas. Defende-se, assim, a possibilidade de os leitores serem agentes de uma transformação social.

Nesse sentido, este livro possibilita aos acadêmicos de cursos na área de licenciatura, em especial àqueles dos cursos de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como aos profissionais da educação em geral, um enriquecimento sua formação inicial e continuada, com a socialização de temáticas pertinentes à formação de professores, à prática pedagógica e ao processo de ensino e aprendizagem. Afinal, as pesquisas contidas nesse livro dialogam com a realidade educacional vigente na atualidade, abordando temas fundamentais e contemporâneos para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, sobretudo em tempos de ampla discussão nacional sobre alfabetização e letramento, seja em Língua Portuguesa e/ou em Matemática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

EGER, Caroline Touro Beluque; TEIXERA, Geiliane Aparecida Salles; CIRÍACO, Klinger Teodoro (Orgs.). Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, literatura e matemática. Curitiba: editora CRV, 2014, 166p.

Publicado
2015-05-26
Como Citar
Nogueira de Jesus, C., & Ferreira Bezerra, G. (2015). Entre letras e números: as múltiplas faces da formação em leitura, Literatura e Matemática. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(3), 108-109. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/853
Seção
Resenha(s)