https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/issue/feedPerspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade2025-09-19T17:59:54+00:00Josiane Peres Gonçalvesjosiane.peres@ufms.brOpen Journal Systems<p><strong>ISSN 2358-1840 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">Periódico trimestral e <em>on line</em> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), <em>campus</em> de Naviraí, voltado para publicações em Educação e Sociedade. ISSN: 2358-1840. </p>https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/24172Editorial2025-09-19T17:59:53+00:00Josiane Peres Gonçalvesjosiane.peres@ufms.br2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23226“I don't even have time to exist”: the everyday life of university teachers2025-09-19T17:59:53+00:00Diego Mauricio Barragándiebarragan@gmail.comMagda Saratmcsarat@gmail.com<p>This paper research how teachers deal with difficulties encountered in the everyday workplace. A qualitative approach was used; interviews with professors, both full and part-time, and participant observation in public and private universities in Brazil and Colombia. Three aspects were proposed to understand how they deal with difficulties: efforts, relationships and perspectives. Efforts refer to the intensity of activities, the responsibilities they must assume and the changes they must face in their work. The relationships, which stand out, are with those who share their day-to-day life with others (children, partners, parents, friends or colleagues). Finally, the views of their own labours stand out, highlighting a strong affective engagement experienced by teachers as members of a community. The complexity of their activities, added to the intensity of their role, makes them permanently look for solutions to deal with difficulties, leading them to establish in their teaching duties as the core of their lives.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22757Paulo Freire, docência e formação de professores: possibilidades, limites e experiência em um curso de Pedagogia2025-09-19T17:59:53+00:00Rayane Ferreirarf.universo@outlook.comAliandra Cristina Mesomo Liraaliandralira@gmail.com<p>As reflexões pedagógicas de Paulo Freire representam um alicerce teórico e empírico substancial, oferecendo valiosas diretrizes para o campo educacional. Inicialmente centrado na esfera da educação popular, o legado de Freire expandiu significativamente, possibilitando debates no contexto da docência e da formação universitária. Este estudo teve como propósito estabelecer conexões entre os princípios freireanos e a presença de suas ideias e obras no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), ou seja, a sua relevância e potencial na formação de professores. Por meio das ideias fundamentais do autor e de uma pesquisa bibliográfica, realizou-se uma análise documental dos planos de ensino desse curso, com o intuito de identificar referências a Paulo Freire. Aliada a essa abordagem metodológica, foi incorporada uma dimensão subjetiva delineada a partir do relato de experiência de uma das autoras, concluinte do curso de Pedagogia. Os resultados apontaram que o curso apresenta uma incorporação limitada dos pressupostos desse autor, no entanto, os docentes mitigam essa lacuna ao ultrapassar as diretrizes documentais e adotarem uma postura dialógica em suas práticas pedagógicas. Destaca-se, assim, a importância de a formação docente abraçar os princípios freireanos com indicações claras nos planos de ensino, visando valorizar a liberdade, a criticidade e o diálogo como pilares formativos.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22820Formação docente e os desafios da educação básica no século XXI2025-09-19T17:59:53+00:00Leandro Bastaleandrobasta@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo analisar os desafios da formação docente na educação básica brasileira, considerando as diretrizes normativas, os modelos curriculares e as demandas contemporâneas da prática pedagógica. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental, contemplando normativas educacionais, documentos oficiais e estudos acadêmicos de referência. Os resultados evidenciam discrepâncias significativas entre a formação inicial dos/as professores/as e a exigência do ensino atual, destacando desafios como o predomínio de um modelo tecnicista, a precarização da carreira docente e a integração das tecnologias educacionais. Conclui-se que a formação docente deve ser reformulada de maneira mais contextualizada e alinhada às necessidades da sociedade contemporânea, priorizando a construção de saberes críticos e reflexivos, bem como o fortalecimento de políticas públicas que valorizem a profissão. A pesquisa sugere que estudos futuros aprofundem a relação entre a formação docente e a qualidade da educação, incluindo investigações empíricas que analisam a experiência dos/as professores/as em exercício e os impactos das reformas curriculares na prática pedagógica.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23200A feminização da carreira docente no Brasil: reflexões teóricas sobre relações de gênero e educação2025-09-19T17:59:53+00:00Bárbara do Vale Martinsbarbara.ifac@gmail.comAdriana Ramos dos Santosadriana.santos@ufac.brMurilena Pinheiro de Almeidamurilena.almeida@ufac.br<p>O trabalho docente durante os períodos históricos da educação brasileira é constituído por algumas metamorfoses. Conhecer essas transformações, demanda-se inclusive entender as epistemologias das relações sociais, históricas, econômicas e políticas de gênero, precipuamente quando o trabalho docente se tornou um universo predominantemente feminino. Este estudo objetiva apresentar uma análise da feminização da carreira docente no contexto brasileiro, sob a perspectiva teórica de Butler e Louro, que contribuem e interpelam conceitos sobre gênero e educação. Por conseguinte, adotou-se como literatura bibliográfica, autores que tratam a respeito da feminização da docência no Brasil como: Costa, Sá e Rosa, Stamatto, Fagundes, Antunes e Accorssi, dentre outros. Os caminhos metodológicos da pesquisa, ancoram-se em uma abordagem qualitativa de natureza descritiva exploratória. Os resultados mostram que a feminização da docência no Brasil se dá mediante vários fatores estruturantes, sendo a categoria gênero uma das principais configurações interseccionais para a explicação deste fenômeno. A pesquisa se encaminha para as considerações finais trazendo reflexões sobre a feminização da docência constituída historicamente mediante relações de poder embasadas por pressupostos patriarcais, sexistas e misóginos. E, apesar dos percalços, a luta das mulheres por reconhecimento e pela construção de uma identidade profissional, é, também, um fator importante para a consolidação do fenômeno. </p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23033Proficiência em leitura em língua estrangeira como requisito da Pós-Graduação Stricto-Sensu2025-09-19T17:59:53+00:00 Dohane Julliana Robertodojuro@gmail.com<p>Exames de proficiência são exigência em diversos contextos, entre os quais está a pós-graduação. Neste artigo, visa-se à análise de um conjunto desses exames, considerando sua constituição e a perspectiva daqueles que os elaboram, relacionando-os às exigências de leitura em língua estrangeira na pós-graduação a qual o atestado de aprovação em tais exames é comumente apresentado como cumprimento ao requisito de proficiência em língua estrangeira. Trata-se de pesquisa mista, de caráter documental e de entrevista. Os resultados indicam que os testes analisados, embora se desenvolvam a partir de textos reais que têm circulação social, não atendem aos critérios de validade de conteúdo, construto, face e confiabilidade, assim como não atingem a avaliação de nível de leitura em LE que se aproxime ao exigido na pós-graduação. Essa constatação sugere que a obtenção da aprovação pode satisfazer à exigência burocrática, mas não evidenciar aptidão linguística e leitora em LE do pós-graduando.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22419Explorando a prática experimental em escolas de tempo integral: um estudo de revisão sobre a promoção da alfabetização científica2025-09-19T17:59:53+00:00Valdecir Francisco de Almeidavaldecir.alm@gmail.comLeandro Carboleandro.carbo@ifmt.edu.br<p class="Revista-ResumoePalavras-Chave" style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;">Este artigo tem como objetivo investigar o papel da prática experimental na promoção da aprendizagem científica no ensino de Química, especialmente em escolas públicas de tempo integral. As recentes reformulações curriculares da Educação Básica são voltadas para uma formação mais integral e contextualizada, impulsionaram mudanças significativas no Ensino Médio, como a implantação de laboratórios e o aumento da carga horária. Nesse cenário, a experimentação em sala de aula assume um papel estratégico ao aproximar teoria e prática. A metodologia adotada se baseou em uma revisão bibliográfica, realizada no primeiro semestre de 2024, com a análise de dissertações publicadas entre 2014 e 2023, disponíveis no Catálogo de Teses e Dissertações e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A seleção resultou em cinco dissertações, que foram examinadas quanto ao foco temático, referências teóricas, fontes de informação, tipo e abordagem metodológica. Os resultados apontam que a prática experimental contribui para o desenvolvimento da autonomia discente, para o engajamento nas atividades escolares e o fortalecimento da compreensão dos conteúdos químicos. Contudo, foram identificados entraves, como a escassez de materiais, a falta de estrutura física adequada e lacunas na formação dos professores. Conclui-se que, apesar dos desafios, o ensino em tempo integral, quando aliado a metodologias práticas e bem fundamentadas, representa uma via promissora para a consolidação de uma educação científica mais crítica, significativa e transformadora.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22793A Gazeta Infantil e as contribuições da literatura na formação do pequeno leitor (1929-1930)2025-09-19T17:59:53+00:00Gizeli Fermino Coelhogizeli.fermino@uems.brMaria Cristina Gomes Machadomcgm.uem@gmail.com<p>Este texto tem como objetivo investigar como o suplemento A Gazeta Infantil, publicado em formato de tabloide no jornal A Gazeta<em>,</em> veiculava questões relacionadas à literatura infantil durante a sua primeira fase de circulação (1929-1930). Temos a intenção de destacar as contribuições do suplemento para o florescimento e solidificação da literatura infantil brasileira e a formação de novos leitores. Isso ocorreu em um período em que se sobressaíam os interesses de uma nova massa urbana, impulsionada, principalmente, pelo processo de imigração e industrialização incipiente. Para isso, tomamos como fonte de pesquisa, as 57 primeiras edições do suplemento A Gazeta Infantil que foram publicadas entre os anos de 1929 e 1930. Assim, identificamos várias concepções de infância, desde a criança inocente, ignorante “jeca”, suja, mal-educada, preguiçosa, desobediente e má, que precisava ser conduzida e educada para transformar a sociedade e atender aos auspícios do desenvolvimento econômico, político e social até à criança sacralizada, idealizada nos moldes românticos. Em outras palavras, aquela criança estudiosa, obediente, bondosa, zelosa, religiosa, limpa e educada, lapidada o suficiente para garantir o crescente processo de modernização que vivia a pátria brasileira.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22888Vou-me embora pra Pasárgada: percepções ecocrítico-poéticas a um ensino inter e transdisciplinar de Ciências2025-09-19T17:59:53+00:00Elisângela Campos Damascenoelisceno@ifpi.edu.brGeraldo Jorge Barbosa de Mourageraldo.jbmoura@ufrpe.br<p>A Ecopoética é um ramo da Ecocrítica que tem por escopo a investigação das relações entre a poesia e o meio ambiente (físico, simbólico e sociocultural). Nessa ótica, este artigo busca analisar o poema <em>Vou-me embora pra Pasárgada</em>, de Manuel Bandeira, a partir das perspectivas ecocrítico-poéticas, tendo em vista a sinalização de possíveis interfaces epistemológicas, o que pode favorecer um ensino inter e transdisciplinar de ciências. Desse modo, a presente pesquisa adota o método da Análise do Discurso de Linha Francesa (Pêcheux, 2006; Orlandi, 2012), com o propósito de evidenciar o objetivo proposto. Como principais resultados, verifica-se que o eu-lírico e o escritor estabelecem relações autobiográficas, cujas histórias permeiam diversas áreas (Geografia, Filosofia, Fenomenologia, Psicanálise e História), suscitando, assim, um amplo conhecimento sobre o ser humano. Por conseguinte, este estudo ecocrítico-poético traz profícuas contribuições a um ensino inter e transdisciplinar de ciências.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22929Elementos artísticos comunicacionais integrados ao ensino das Ciências como estratégia didática2025-09-19T17:59:53+00:00Kleber Saldanha de Siqueirakleber.siqueira@cedu.ufal.brLisandra Paola Santos de Oliveiralisandra3000@gmail.comAdriana Cavalcante dos Santosadricavalcanti@cedu.ufal.br<p class="Revista-ResumoePalavras-Chave" style="margin: 0cm; margin-bottom: .0001pt;"><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;">A educação científica representa uma das mais importantes facetas da formação escolar, estando centrada nas atuais discussões e reflexões sobre o fazer docente, suscitando mudanças paradigmáticas no campo didático e fomentando estudos com o objetivo de tornar o estudante capaz de interagir de forma ativa na sociedade tecnológica. Sendo assim, neste artigo, configurado numa pesquisa-ação de caráter qualitativo-descritivo, analisamos uma proposta para o ensino das ciências baseada na apresentação artística de experimentos. Para isso, foram integrados os Laboratórios de Práticas Experimentais (LPE) e o Laboratório de Comunicação (LC), em uma escola pública da rede estadual alagoana localizada na cidade de Arapiraca, pertencente ao programa alagoano de ensino integral (pALei), buscando analisar como a linguagem artística pode influenciar no aprendizado em ciências dos 45 estudantes do 1</span><sup><span style="font-family: 'Nirmala UI',sans-serif;">॰</span></sup><span style="font-family: 'Arial',sans-serif;"> ano M-01 (A) dessa escola. Ao mesmo tempo, buscou-se compreender como os diferentes laboratórios do currículo escolar do (pALei), podem conjuntamente potencializar o aprendizado conceitual através da aproximação do sujeito com a diversidade comunicacional artística, rompendo com o formalismo tradicional do ensino das ciências. Ao final desta pesquisa fica demonstrada, por meio do ferramental metodológico empregado, a viabilidade da proposta artística como elemento de transposição didática, reverberando as modernas tendências do ensino, baseadas na interdisciplinaridade e no coletivismo docente.</span></p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22355O ensino da Matemática e a Inteligência Artificial: reflexões sobre as possibilidades de novas abordagens educacionais2025-09-19T17:59:53+00:00Andreza Alves Vieira Abrahãoandreza.aav@gmail.comJovair Batista de Jesusprof-jovair@hotmail.comEduardo Faustino dos Santos Limaeduardofaustine@gmail.comGuilherme Moreira Moraisguimoreira1703@gmail.com<p>O presente artigo possui como tema o processo de ensino e aprendizagem da Matemática no contexto da Inteligência Artificial (IA), propondo reflexões sobre as abordagens educacionais diante das novas demandas da sociedade. Foi proposta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais as possibilidades da Inteligência Artificial como ferramenta propulsora de saberes na construção do conhecimento no ensino da Matemática? Nesse contexto, o objetivo da pesquisa consiste em investigar as possibilidades da Inteligência Artificial como ferramenta propulsora de saberes no ensino da Matemática. Como procedimento metodológico, utilizou-se a revisão bibliográfica para realização da pesquisa. Os principais resultados obtidos demonstram que a Inteligência Artificial possui diversas potencialidades para o ensino da Matemática, contribuindo para a adoção de metodologias de ensino inovadoras e criativas e promovendo uma aprendizagem mais significativa ao contextualizar os conhecimentos da Matemática ao ambiente tecnológico no qual os alunos estão inseridos. Espera-se que a realização desse estudo possa inspirar educadores a repensarem suas práticas pedagógicas, explorando o potencial da Inteligência Artificial como aliada no processo de construção do conhecimento, não apenas na Matemática, mas também nas demais áreas da educação.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22782A organização de atividades pedagógicas para bebês e crianças pequenas na educação infantil2025-09-19T17:59:53+00:00Mariana Amalia da Costa Cabrioticabriotimariana@gmail.comMarta Silene Ferreira Barrosmbarros@uel.brMarina Colhado Cabralcolhado.marina@uel.brLuciana Alvares Ribeiro Bueno de Oliveira lucianarbueno@gmail.com<p>O presente estudo faz parte do projeto de pesquisa “Teoria Histórico-Cultural e o desenvolvimento do psiquismo na Educação Escolar: contribuições de Vigotski, Leontiev, Luria, Elkonin e Galperin para a formação humana”, e do Grupo de Pesquisa “Formação práxis e emancipação na aprendizagem escolar: implicações da Teoria Histórico-Cultural no ensino, aprendizagem e desenvolvimento humano - FOCO”. Objetiva-se investigar a contribuição da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil. Portanto, cabe questionar: De que forma a Teoria Histórico-Cultural e a proposta pedagógica de Galperin podem contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento em bebês e crianças na Educação Infantil? A pesquisa configura-se como natureza qualitativa, com caráter descritivo e enfoque teórico, fundamentada em revisão bibliográfica. A seleção das obras ocorreu de forma intencional, considerando a relevância dos autores para a compreensão da Teoria Histórico-Cultural e da proposta pedagógica de Galperin. O resultado deste trabalho afirma a possibilidade do desenvolvimento de atividades pedagógicas a partir da metodologia de Galperin entendendo a importância da mediação do adulto no desenvolvimento infantil e a produção do conhecimento por meio da interação social.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22521Estratégias de ensino e aprendizagem para alunos com deficiência no AEE: uma revisão bibliográfica2025-09-19T17:59:53+00:00Ane Ellen da Costa Sousa Loiolaaneellen2@hotmail.comAnayllen da Costa Sousaanayllencosta@gmail.com<p>O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é uma modalidade de ensino que visa promover a inclusão de alunos com deficiência no ambiente escolar. No entanto, a implementação de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para esses alunos ainda é um desafio para muitas instituições educacionais. Diante da diversidade de necessidades e características dos alunos com deficiência, como desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem que garantam a efetiva inclusão e aprendizagem desses alunos no AEE? Este estudo tem como objetivo geral analisar estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para alunos com deficiência no AEE, visando à sua inclusão e aprendizagem no ambiente escolar. Para atingir ao objetivo proposto, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais estudos e pesquisas relacionados ao tema. Espera-se que este estudo contribua para a identificação de estratégias de ensino e aprendizagem eficazes para alunos com deficiência no AEE, promovendo a sua inclusão e aprendizagem no ambiente escolar. Os resultados obtidos poderão ser utilizados por profissionais da área da Educação Especial e gestores escolares na implementação de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23706 Metodologia Maker: contribuições para o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista 2025-09-19T17:59:53+00:00Lucilene Aparecida Faria lucilenefaria@prof.educacao.sp.gov.brDanielle da Silva Pinheiro Wellichandany_unesp@yahoo.com.brCarla Cristine Tescaro Santos Linocarlatescaro@yahoo.com.br<p>A inclusão de estudantes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente educacional requer a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras que atendam às necessidades específicas destes alunos e que promovam o engajamento, a autonomia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e sociais. Nesse contexto, o Movimento (ou Metodologia) <em>Maker</em> surge como uma possibilidade bastante promissora, caracterizada pela filosofia do "faça você mesmo" e pela ênfase na aprendizagem prática, criativa e colaborativa. Assim, o objetivo deste artigo é demonstrar como as ferramentas tecnológicas, práticas de construção e processos interativos do Movimento <em>Maker </em>favorecem o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem, em especial, para estudantes com TEA. Para tanto, buscou-se compartilhar em um relato de experiência, atendimentos realizados em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) que fizeram uso da Cultura <em>Maker</em> para alunos com TEA, com aporte teórico na literatura nacional e internacional, utilizando publicações impressas e eletrônicas, artigos científicos da base de dados <em>Scielo</em>, sem especificação de recorte temporal e em língua portuguesa e inglesa. Foram localizados estudos que corroboram com a prática encontrada nos atendimentos na SRM e que nos indicam a assertividade da Cultura <em>Maker</em> para estudantes autistas de diversas idades, além de outros alunos com e sem deficiência ou dificuldades de aprendizagem, contribuido para o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Tais resultados permitem que a prática favoreça as relações de aprendizagem e concluiu-se a importância de ser incluída como prática no ambiente escolar mais inclusivo e eficaz. </p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22732EL PAPEL DE LA LÚDICA EN EL APRENDIZAJE DE UN ESTUDIANTE CON SÍNDROME DE DOWN2025-09-19T17:59:53+00:00Mariana Rillary Santiago Diasmarisantiago10@outlook.comNicole de Santana Gomesnicole.gomes@uemg.brMaria Teresa Junqueira Vasconcellosmaria.vasconcellos@ifsuldeminas.edu.br<p>Esta pesquisa objetivou analisar o papel da ludicidade no processo de aprendizagem de uma criança com Síndrome de Down (SD) na Escola São João Coopercamp, no município de Campanha, sul de Minas Gerais. Para tanto, a investigação descritivo-explicativa e de abordagem qualitativa, teve como procedimentos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. A investigação aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica do turno vespertino e a professora regente do Pré I da referida escola. Os resultados descrevem que as participantes buscaram diferentes metodologias no intuito de promover a ludicidade no processo de aprendizagem da aluna. Conclui-se que a construção de oportunidades e possibilidades para a criança com SD se desenvolve a partir das atividades lúdicas, algo essencial para o seu processo de formação. Portanto, é necessário desconstruir a percepção de que crianças com SD são limitadas às suas características, pois o seu processo de aprendizagem acontece a partir de diferentes metodologias.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22988Esportes adaptados na educação física escolar: desafios à luz da BNCC2025-09-19T17:59:53+00:00Vinicius Aparecido Galindoviniciusgalindo@yahoo.com.brLucimar Cristina da Silvalucimarcristina07@gmail.comOtávio Augusto Campos dos Santosotavioacs@hotmail.comJederson Garbin Tenoriojederson.21@hotmail.com<p>O presente estudo tem como objetivo analisar a relevância da inserção dos esportes adaptados no currículo da Educação Física escolar, buscando uma aproximação com a BNCC e olhar sobre a inclusão na escola. Algumas escolas regulares promovem o discurso inclusivo, contudo, não dialogam com mais profundidade sobre a inclusão em suas práticas educativas. Assim, é comum a não participação dos estudantes com deficiência das aulas de Educação Física. A metodologia do artigo é de natureza qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica em livros, documentos e periódicos eletrônicos. Os resultados destes estudos bibliográficos indicam que os professores de Educação Física precisam propiciar um ambiente favorável à inclusão não só dos estudantes com deficiência, mas sim de todos os estudantes, por meio dos esportes adaptados.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22546Educação em privação de liberdade: um comparativo no Conjunto Penal de Barreiras e APAC São João Del Rei2025-09-19T17:59:53+00:00Lorena Carvalho Leite Garcia de Oliveirabarcelosclayton@hotmail.comClayton da Silva Barcelosbarcelosclayton@hotmail.com<p class="Revista-ResumoePalavras-Chave"><span lang="PT">A educação se constitui como um direito fundamental e</span> o seu acesso e efetividade está intimamente ligado com o acesso ao mercado de trabalho. Apesar de existirem dispositivos que garantem e regulamentam a educação como um direito, o contexto da educação do Brasil evidencia a inefetividade dessa legislação, que se agrava mais ainda quando se trata dos espaços de privação de liberdade. O objetivo da presente pesquisa é analisar a educação das pessoas privadas de liberdade através da discussão do acesso a esse direito no Conjunto Penal de Barreiras/BA e na APAC de São João Del Rei/MG (SJDR). O presente trabalho será de cunho bibliográfico e documental, uma vez que serão analisados e estudados autores que abordam a questão do contexto penal brasileiro, bem como análise de dados fornecidos pelo Conjunto Penal de Barreiras e pela APAC de SJDR, através de ofícios enviados a essas instituições. A pena atualmente possui a função mista ou unificadora e é no seu caráter preventivo que se encontra a ressocialização, tendo como um de seus principais instrumentos a educação. Através da análise dos dados educacionais é perceptível que apesar de serem dois métodos e infraestruturas diferentes de execução da pena, apresentam efetividade relevante no acesso à educação e encontram bases suficientes para expansão e maior alcance de pessoas e consequentemente do envolvimento da sociedade, ocorrendo assim a integração.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23402Revisitando Foucault: os corpos das mulheres, o biopoder e a questão do aborto2025-09-19T17:59:53+00:00Giulia Dal Berto Hoffgiuliahoff09@gmail.comLuiz Henrique Maisonnettluizhenrique.maisonnett@gmail.com<p>A criminalização do aborto no sistema penal brasileiro anda na contramão dos direitos humanos fundamentais que, em tese, servem de base para o nosso ordenamento jurídico. Vistas sob um véu polêmico e refutável, temáticas como o direito à vida, a interrupção voluntária da gravidez, a liberdade de escolha das mulheres perante seu próprio corpo e a saúde pública como invólucro de todas as demais, estas ainda seguem revestidas de percepções religiosas e tradicionalistas que não mais se mostram convenientes perante a nossa realidade, as intencionalidades, a globalização, as bases principiológicas normativas e o neoliberalismo em si, senão aos que apoiam os que torcem o nariz diante das temáticas. O presente trabalho destina-se a demonstrar as graves assimetrias sociais que a criminalização da prática do aborto, a qual é e sempre foi comum em nossa sociedade, causa nos vieses sociais e jurídicos, inicialmente perpassando pelo estudo do biopoder e da biopolítica, de suma importância teórica, pois se mostram como mecanismo de controle populacional atuante diretamente no corpo particular de cada cidadão, seja ele homem ou mulher, e que traz ao debate problemáticas como as inicialmente explanadas. Por fim, a construção de discursos de verdades através da atuação dos micropoderes na autonomia, a liberdade e a vida das mulheres, afrontando os direitos fundamentais. Para a pesquisa, utilizou-se o método de procedimento dedutivo e o método de abordagem qualitativo, além das técnicas de pesquisa bibliográfica e documental.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22343Ranhuras foucaultianas: notas sobre a noção de discurso para a investigação de políticas educacionais2025-09-19T17:59:53+00:00Wagner Nobrega Torresnobretorres@yahoo.com.br<p>Este artigo tem como objetivo discutir inquietações teóricas mobilizadas por contribuições do pensamento de Michel Foucault entendidas como potentes em investigações/pesquisas acerca das políticas (públicas) educacionais. Nesses termos, debruça-se sobre parte da vasta obra do autor, sobretudo a <em>Ordem do Discurso</em>, e de autores que discutem diferentes temáticas a partir de seus trabalhos. É defendido que essa obra, assim como demais trabalhos de Foucault, pode proporcionar operadores analíticos/teóricos para investigarmos disputas em torno da produção de políticas educacionais. Isso se deve principalmente ao fato de como Foucault e outros autores, apoiados nele, concebem o discurso. É argumentado que a densidade e a complexidade das questões alusivas às práticas discursivas, assim como a abordagem delas a partir de reflexões que ultrapassam o campo meramente linguístico do discurso potencializam as análises das relações (sociais/políticas/de poder) constitutivas e constituídas das/nas/pelas políticas educacionais em múltiplos contextos.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/22210 A família e a educação na perspectiva de Rousseau2025-09-19T17:59:54+00:00Francisco Roberto da Silva de Carvalhofrancisco.carvalho@ifms.edu.br<p>Este trabalho teve como objetivo explorar as ideias de Rousseau sobre a família e a educação, analisando como esses conceitos estão interligados e como contribuíram para a transformação da sociedade na época do Iluminismo e além. A investigação baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, com ênfase na análise de quatro obras de Rousseau: Rousseau e as Relações Internacionais (2003), Projeto para a Educação do Senhor de Sainte-Marie (1994), O Contrato Social (1996) e Emílio ou da Educação (1979). Discutem-se as concepções de natureza humana, moralidade, autonomia e o papel central da família na formação do indivíduo. Além disso, são abordadas as críticas contemporâneas às visões rousseaunianas, especialmente no que se refere às questões de gênero e às mudanças nas estruturas familiares. Contudo, essas ideias enfrentam desafios atuais, como a dificuldade de personalização em larga escala devido às limitações dos sistemas educacionais. A evolução das estruturas familiares e dos papéis de gênero impacta significativamente a compreensão contemporânea sobre a educação. O pensamento pedagógico continua a dialogar com Rousseau, incorporando novas abordagens para enfrentar os desafios do século XXI, apesar das críticas ao seu idealismo e visão restritiva das mulheres. Os resultados evidenciam que as ideias de Rousseau sobre família e educação seguem influentes no debate pedagógico atual, especialmente na valorização da formação moral e da personalização do ensino, embora apresentem limites diante das complexidades sociais e familiares contemporâneas.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/23451Educação e família: octênio (2014-2021)2025-09-19T17:59:53+00:00Rosa Maria da Motta Azambujarosa.azambuja@ucsal.edu.brElaine Pedreira Rabinovichelaine.rabinovich@pro.ucsal.br<p>Esta pesquisa é fruto do estágio pós-doutoral da primeira autora, orientado pela segunda, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). O estudo teve como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre Educação nos estudos de Família, a partir de dissertações e teses do Programa de Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC) no período de 2014 a 2021, selecionado por apresentar maior volume de produções acadêmicas em educação e família. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada no Repositório da Universidade, publicados online, com a finalidade de mapear e discutir as principais pesquisas nos últimos oito anos. A questão que norteou a elaboração desta pesquisa foi: Quais são os temas, objetivos, abordagens teóricas e lacunas identificados nas pesquisas sobre educação e família no Programa de Família na Sociedade Contemporânea desse período? Foram encontrados um total de 22 estudos disponíveis ao acesso eletrônico, agrupados em três categorias analíticas: ensino/escola; escola/família; aluno/escola. Os principais resultados apontaram que as temáticas mais destacadas nos estudos dão ênfase aos termos: escola, ensino, aluno e família. Já os objetivos estiveram aliados aos temas propostos, com predominância da abordagem qualitativa. Houve uma grande variedade nas abordagens teóricas, uma vez que o programa é multidisciplinar, abrangendo tanto os temas dos estudos quanto as áreas teóricas dos pesquisadores. Lacunas dessa literatura foram ensejadas pelos estudos, apontando para aprofundamento de investigação. Por fim, acreditamos que a parceria entre família, escola e o uso de metodologias de ensino eficazes são pilares importantes para a educação, complementando o processo de ensino-aprendizagem.</p>2025-09-17T00:00:00+00:00Derechos de autor 2025 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade