https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/issue/feed Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade 2025-01-02T19:31:27+00:00 Josiane Peres Gonçalves josiane.peres@ufms.br Open Journal Systems <p><strong>ISSN 2358-1840 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">Periódico trimestral e <em>on line</em> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), <em>campus</em> de Naviraí, voltado para publicações em Educação e Sociedade. ISSN: 2358-1840. <strong>QUALIS B1 (2017-2020)</strong></p> https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22593 Editorial 2025-01-02T19:31:12+00:00 Josiane Peres Gonçalves josiane.peres@ufms.br <p>.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20298 Consumption of Instagram corporal practice content by women consumption of corporal practice 2025-01-02T19:31:12+00:00 Thalita Caetano thalita.caetano@unifesp.br Rogério Cruz de Oliveira rogerio.cruz@unifesp.br <p>This study aims to understand women’s perception of consuming corporal practices content present on social network platform Instagram. This is a qualitative descriptive research, which included 45 women, aged 18-55 years, from 26 Brazilian states, and who are Instagram users. The semi-structured interview model was used as a data collection instrument, and online interviews were conducted and later recorded and transcribed into an electronic file. Data analysis was performed by non-aprioristic categories. Results found that some of the volunteers consume Instagram corporal practices content and it is possible to observe different preferences about this consumption. It can also be seen that on the one hand content shared on Instagram generated volunteers’ interest in trying and joining new modalities, an also made them know modalities hitherto unknown or that had not called their attention, but, on the other, possible issues in relation to mental health and aesthetic pressure were identified. In conclusion, consumption of Instagram information can be a way to encourage women to maintain their corporal practices if allied to the interests of Physical Education.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20473 Reflexões sobre o armário: tramas, resistências e (in)visibilidades 2025-01-02T19:31:13+00:00 Robson Aparecido da Costa Silva robsoncostapsic@gmail.com Marcos Ribeiro Mesquita marcos.mesquita@ip.ufal.br <p>O presente artigo objetiva trazer à tona um debate introdutório em relação às questões político-acadêmicas que permeiam as discussões relativas ao armário entre pesquisadores. Neste estudo, o armário é compreendido enquanto um mecanismo de regularidade de vidas LGBTQIA+, um dispositivo epistemológico que forja constantes fluxos e tramas de privilégios, visibilidade e hegemonia de valores às pessoas cis e heterossexuais. Uma estrutura regulatória de nível individual e coletivo, não apenas das dissidências de gêneros e das sexualidades, que define modos de sociabilidade público-privado, ancoradas no binarismo homo/hétero e na heteronormatividade compulsória; além de produzir regimes históricos de (in)visibilidades que vão adquirindo novas configurações de um contexto para outro e forjando sistemas micro e macropolíticos cujas diretrizes podem mudar entre pessoas que nele vivem e resistem às opressões, violências e atos discriminatórios. O estudo traz enquanto norte metodológico, a revisão bibliográfica da literatura acerca do tema, tendo como base de análise diferentes marcadores sociais da diferença para se refletir sobre o armário. Como principais reflexões podemos afirmar que muitos estudiosos vislumbram o armário enquanto racialmente não-marcado, refletido apenas pelo olhar do gênero e da orientação afetivo-sexual; que esse dispositivo não produz apenas opressão e sofrimentos, uma vez que, o armário também se faz trincheira, abrigo, para muitas/os que nele habitam, se resguardam ou se movimentam entre o entrar e sair, vice-versa. Por fim, cumpre dizer, que ele é um conceito guarda-chuva, capaz de abarcar e/ou aglutinar uma multiplicidade de experiências de vida, de modos distintos, entre diferentes pessoas que nele vivem, um mecanismo capaz de regular o controle de vidas, inclusive LGBTQIA+, mesmo depois de terem se assumido, e construir para elas diretrizes conectadas a trajetória de vida de cada qual sobre as sexualidades.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21919 Discurso de interdição do corpo não heterossexual: “República dos Assassinos” como forma de dispositivos de lutas e resistências 2025-01-02T19:31:14+00:00 Claudio Noel de Toni Junior juniortoni100@gmail.com <p>A obra em análise contempla o estudo da visibilidade da transgeneridade no que tange a seus aspectos de interdição e lutas no espectro das microfísicas de saber-poder e de resistência no período da ditadura militar no Brasil e na contemporaneidade pelas resistências ao poder hegemônico da heterossexualidade e da interdição de um estilo de vida não binário.&nbsp; As tensões das desigualdades de gênero desde a época em que se esboça a obra “República dos Assassinos”, como paradigma para o discurso junto a outros autores como Butler, Foucault e associações e instituições de proteção a vida humana&nbsp; fazem surgir movimentos sociais de enfrentamento as desigualdades, tais como: atuação de órgãos judiciários contra a interdição e o aparecimento na mídia de pessoas com identidade de gênero diversa do heteropatriarcalismo histórico dominante em buscar seus espaços, mesmo que heterotópicos. São sujeitos que possuem a liberdade de serem quem são, mesmo diante de um cenário de estarmos inseridos no país que mais mata pessoas trans no mundo conforme a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA). O objetivo do trabalho é mostrar que as interdições de gênero contemplam aspectos de dependência e de ausência da liberdade do sujeito em si pelas diversas formas de interdição do passado que permanece no presente, em que ao não poder ser quem é dentro de instituições pautadas pela heteronormatividade imposta institucionalizada, opta pelo desmantelamento dos direitos à vida das minorias e que, embora esteja vinculada ao período da ditadura, mostra sua realidade no tempo atual.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20671 Corpo, educação e gênero: tematizações possíveis nas aulas de educação física no ensino fundamental 2025-01-02T19:31:15+00:00 Marluci Michele de Sousa marciacoffani@hotmail.com Marcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani marciacoffani@hotmail.com <p>Este trabalho relata as investigações sobre o modo como as práticas corporais, em específicos, jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física podem potencialmente favorecer a reprodução de estereótipos de gênero. Analisou-se como as crianças ocupam os espaços durante as aulas, as influências e as repercussões das questões de gênero nos conteúdos de jogos e brincadeiras, como as práticas das aulas de Educação Física constroem e reconstroem questões de gênero e como repercutem na convivência e aprendizado de alunos e alunas do Ensino Fundamental. O estudo de foro qualitativo, de tendência descritiva, foi desenvolvido numa escola municipal, na cidade de Cuiabá – MT. Participaram do estudo estudantes dos 4° ano matutino do Ensino Fundamental, com idade de 9 a 10 anos. Os instrumentos de investigação foram roteiros de observações das aulas de Educação Física, acompanhados de registros fílmicos e imagens no momento de desenvolvimento das Sequências Didáticas; análise de fontes documentais da unidade escolar e entrevistas por meio de roda de conversa. As constatações partem da observação sobre a forma de aprendizagem, de falas estereotipadas sobre gênero na escola; do modo como o estereótipo de gênero se sobrepõe a estratégias para vencer os jogos; de uma reflexão sobre o lugar que as meninas ocupam; do modo como acontece a separação de gênero nas torcidas durante os jogos e brincadeiras. Aspectos que justificam a discussão da Educação Física como meio de aprendizado, inclusão e equidade.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20284 Interseccionalidade e mulheres com deficiência física: enfrentando o preconceito duplo 2025-01-02T19:31:16+00:00 Thais Aparecida Santos thais.psicologia2017@gmail.com Maria Nivalda de Carvalho-Freitas nivalda@ufsj.edu.br <p>A inclusão contribui para a criação de um ambiente mais diverso e igualitário. Isso reflete valores de respeito, valorização das diferenças e combate à discriminação. Tendo em vista que o processo da deficiência gera sentimentos, emoções e implicações psicossociais, a presente pesquisa teve como objetivo compreender os impactos dos aspectos contextuais e culturais nas trajetórias de vida e na subjetividade de mulheres com deficiência física congênita ou adquirida na primeira infância. A investigação tem natureza qualitativa, tipo exploratório e se operacionaliza pela utilização de entrevistas semiestruturadas, analisadas pela Análise de Conteúdo. As participantes nos auxiliaram na construção de nossas categorias analíticas: i) Preconceito e interseccionalidade: narrativas da inclusão e exclusão de mulheres com deficiência; ii) Gênero e deficiência: interseções e perspectivas; iii) Acessibilidade no trabalho: (re)significações entre inserção, inclusão na busca do reconhecimento profissional; e iv) Acessibilidade escolar: construções e percalços nas vivências da deficiência. A deficiência&nbsp; se insere como um fator marcante na vida dessas pessoas, levando em consideração sentimentos, emoções, angústias, sofrimentos, e em contrapartida, reconhecimento, pertencimento e (re)significações face a própria deficiência. O fator gênero, propiciou fatores capacitistas, frente ao trabalho, lazer, escola e coletividade. O trabalho foi vivenciado como um motor de pertencimento subjetivo e social.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22025 Transdisciplinariedad, decolonialidad y complejidad ¿Qué lugar irrumpen en la educación hoy? 2025-01-02T19:31:17+00:00 Milagros Elena Rodriguez melenamate@hotmail.com <p>En las líneas de investigación: Decolonialidad planetaria-complejidad en re-ligaje, Educación Decolonial Planetaria - transepistemologías complejas y transmetodologías complejas y los transmétodos decoloniales planetarios-complejos, como objetivo de la indagación se sustenta la tríada transdisciplinariedad-decolonialidad-complejidad y su lugar de urgencia en la educación actualmente. En la reconstrucción la tríada transdisciplinariedad-decolonialidad- complejidad tiene contenida la actitud decolonial, es estrategia compleja, transparadigmática y va la superación de los paradigmas modernistas-postmodernistas-coloniales; transgresora de los peores males vivenciados. Es transgresora entonces de la educación colonial, en todo sentido, no sólo desde el currículo, se trata de la perspectiva liberadora Freiriana en todo sentido.&nbsp; Va a: la plena realización de posibilitar la auto transformación y liberación de la opresión de los educandos; hacer concordar los <em>topoi</em>,&nbsp;&nbsp; emerger como antropoética, en la eticidad compleja del género humano, reconstruye la misión del ser humano en la tierra; contribuye con comprensión entramadas con la complejidad de la vida, de la creación planetaria; contribuye a: una Educación Decolonial Planetaria Compleja, rupturas a-significantes con la colonialidad, la exclusión, el reduccionismo; en la educación a investigar con transmetodologías, y transmétodos.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21240 Desafios para o ensino das temáticas afro-brasileira e indígena na disciplina de História em escolas de Campo Grande / MS 2025-01-02T19:31:18+00:00 Evelyn de Souza Santiago Candido da Silva evelynssantiago@hotmail.com Victor Ferri Mauro victor.mauro@ufms.br <p class="Revista-ResumoePalavras-Chave" style="margin: 0cm;">O presente artigo tece algumas reflexões sobre o ensino das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena em escolas das redes pública e privada do município de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. Para a obtenção e produção dos dados e informações aqui apresentados, utilizamos, prioritariamente, entrevistas semiestruturadas e observação direta de atividades escolares realizadas no ensino remoto emergencial. Nesse sentido, buscamos observar experiências de professores no ensino das temáticas e identificar as abordagens desses temas nas aulas de História na Educação Básica. Na percepção dos interlocutores da pesquisa, alguns dos desafios para o ensino das referidas temáticas se concentram na persistência do preconceito racial e religioso em nosso país; nas deficiências da formação docente (inicial e continuada), e na necessidade de maior colaboração entre profissionais da Educação Básica, pesquisadores das universidades e ativistas dos movimentos sociais pela igualdade de direitos.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21874 Capital de heranças: Vila Bela da Santíssima Trindade e seu cotidiano, reflexões sobre tradições quilombolas a partir de uma experiência etnográfica 2025-01-02T19:31:19+00:00 Lucas Mateus Farias Silva lucas.mateus.silva@unemat.br Rosane Duarte Rosa Seluchinesk rosane.rosa@unemat.br Laudemir Luiz Zart laudemirzart13@yahoo.com.br Adriano Batista Castorino adrianocastorino@mail.uft.edu.br <p>Este trabalho versa sobre uma vivência de pesquisa etnográfica com povos quilombolas de Vila Bela da Santíssima Trindade – MT, durante a realização da disciplina de Etnografia e Pesquisa em Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso. A pesquisa teve como objetivo experienciar os conhecimentos e estratégias da etnografia para acessar informações que promovessem reflexões acerca das complexas dinâmicas que envolvem as subjetividades, interações e práticas sociais existentes no referido espaço. Como estratégia de trabalho foi realizada uma etapa preparatória com textos, filmes, músicas, poesias e relatos autobiográficos dos participantes do curso e depois outra etapa com uma experiência imersiva em campo. Nesta dinâmica foi possível articular os saberes acessados durante as aulas com as atividades vivenciadas na ida a campo. As observações, as escutas e os registros foram guiados pelo pressuposto de que sempre é necessária uma interação com o outro de modo que naquele espaço, os outros eram também os pesquisadores. Dito isso, podemos afirmar que a experiência de pesquisa vivenciada nos permitiu compreender as múltiplas dimensões culturais presentes nessa comunidade, examinando como as heranças históricas/culturais moldaram e continuam a influenciar a vida cotidiana dos seus habitantes.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22319 Religião no ambiente escolar: da preservação do direito ao crime 2025-01-02T19:31:20+00:00 Kleber Saldanha de Siqueira kleber.siqueira@cedu.ufal.br <p>No contexto social contemporâneo, diversas são as iniciativas voltadas para a preservação ou consolidação de direitos, principalmente aqueles voltados para a expressão plural e multicultural dos indivíduos, sendo a religião importante tema de discussão, dado seu impacto e penetração nas várias instituições sociais que permeiam a vida secular. Nesse sentido, sendo a escola importante lócus de organização coletiva e espaço para o fortalecimento de práticas voltadas para Educação em Direitos Humanos, este artigo, configurado num estudo bibliográfico de natureza narrativa-qualitativa, tem por objetivo discutir, de forma crítico-reflexiva, como a religião está introjetada no ecossistema escolar, representando elemento de expressividade do indivíduo como direito constituído, como também seus impactos negativos quando empregada de forma sistêmica para a promoção da violência e restrição à liberdade religiosa. Para isso, foi realizada uma pesquisa sistematizada nos portais <em>Scielo</em> e Oasisbr, através do uso de descritores de busca, critérios de inclusão e exclusão, sendo selecionados trabalhos publicados entre 2013 e 2023, constituindo a base bibliográfica desta pesquisa, suas reflexões e discussões. Ao final, fica demonstrada a necessidade de fortalecimento no ambiente escolar de ações pedagógicas e políticas educativas capazes de conscientizar os sujeitos acerca dos limites da religião na escola, sendo esta, muitas vezes, manifestada para o bem ou para o mal.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20687 Engagement estudantil: narrativas autobiográficas de um estudante do curso de pedagogia 2025-01-02T19:31:21+00:00 Deividi Fernando Borges da Cunha deividifernando0506@gmail.com Fernanda Figueira Marquezan fernandamarquezan@ufn.edu.br <p>O estudo aborda o <em>engagement</em> estudantil no contexto do Curso de Pedagogia. Desse modo, definiu-se como problema de pesquisa: <em>como o engagement estudantil repercute na formação de um estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana (UFN)</em>? Com esse propósito, o objetivo geral da investigação buscou analisar o <em>engagement</em> na perspectiva do estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Franciscana, Santa Maria/RS. Especificamente, tem-se os seguintes objetivos: a) caracterizar o <em>engagement</em> estudantil no contexto da Educação Superior; b) reconhecer as concepções teórico-metodológicas que fundamentam a formação do estudante em Pedagogia; e c) identificar as políticas institucionais promotoras do <em>engagement</em> estudantil do Curso de Pedagogia; d) relacionar a trajetória pessoal acadêmica do autor às dimensões do engagement estudantil no ensino superior por meio do diário formativo. O estudo integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional entre a Universidade Franciscana (UFN), Santa Maria/RS, e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), <em>campus</em> Erechim/RS, sobre Práticas Pedagógicas Inovadoras e <em>Engagement</em> Estudantil na Educação Básica e Superior. A metodologia de pesquisa é de cunho qualitativo, bibliográfico e apoiada no método autobiográfico. As narrativas autobiográficas foram produzidas a partir da escrita do Diário Formativo. Constatou-se que o <em>engagement</em> estudantil na Educação Superior se dá por meio da multidimensionalidade (cognitiva, comportamental, agêntica e emocional), o que qualifica a aprendizagem e a formação acadêmica e profissional.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20162 Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores 2025-01-02T19:31:21+00:00 Felipe da Costa Negrão felipe.unl@hotmail.com Amarildo Menezes Gonzaga amarildo.gonzaga@yahoo.com.br <p>Este artigo de revisão de literatura teve o objetivo de mapear a produção científica sobre Pesquisa Narrativa e formação inicial de professores, na base de dados da <em>Scopus</em>, no período de 2013 a 2023. O <em>corpus</em> de artigos foi sistematizado em planilha eletrônica e apresenta as principais bases teóricas da Pesquisa Narrativa, os instrumentos para a produção de dados e os tipos de análise empregados pelos pesquisadores narrativos. Os resultados destacam Jean Clandinin e Michael Connelly como referências mundiais neste campo de pesquisa qualitativa; as entrevistas emergem como o dispositivo mais recorrente para a produção de dados; e em termos de análise de dados, a pesquisa expõe múltiplos modos de tratamento e comunicação das experiências em forma de narrativas. Em suma, o artigo contribui ao campo da Pesquisa Narrativa, por identificar lacunas e sugerir direcionamentos para futuros estudos.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20372 A alfabetização didático-científica do professor de Ciências e o contexto sociopolítico: princípios, percepções e epistemologia 2025-01-02T19:31:22+00:00 Luiz Carlos Marinho de Araújo marinhoaluiz@hotmail.com Lourdes Aparecida Della Justina lourdesjustina@gmail.com <p>O cenário político brasileiro, nos últimos anos, em especial de 2019-2022, tem exigido da classe docente e da comunidade acadêmica o compromisso de ensinar conteúdos curriculares e promover a politização dos estudantes. Logo, a formação do professor do Ensino Fundamental – Anos Iniciais que leciona Ciências precisa ser (re)estruturada para que a formação político-pedagógica seja inserida nas ações formativas, tendo em vista que o modelo de formação bancária negligenciou tais habilidades. Diante desse contexto, este estudo qualitativo tem por objetivo apresentar e discutir os princípios, as percepções e a epistemologia que fundamentam o conceito Alfabetização Didático-Científica a partir da percepção dos professores de um curso de especialização ao analisarem a prática pedagógica representada em uma história em quadrinho. Os dados foram tratados pela Análise do Discurso Freireano. Constata-se que o modelo de formação dialética, ancorada na abordagem investigativa e no trabalho colaborativo em grupo de formação, apresenta indícios de que é possível a Alfabetização Didático-Científica do professor como mecanismo propício para que o docente aprimore seu saber reflexivo. Desse modo, tendo como base a autorreflexão crítica do seu planejamento ao estruturar práticas pedagógicas investigativas nas aulas de Ciências, além das práticas sociais como base para a promoção da Alfabetização Científica do estudante.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20128 O regime de colaboração na pandemia da Covid-19: analisando as normativas do Programa Aprendizagem na Idade Certa-Mais PAIC 2025-01-02T19:31:23+00:00 Rodrigo Gonçalves Duarte rodrigogduarte600@gmail.com Maria do Carmo Meirelles Toledo Cruz carminhameirelles@gmail.com Vanda Mendes Ribeiro vandaribeiro2@gmail.com Eric Ferdinando Kanai Passone erickpassone@gmail.com <p>Este artigo objetiva analisar as normativas formuladas pelo governo cearense para organizar a rede de ensino durante a pandemia do novo coronavírus, com foco no Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic). A partir da literatura sobre coordenação e cooperação interfederativa, realiza um levantamento bibliográfico e uma análise documental dos decretos e outros materiais publicados pelo governo estadual. A análise documental selecionou 100 decretos e 11 normatizações orientadoras à ação dos municípios, de março de 2020 a abril de 2022. Dos decretos, 80 tratavam da educação. Os materiais foram analisados por: período de promulgação e implicações sobre a educação. O Programa é uma política organizada pela Secretaria da Educação (Seduc) do Ceará que visa o regime de colaboração entre municípios e o estado na educação; neste contexto, o governo promulgou normativas que visavam dar norte aos secretários municipais de educação, gestores e professores durante a pandemia. O governo cearense e a Seduc promoveram orientações e formações às equipes da Educação, com uma série de transformações no desenho do Programa, buscando garantir a aprendizagem dos alunos e auxiliando os agentes implementadores. Desta forma coordenou a política educacional e colaborou com os municípios na pandemia.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20236 Explorando o Bioma Cerrado: abordagens contextualizadas no Ensino de Ecologia 2025-01-02T19:31:23+00:00 Fernanda Pimenta Diniz Vieira fernandapdiniz15@gmail.com Cinthia Maria Felício cmfkoch@gmail.com <p>Considerando que a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos mais críticos e reflexivos em relação ao meio ambiente, este estudo teve como objetivo investigar a percepção do Bioma Cerrado por 33 estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na disciplina de Biologia em uma escola estadual no município de Caldas Novas, Goiás. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados um questionário semiestruturado, seguindo a Análise de Conteúdo de Bardin e a observação participante, por meio de registros em um diário de campo. Os resultados revelam uma percepção um tanto romântica e simplista sobre o Cerrado por parte dos estudantes. Diante disso, é evidente a necessidade de ampliar as propostas relacionadas à conservação e preservação ambiental nas escolas, com o objetivo principal de despertar o interesse dos estudantes e conscientizá-los sobre a importância de adotar medidas conservacionistas.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22145 Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas pelo gestor escolar: revisão sistemática 2025-01-02T19:31:24+00:00 Pedro Bernardo bernardo.silva.712@ufrn.edu.br Sandra Lúcia Ferreira 07sandraferreira@gmail.com <p>Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática de estudos sobre gestão escolar e avaliações de desempenho dos estudantes de Ensino Médio. A questão norteadora buscou entender como os gestores da educação básica utilizam os dados e os resultados gerados pelas avaliações em larga escala, com foco em suas atribuições na escola. Para a realização da referida revisão foram selecionados trabalhos acadêmicos, entre 2018 e 2023, nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os descritores utilizados foram: gestor escolar, ensino médio, gestão escolar e avaliação em larga escala. A proposta da revisão sistemática surgiu a partir da necessidade de conhecer as produções acadêmicas relacionadas às práticas de gestão em escolas de Ensino Médio, a fim de embasar uma futura pesquisa de mestrado, sobre o papel do gestor escolar diante dos resultados das avaliações de desempenho em larga escala de estudantes da Educação Básica. Foi constatado, por meio das análises dos resultados, que a maioria dos trabalhos pesquisados exploram os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), constituído pelos valores de referência do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações, indicando seu uso para orientar as tomadas de decisões na gestão escolar. A principal preocupação dos diretores se concentra em implementar ações para atingir as metas estabelecidas, porém, em alguns casos, a qualidade da educação medida por este indicador, permanece estagnada. Também foi observado que a atuação dos gestores na organização do trabalho pedagógico requer múltiplas atribuições para alcançar o nível de qualidade apontado no modelo de gestão gerencial.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20651 A avaliação escolar na perspectiva inclusiva: dados de um estudo de revisão 2025-01-02T19:31:25+00:00 Guadalupe Brandão de Souza Gomes guadalupe_bsg@hotmail.com Silvia Adriana Rodrigues silvia.rodrigues@ufms.br Paulo Fioravante Giareta paulo.giareta@ufms.br <p>Este artigo é fruto de estudo que teve como objetivo geral apresentar um cenário de pesquisas desenvolvidas no Brasil, em nível de mestrado e doutorado, que discutem a avaliação numa perspectiva inclusiva, adotando a abordagem de investigação quanti-qualitativa, bibliográfica, de caráter exploratório, do tipo estado do conhecimento. O mapeamento das produções foi realizado no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sem um recorte temporal definido<em> a priori</em>, mas levando em consideração o período referente à publicação dos trabalhos encontrados e selecionados para o estudo em questão, a saber, entre os anos de 2006 e 2020. A análise quantitativa dos dados mostra um número pouco significativo de investigações que discutem a avaliação numa perspectiva inclusiva. No que diz respeito ao exame qualitativo, este se deu a partir de duas categorias: concepções de inclusão escolar e concepções de avaliação escolar. Na primeira, há o predomínio da concepção de Educação para Todos na escola regular, bem como da Educação Especial ao tratar da relação entre inclusão e avaliação escolar. Na segunda categoria, as concepções de avaliação escolar mais recorrentes foram: avaliação processual ou formativa, avaliação diagnóstica e avaliação mediadora. O cenário encontrado mostrou que inexistem trabalhos com a concepção de avaliação escolar assumida como referência neste estudo, que é a de “criar” novos modos de avaliar, como aponta a pesquisadora Sandra Mara Corazza.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21860 O uso do cinema na educação em Psicologia: uma revisão integrativa da literatura 2025-01-02T19:31:26+00:00 Nathássia Matias de Medeiros nathassiamm@gmail.com Karla Marília Mota Gomes psimariliamotag@gmail.com Leonardo Mendes Mesquita leonardo.mendes.cg@gmail.com Giovanna Carbone Gabriel giovannacgabrielgabriel@gmail.com <p>Este estudo investiga o uso do cinema como ferramenta pedagógica no processo de ensino-aprendizagem na formação em Psicologia. Diante de um cenário que exige metodologias mais ativas e integradas no ensino superior, conforme apontado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Psicologia, o cinema surge como um recurso inovador capaz de ampliar a formação dos futuros psicólogos. A pesquisa tem como objetivo investigar a literatura científica sobre o uso do cinema como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem na formação do psicólogo. Com base em uma revisão integrativa de literatura, são analisadas teorias e práticas que evidenciam o potencial do cinema para o ensino de conceitos e teorias psicológicas, além de seu papel no desenvolvimento de habilidades profissionais fundamentais, como a empatia, o pensamento crítico e a análise contextual. Ao contribuir para preencher algumas lacunas existentes na literatura sobre o tema, este estudo busca consolidar o cinema como um recurso pedagógico relevante, enriquecendo o repertório acadêmico e oferecendo uma alternativa de aprendizagem que conecta teoria e prática. As conclusões apontam para a possibilidade do uso do cinema na facilitação do aprendizado ativo, ampliando os caminhos de compreensão dos futuros psicólogos e seu engajamento com as realidades humanas que enfrentarão em sua prática profissional.</p> 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19919 Em verdade, em verdade vos digo: há mais coisas acerca do congresso de Milão (1880) do que pode imaginar nossa vã filosofia – tradução das atas oficiais de Pasquale Fornari 2025-01-02T19:31:26+00:00 Carlos Roberto de Oliveira Lima carlosrobertolima1112@gmail.com 2025-01-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade