Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia <p><strong>ISSN 2358-1840 (online)</strong></p> <p style="text-align: justify;">Periódico trimestral e <em>on line</em> da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), <em>campus</em> de Naviraí, voltado para publicações em Educação e Sociedade. ISSN: 2358-1840. <strong>QUALIS B1 (2017-2020)</strong></p> pt-BR josiane.peres@ufms.br (Josiane Peres Gonçalves) santos.flores@ufms.br (Willian Santos Flores) Fri, 28 Jun 2024 18:06:18 +0000 OJS 3.1.2.1 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Editorial https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21376 Célia Regina de Carvalho, Analigia Miranda da Silva Miranda da Silva, Miriam Brum Arguelho Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21376 Wed, 19 Jun 2024 15:11:07 +0000 O tempo livre e o tempo stand-by: um ensaio sobre a saúde mental de professores https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20159 <p>Este ensaio origina-se de pesquisa efetuada durante pós-doutoramento em Ciências Sociais, na Universidade de Buenos Aires – Argentina, tendo como perspectiva teórica os estudos culturais e, neste caso, a teoria crítica da sociedade. O texto apresenta uma análise sociológica sobre a temporalidade destinada à ausência de atividades laborais no modo de organização social do trabalho contemporâneo, inserido em uma cultura digital, com mediação tecnológica, sobretudo pela internet e seus instrumentos de comunicação mais utilizados: o correio eletrônico, o Facebook, o Instagram, o <em>WhatsApp</em> e o Telegram. O ensaio realiza o aprimoramento do ‘diálogo’ da autora com o conceito ‘tempo livre’ de Adorno, que trata da opressão do sistema capitalista em seus trabalhadores, nos momentos destinados à ausência de trabalho. Nesse ‘diálogo’, além de a autora ampliar suas críticas sobre o conceito ‘tempo livre’, ela aprofunda o seu conceito ‘Tempo Stand-By’, em um estudo de caso, no qual a coleta de dados se dá por meio de questionário aplicado a uma pesquisadora sobre seu grupo de pesquisa, cuja temática de investigação é a saúde do professor no trabalho. Os resultados levam a uma teorização sobre metamorfoses da atenção do trabalhador e possíveis prejuízos à sua saúde.</p> Isabella Fernanda Ferreira Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20159 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Pedagogias da cultura pop: o professor-fã https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20211 <p>O artigo tem como tema principal o uso da cultura pop em sala de aula por docentes do ensino superior tecnológico. Neste sentido, o objetivo deste artigo é identificar contribuições teóricas de autores do campo da comunicação e da educação (Orozco-Gómez, 2005; Martín-Barbero, 2008) para discutir cultura pop no contexto educacional contemporâneo, a partir do conceito <em>pedagogias da cultura pop</em> (Maudlin e Sandlin, 2015; Dial-Driver <em>et al.,</em> 2014; Janak e Blum, 2013; Smith <em>et al</em>., 2008; Mahiri, 2000). De forma complementar, realizamos estudo de caso de uma faculdade da região metropolitana de São Paulo, observando usos da cultura pop em sala de aula por um grupo de docentes. Por meio de questionário e, posteriormente, grupo focal, foi possível consultar estes professores para entender se e como tais conteúdos são incorporados nas aulas. Como resultados, observamos que numa época de circulação midiática em diversas plataformas, o poder do audiovisual (filmes, séries, vídeos etc.) continua a crescer e, portanto, ainda é relevante o debate a respeito das mídias na educação.</p> Fernanda Castilho Santana, Clarice Greco, Rosália Prados Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20211 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Mulheres e qualificação profissional: a EaD como caminho para graduação no IFAM https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20122 <p>Esta pesquisa analisa a presença feminina nos cursos de graduação a distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a qualificação profissional adquirida por meio da conclusão de cursos superiores e a busca das mulheres por melhores condições de vida nos interiores do estado do Amazonas. Com o intuito de abordar essa discussão, a pesquisa propõe a seguinte problemática: Em que medida os cursos de graduação do IFAM, oferecidos na modalidade a distância, impactam nos percursos acadêmicos das mulheres aprovadas nesse modelo de ensino. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa, incorporando pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa qualitativa, a análise concentrou-se em cursos como Pedagogia, História e Física. Na abordagem quantitativa, foram analisados dados de dois editais do IFAM/UAB que ofertam graduações a distância, abrangendo diferentes regiões do estado do Amazonas, bem como os municípios de Mucajaí e Boa Vista no estado de Roraima. Os resultados indicam que as mulheres são a maioria entre os aprovados em Pedagogia e História, enquanto na Física ainda são uma minoria, principalmente devido à predominância masculina nesse setor. Mediante essa análise, a modalidade a distância é crucial para atrair mais mulheres para cursos de graduação, mas desafios históricos e sociais ainda as forçam a desistir devido a razões pessoais, como questões financeiras, familiares e maternidade.</p> Lorena Muniz Soares, Viviane Lima Martins Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20122 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Análise da pedagogia cultural constituída no vídeo de divulgação de 20 anos do Ministério do Turismo do Brasil https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20183 <p>O campo de estudos do Turismo como o conhecemos atualmente se molda a partir do período da Revolução Industrial, e esse fenômeno cresce com o passar dos anos ao passo que também cresce a sua relevância para o poder público. O objetivo do presente estudo foi identificar a pedagogia cultural presente no vídeo elaborado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mtur 20 anos”, referente aos 20 anos de sua criação. A metodologia utilizada foi a análise com aportes teóricos produzidos pelos estudos culturais e pelos estudos na área do Turismo, ambos considerados multi/interdisciplinares. Dentre os resultados, observamos a construção de uma pedagogia que liga o poder público à preservação do meio ambiente através do turismo, mesmo com os dados mostrando um aumento crescente do desmatamento e da destruição da nossa fauna e flora. Outra pedagogia apresentada é a que relaciona o governo com o incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento do setor. Tais resultados evidenciam que o vídeo “MTur 20 anos” constitui uma pedagogia cultural complexa e contraditória.</p> Guilherme Rodrigues Delmondes, Marcelo Victor da Rosa Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20183 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 A atividade gamificada interativa como auxiliar na aprendizagem de alunos com transtorno do espectro autista https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20228 <p>Esta pesquisa analisa a presença feminina nos cursos de graduação a distância (EaD) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), destacando a qualificação profissional adquirida por meio da conclusão de cursos superiores e a busca das mulheres por melhores condições de vida nos interiores do estado do Amazonas. Com o intuito de abordar essa discussão, a pesquisa propõe a seguinte problemática: Em que medida os cursos de graduação do IFAM, oferecidos na modalidade a distância, impactam nos percursos acadêmicos das mulheres aprovadas nesse modelo de ensino. A abordagem utilizada foi quanti-qualitativa, incorporando pesquisa bibliográfica e documental. Na etapa qualitativa, a análise concentrou-se em cursos como Pedagogia, História e Física. Na abordagem quantitativa, foram analisados dados de dois editais do IFAM/UAB que ofertam graduações a distância, abrangendo diferentes regiões do estado do Amazonas, bem como os municípios de Mucajaí e Boa Vista no estado de Roraima. Os resultados indicam que as mulheres são a maioria entre os aprovados em Pedagogia e História, enquanto na Física ainda são uma minoria, principalmente devido à predominância masculina nesse setor. Mediante essa análise, a modalidade a distância é crucial para atrair mais mulheres para cursos de graduação, mas desafios históricos e sociais ainda as forçam a desistir devido a razões pessoais, como questões financeiras, familiares e maternidade.</p> Ana Carolina Magro, Dirce Aparecida Foletto de Moraes, Francielle Pereira Nascimento, Gislaine Semcovici Nozi Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20228 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Gamificação e o papel do livro didático no ensino da leitura e escrita https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20011 <p>Esse trabalho tem como objetivo compreender o papel da gamificação no ensino da leitura e escrita a partir do livro didático de língua portuguesa do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Conta com uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva e bibliográfica, tendo como destaque os autores: Bacich; Moran (2018) que versam sobre a importância das metodologias ativas para uma educação inovadora; Tolomei (2017) que traz a discussão sobre a gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação e Díaz (2011) apresenta atualidades sobre o livro didático como recurso curricular, dentre outros que colaboram com a discussão. Posteriormente, houve uma análise do livro didático de língua portuguesa do primeiro e segundo ano do ensino fundamental, da coleção Vem Voar. Após a análise verificou-se que os livros apresentam algumas metodologias ativas de aprendizagem, como jogos, brincadeiras, dentre outras, mas notou-se a ausência da gamificação. Portanto, foi proposta uma atividade de gamificação para trabalhar leitura e escrita, a partir do livro didático.</p> Elaíne Conceição da Silva, Cristiane Dias Martins da Costa, Joelson de Sousa Morais Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20011 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Ensino híbrido no contexto da expansão do ensino superior brasileiro https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20152 <p>Este artigo tem o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre o panorama educacional do Ensino Superior brasileiro sob o aspecto da intensificação do uso das TDIC, por meio do ensino híbrido, para discutir alguns efeitos da expansão do uso destas tecnologias. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória em que os resultados foram analisados por meio de abordagem qualitativa, explorando a Teoria da Complexidade como principal referencial teórico. Os resultados permitem a inferência de que a expansão do uso das TDIC está correlacionada ao cenário privatista e híbrido no Ensino Superior.</p> Katiuscia Akemi Nasu Nogueira, Maria Cristina Lima Paniago Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20152 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Aprendizagem híbrida no ensino superior: uma abordagem, um modelo e dois Frameworks https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21106 <p><span style="font-weight: 400;">Nos últimos quatro anos, as Instituições de Ensino Superior ao redor do mundo foram obrigadas a fazer a transição para o ensino online. Agora, estas são impelidas a avaliar e recalcular erros, sucessos e oportunidades com o objetivo de continuar ou adaptar o ensino para a metodologia de Aprendizagem Híbrida, visto que retornar ao que era no passado não parece mais ser um caminho viável. Este artigo, por meio de uma revisão de literatura, é uma primeira abordagem dentro deste conceito e das estruturas que tornam a Aprendizagem Híbrida uma possibilidade e um forte aliado para promover o Ensino e a Aprendizagem significativos no Ensino Superior. Posteriormente, está previsto realizar uma análise bibliográfica sistemática para ir um passo além e identificar os principais desafios e oportunidades que a Aprendizagem Híbrida traz ao Ensino e Aprendizagem no contexto (pós) pandêmico.&nbsp;</span></p> Simone Becher Araujo Moraes, Ricardo Böck Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/21106 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Explorando o universo da comunicação híbrida: os memes sob a perspectiva dos tutores da educação a distância https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20033 <p>O meme é uma expressão cultural típica da cibercultura, sua criação se dá de forma colaborativa e seu crescimento é espontâneo. Por ser uma expressão híbrida, a liguagem memética é uma forma de comunicação criada através de cenas cotidianas que visam potencializar a comunicação, assim como estreitar laços a partir da linguagem cômica do humor. Diante desse cenário, esta pesquisa partiu da seguinte problemática: quais as percepções dos tutores sobre o uso dos memes na educação a distância? Objetivou-se, dessa forma, com esse estudo, analisar o impacto dos memes na educação a distância sob a perspectiva dos tutores. Para isso, foi utilizada uma pesquisa de campo, do tipo exploratória com abordagem quantitativa. A coleta de dados ocorreu no segundo semestre de 2023. Os sujeitos-participantes foram os tutores do polo EaD de uma Instituição de Ensino Superior Particular de Fortaleza. Com isso, percebeu-se, ao final da pesquisa, que apesar do meme pertencer ao repertório linguístico de muitos sujeitos nos tempos atuais, ainda não foi totalmente incorporado como recurso pedagógico pelos informantes deste estudo.</p> Rubens de Sousa Junior, Raquel Barreto, Luisa Janaina Lopes Barroso Pinto Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20033 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Implicações das tecnologias digitais na educação matemática dos sujeitos com transtorno do espectro autista https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20164 <p>É sabido que a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no ambiente educacional regular, apesar de respaldada pela legislação brasileira, constitui um desafio significativo e ainda distante da plena efetivação. A inclusão efetiva não se restringe apenas à oferta de matrícula, mas também ao acesso integral ao currículo escolar, com as necessárias adaptações pedagógicas. Contudo, muitas vezes, este ideal inclusivo esbarra em práticas pedagógicas obsoletas, que perpetuam uma visão deficitária acerca da capacidade de aprendizado dos alunos com TEA, ignorando suas características e necessidades específicas. Diante desta problemática, o presente estudo visa desmistificar tal visão, explorando as potenciais contribuições das Tecnologias Digitais Educacionais para a aprendizagem matemática de estudantes com TEA. Adotando a metodologia de estudo de caso, esta pesquisa analisou dados coletados em encontros semanais com dois estudantes com TEA em fase inicial de escolarização, integrados ao sistema regular de ensino. Os resultados apontam para avanços significativos no desenvolvimento desses alunos, particularmente no que se refere à atenção compartilhada e à aquisição do conceito matemático de adição. Além disso, evidencia-se que o emprego de recursos tecnológicos pode servir como uma estratégia pedagógica eficaz no ensino de alunos com TEA, uma vez que a interação com atividades informatizadas favoreceu a construção de conceitos matemáticos que eram inacessíveis em contextos não digitais.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana Santos Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20164 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 A química experimental por meio de plataformas digitais e aplicativos https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19868 <p>Este trabalho tem a temática voltada para a tecnologia digital em sala de aula, abordando a questão da falta de práticas experimentais no ensino de química. Por esse motivo, iniciou-se a pesquisa em busca de plataformas digitais que possam substituir essas práticas em ambientes que não dispõem de infraestrutura adequada. O objetivo é analisar aplicativos ou plataformas digitais e mostrar sua importância para o ensino de química experimental. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, necessária para avaliar a qualidade, o desempenho e a disponibilidade dessas ferramentas, uma vez que muitos trabalhos anteriores contemplavam <em>softwares</em> obsoletos ou descontinuados por questões financeiras. Foram selecionados cinco <em>softwares</em> atuais que estão sendo utilizados no ambiente escolar. As análises dos resultados demonstram que as plataformas digitais para o ensino de química possuem diversas aplicações em sala de aula, desde jogos para fixação de conteúdo até simuladores. Contudo, concluiu-se que essas plataformas possuem certas limitações, incluindo a profundidade dos assuntos abordados e a confiabilidade das informações, especialmente quando provenientes de fontes de manipulação pública.</p> José de Brito Monteiro Neto, Natarsia Camila Luso Amaral Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19868 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Análise da percepção discente sobre o uso do software educacional Aprimora no ensino de Língua Portuguesa https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20104 <p>As constantes transformações nas práticas linguísticas decorrentes do avanço tecnológico influenciam não só as interações sociais, mas também na inserção de ferramentas digitais no contexto escolar. Assim, professores buscam potencializar processos de ensino e aprendizagem por meio da inserção dessas ferramentas em sala de aula, fomentando o mercado de <em>Softwares </em>Educacionais (SE). Por isso, esta pesquisa analisa a percepção de discentes sobre o uso em Língua Portuguesa do SE <em>Aprimora </em>na temática História em Quadrinhos (HQs). Para tanto, apresentam-se concepções sobre tecnologia (Veraszto <em>et al.,</em> 2009), letramento digital (Zacharias, 2016) e composição multissemiótica das HQs (Santos; Côrrea; Tomé, 2012). Ainda, utilizam-se os trabalhos de Gamez (1998) e Silva (2012) para definição dos conceitos e critérios de avaliação de SE. A partir desses dois autores, desenvolve-se um questionário avaliativo a ser respondido por discentes do 6º ano de uma escola pública na pesquisa de campo. Por fim, por meio da análise do <em>corpus</em> coletado, os principais resultados apontam para a desmotivação dos estudantes ao utilizarem o SE<em> Aprimora </em>nas aulas de Língua Portuguesa. Isso decorreu, principalmente, da falta de legibilidade dos recursos imagéticos, da repetição de informações e do baixo nível informacional das questões. Portanto, faz-se necessário aperfeiçoar o <em>Software </em>em estudo para motivação discente e potencialização do ensino de Língua Portuguesa.</p> Lavínia Aparecida Batista, Karina Pacheco dos Santos Vander Broock, Rosane de Mello Santo Nicola Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20104 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Tecnologias digitais e multiletramentos na formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na UFBA https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20155 <p>Este artigo apresenta uma discussão acerca da formação inicial de docentes de Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia – UFBA, com o objetivo de demonstrar se/como os Cursos de Licenciatura em Letras Vernáculas da referida instituição preparam os licenciandos para o trabalho com as tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica. O referencial teórico do trabalho concilia os estudos/análises de Cope e Kalantzis (2000; 2009), Gatti (2010), Lévy (2010), Lima e Loureiro (2016), NLG (1996), Rojo (2012) e outros para tratar de multiletramentos, tecnologias digitais e formação docente. Quanto à metodologia do trabalho, apresenta cunho explicativo, com método de abordagem qualitativo, e tem como principais procedimentos a análise do Projeto Pedagógico dos Cursos – PPC e a aplicação de questionários com graduandos. Por meio da análise realizada, conclui-se que, de modo geral, a estrutura curricular das Licenciaturas em Letras Vernáculas contempla aspectos dos multiletramentos, mas as tecnologias digitais quase não são mencionadas nos programas das disciplinas e há poucos componentes voltados para essa temática nos cursos. Além disso, os licenciandos investigados relataram que, na maioria das aulas, há a aplicação dos conteúdos sem que haja um mecanismo de preparação metodológica do futuro profissional para o uso das tecnologias digitais e os multiletramentos na educação básica, algo essencial na formação do docente na contemporaneidade. Tal aspecto reitera a urgente necessidade de mudanças no processo formativo.</p> Fernanda Maria Almeida dos Santos, José Vinicius Cerqueira dos Santos Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20155 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Para além dos livros: ACD/ChemSketch® como ferramenta facilitadora no ensino de Química https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20047 <p>Este trabalho teve como objetivo investigar a aplicação do Programa Educacional gratuito ACD/ChemSketch® como facilitador no ensino de Química no Ensino Médio. A abordagem interativa, centrada na visualização tridimensional de moléculas e no cálculo da distância entre átomos, mostrou-se eficaz para envolver os estudantes e facilitar a compreensão de conceitos como raio atômico. Os resultados da pesquisa indicaram uma ampla aceitação das aulas interativas. A maioria dos discentes relatou benefícios para o aprendizado em Química. As respostas obtidas por meio de um formulário <em>Google</em> também enfatizaram a novidade proporcionada pelo programa, destacando a importância de abordagens digitais na educação. Esta experiência evidencia que a integração de recursos tecnológicos pode enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, tornando o conteúdo mais acessível e estimulante para os estudantes.</p> MARCUS VINÍCIUS HUNGARO FARIA, Raphael Salles Ferreira Silva, Pamêla Rossi dos Reis Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20047 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Fotografia no ensino de ciências no Brasil: uma pesquisa bibliográfica sobre a utilização da fotografia como recurso tecnológico https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20154 <p>O rápido avanço tecnológico, entre outras particularidades, disponibilizou recursos metodológicos para a prática docente. Partindo desse princípio e da interação com a fotografia cada vez mais presente no cotidiano de professores e alunos devido às redes sociais, este artigo tem como objetivo analisar estudos brasileiros sobre a utilização da fotografia como recurso didático no ensino de ciências. Os dados foram coletados nos Anais da ENPEC, na base de dados Scielo e no catálogo de teses e dissertações da CAPES. A investigação e análise das contribuições dessas pesquisas ocorreram a partir do uso da fotografia (interpretação artística ou representação da realidade) no ensino de ciências. A busca adotou a delimitação temporal de 2013 a 2023. O estudo demonstra que ainda há escassez de estudos sobre esse tema. Contudo, dada a diversidade de metodologias e abordagens empregadas, revelam-se perspectivas promissoras e a relevância da fotografia no cenário em foco.</p> Ana Mainardes, Ana Flavia Ribeiro do Nascimento, José Roberto Herrera Cantorani, Awdry Feisser Miquelin Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20154 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Comunidades de prática de professores de ciências na perspectiva da teoria do agir comunicativo e o ChatGPT https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20231 <p>Este trabalho envolve pesquisa-ação em uma comunidade de prática (CoP) <em>online</em> de professores de ciências, abrangendo Educação Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), na ótica da Teoria do Agir Comunicativo (TAC) de Jürgen Habermas. A presente pesquisa é parte da tese de doutoramento profissional em Ensino de Ciências e Matemática e, neste artigo, apresenta-se a análise de uma reunião, entendida como um episódio de análise, no qual houve a discussão das inteligências artificiais e sua repercussão no contexto do ensino de Ciências. Para tanto, analisaram-se os atos de fala emitidos pelos participantes, em que se evidenciaram as expectativas e os entendimentos preliminares quanto à inteligência artificial. As conexões dialógicas presentes na CoP, nesse episódio, buscaram o desenvolvimento de possibilidades de utilização das ferramentas de inteligência artificial, como o <em>ChatGPT,</em> na educação, bem como refletir sobre os riscos e alertas referentes ao uso desse recurso tecnológico. Esse recorte da pesquisa tem como resultado preliminar a potencialidade da instauração e acompanhamento de CoP de professores de ciências como modelo formativo profissional, de perfil crítico e emancipatório. Essa possibilidade fortalece uma docência crítica e autônoma, perpassando experiências de aprendizagem no ensino de ciências, com a utilização de tecnologias digitais como o <em>ChatGPT</em>, sob a perspectiva CTSA.</p> Andrea da Silva Castagini Padilha, Noemi Sutil Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20231 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Possibilidades de construção de objetos de aprendizagem para o desenvolvimento de itinerários formativos no ensino técnico a distância https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19967 <p>Este artigo, derivado de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), investiga a construção de Objetos de Aprendizagem (OAs) e o desenvolvimento de Itinerários Formativos (IFs) no contexto do Ensino Técnico a Distância (ETEAD). Utilizando metodologia bibliográfica e documental, o estudo explora os conceitos de OAs e IFs, bem como as possíveis abordagens para sua construção no ensino técnico a distância. Os OAs são recursos educacionais digitais interativos e adaptativos que podem melhorar a qualidade do ensino, enquanto os IFs são percursos personalizados de aprendizagem que permitem aos estudantes direcionar seu percurso educacional de acordo com seus interesses e necessidades. A pesquisa indica que a combinação da construção de OAs com o desenvolvimento de IFs pode enriquecer significativamente o processo educacional no ETEAD, preparando os estudantes de forma qualificada para o mundo do trabalho. No entanto, a implementação desses itinerários no ensino a distância pode ser desafiadora, exigindo uma consideração cuidadosa das necessidades dos estudantes e das capacidades dos professores. O artigo conclui destacando a importância dessas estratégias no aprimoramento da qualidade do ensino técnico a distância e recomenda pesquisas adicionais sobre o processo de construção dos OAs, as tecnologias e recursos disponíveis para sua elaboração, bem como os desafios e as melhores práticas na sua implementação.</p> Luciano de Lima Silveira, Josiane Carolina Soares Ramos Procasko Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19967 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Percepções de universitários sobre ganhos e prejuízos no uso de dispositivos móveis de comunicação em atividades de estudo https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20148 <p class="LO-normal" style="margin-bottom: 6.0pt; text-indent: 0cm; line-height: normal;"><span style="font-family: 'Verdana',sans-serif;">O uso frequente das tecnologias digitais, principalmente dos <em>smartphones</em>, gera implicações em diferentes campos, como o da educação. Este artigo reúne dados de pesquisa que buscou identificar percepções de estudantes do ensino superior sobre o uso de dispositivos móveis de comunicação em suas atividades de estudo, no que se refere aos ganhos e prejuízos observados por eles quanto a esse aspecto. O estudo dialoga com referenciais teóricos da psicologia sócio-histórica, com foco nas relações entre comunicação e cognição. De caráter qualitativo, a pesquisa teve como procedimentos metodológicos a aplicação de entrevistas semiestruturadas a 20 estudantes de seis cursos de graduação de uma universidade federal. Os dados produzidos foram submetidos à análise de conteúdo e indicam que os estudantes valorizam a aprendizagem entre pares mediada pelos dispositivos móveis de comunicação e reconhecem ganhos advindos das interações em ambientes virtuais. Por outro lado, apontam o uso destes dispositivos como fonte de distração durante o estudo ou como possibilidade de fuga em situações desinteressantes, entediantes ou incômodas em sala de aula.</span></p> Daniela de Oliveira Pereira, Mirna Juliana Santos Fonseca Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20148 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Tecnologias digitais e Ensino Médio em Mato Grosso: o impasse entre a proibição e o estímulo https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20126 <p>Este artigo objetiva discutir a temática das Tecnologias Digitais na educação, considerando a Cultura Digital e a legislação estadual que proíbe as tecnologias em sala de aula, exceto se tiverem comprovada finalidade pedagógica. A partir da subjetividade presente na exceção, indaga-se: é viável tal proibição? O presente estudo explora a legislação do estado de Mato Grosso, por meio do diálogo com autores que investigam aspectos característicos da Cultura Digital, compartilhados pelos jovens do Ensino Médio. O redimensionamento de políticas educacionais voltadas à etapa, a partir do governo Michel Temer, tornam ainda mais necessário problematizar a compreensão da visão que se institui sobre a presença das tecnologias digitais na educação das juventudes. A partir de fontes bibliográficas e documentais, inclusive notícias oficiais, os resultados indicam que a Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso explicita a intenção de aproximar os estudantes da tecnologia, por meio da aquisição de equipamentos, como <em>chromebooks</em>, com a visão de que esses artefatos constituir-se-ão em um apoio no processo de ensino-aprendizagem centrado no estudante. Registra-se também o convênio de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso e a Fundação Getúlio Vargas, envolvendo a aquisição da <em>Plataforma FGV Ensino Médio</em>, que disponibiliza simulados on-line voltados para o Exame Nacional do Ensino Médio. Defende-se o aprofundamento da concepção das Tecnologias Digitais na educação, por meio da formação cidadã, perpassada na contemporaneidade pelo viés digital. Assim, a proibição parece negar a cultura do tempo presente, da qual a escola é parte.</p> Eveline Ferreira de Moraes, Ana Lara Casagrande, Alessandra Maieski Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20126 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Memórias da pandemia de Covid-19 sobre infância e tecnologias digitais em imagens https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20149 <p>O presente artigo trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo refletir sobre formação docente e o uso das tecnologias na educação infantil no contexto pandêmico, no biênio 2020-2021. Dente os resultados encontrados nesta pesquisa, algo que nos suscitou questionamentos diz respeito a como os profissionais da educação da primeira infância se sentiram ao observarem imagens de crianças pequenas e bebês manipulando aparelhos tecnológicos digitais. Por meio dos dados construídos em rodas de conversas com imagens, nosso objetivo é analisar as narrativas destes profissionais sobre esses textos imagéticos. A partir desta análise, percebemos que embora as tecnologias digitais estejam cada vez mais presentes nas rotinas das crianças, estes profissionais entendem que o uso deliberado de tecnologias por crianças é prejudicial em diversos aspectos, mas que há a possibilidade do uso pedagógico e consciente destes artefatos pelas crianças desde que haja mediação adequada.</p> Carla Antunes Pereira, Adriana Maria de Assumpção Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20149 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 O Ensino Remoto Emergencial em uma escola rural de Minas Gerais sob a perspectiva dos estudantes https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20134 <p>O propósito deste artigo é apresentar os resultados da análise de um estudo de caso, fruto de uma dissertação de mestrado que abordou os aspectos da sociabilidade de estudantes de uma escola rural do estado de Minas Gerais, por meio de tecnologias digitais, durante o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Foram realizadas entrevistas síncronas com estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e da EJA por meio da plataforma Google Meet, e analisadas através do método de análise de conteúdo. Como principais resultados identificamos que dentre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, os smartphones assumiram um importante papel em ser mediadores da sociabilidade e da comunicação em momentos de apoio pedagógico junto aos professores, apesar da redução significativa do contato entre os entrevistados. Conclui-se através dos relatos a perspectiva predominante de que o contato virtual não tem as mesmas potencialidades do que a interação presencial, nem no sentido pedagógico, nem no sentido da sociabilidade, por isso, para a maior parte dos entrevistados o ERE não trouxe resultados positivos.</p> Daniela Alves de Alves, Luciana Alves da Silva Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20134 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Look, Think and Maker: ensino remoto digital nas humanidades nos tempos de pandemia da Covid-19 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19902 <p>O texto contém a experiência de ensino <em>online</em> durante a pandemia de Covid-19. Ao longo de um mês ministrou-se a disciplina optativa “Museologia e Tecnologias da Informação e Comunicação” nas graduações em Museologia, História, Turismo, Biblioteconomia e Direito, referente ao semestre especial 2019.4, na Universidade Federal de Sergipe. Como objetivo geral busca-se apresentar uma metodologia ativa, criada no contexto do ensino remoto emergencial (ERE), como vetor interdisciplinar de aplicação tecnológica digital na interface colaborativa entre Museologia, História e Patrimônio Cultural. A metodologia qualitativa adotada constitui uma narrativa descritiva, delineando de forma sistêmica as referências, métodos e etapas do processo de construção e análise da disciplina. A partir do uso de ferramentas interativas e integradoras, os conteúdos foram compartilhados de forma dialógica, criativa, autônoma e dinâmica com uma metodologia elaborada especificamente para as aulas, denominada “Look, Think and Maker” (LTM). O arcabouço teórico compreendeu os trabalhos de Ee Hui Li and Soon Hin Hew (2017), David McConnell (2017), John Demuyakor (2020), Mohammed Abdullatif Almulla (2020), Nathália Savione Machado e João Mattar (2020) dentre outros. O registro das estratégias pedagógicas de superação das adversidades no período de distanciamento social na emergência sanitária, permite historicizar não apenas um tempo histórico recente, mas as soluções alternativas para manutenção da saúde mental e o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de modo participativo, humanizado e colaborativo. Além de preparar os discentes para os futuros semestres que ocorreram online, também foram fornecidos subsídios para a formação profissional destinada a um mundo cada vez mais digital.</p> Janaina Cardoso de Mello, Priscila Maria de Jesus Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19902 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 No contexto de flexibilização da pandemia de Covid-19: aulas de danças de salão no projeto de extensão em uma universidade pública https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20200 <p>Este artigo versa sobre as experiências de um grupo muito específico: pessoas frequentadoras do projeto de extensão “Dança de salão”, vinculado ao curso de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), localizado no bloco VIII da Cidade Universitária, e tendo como marco temporal o estabelecimento de certas ações práticas restritivas entendidas como necessárias para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Tem-se como objetivo a contextualização dessas experiências ao considerar os reflexos/impactos sociais a partir desse determinado período histórico, marcado por restrições e flexibilizações. Para tanto, como procedimentos metodológicos nos valemos dos relatos de experiência do professor coordenador e de um bolsista professor, de modo que acionamos suas memórias desse período a partir de conversas informais, bem como recorremos a documentos oficiais, artigos, revistas, entre outras publicações on-line presentes em nossas referências bibliográficas<em>.</em> A partir dessas memórias, resgatamos conhecimentos e experiências que versam sobre os processos de ensino e aprendizagem da dança de salão em tempos pandêmicos e pós-pandêmicos. Como considerações, apresentamos um pouco das articulações desse seleto grupo diante dos impactos da pandemia como uma forma de dar continuidade ao projeto de extensão, cumprindo assim com seus compromissos didáticos antes estabelecidos.</p> Adriana Cristiane Lopes Lino, Marcelo Victor da Rosa, Anderson Santos Peres Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20200 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Desenvolvimento de competências clínicas para o gerenciamento da terapia medicamentosa por meio do ensino remoto https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20029 <p>A pesquisa é sobre a capacitação de estudantes do curso de graduação em Farmácia voltada para o acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes. O ambiente foi uma disciplina ofertada no modo de ensino remoto emergencial, com foco na aplicação de metodologias ativas de ensino para o desenvolvimento de competências clínicas relacionadas ao serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa. A disciplina foi desenvolvida com base na aprendizagem baseada em problemas e incluiu leitura prévia de referências, aplicação de questionários, grupos de discussão, busca de evidências e protocolos clínicos em bases de dados, três consultas remotas com pacientes simulados, elaboração e apresentação do plano terapêutico e autoavaliação do estudante. A mensuração de resultados empregou um delineamento misto, cuja primeira parte constituiu um estudo quase-experimental longitudinal para avaliar os conhecimentos e desempenho dos alunos antes e depois do curso. Na segunda parte do estudo, realizou-se um grupo focal com os estudantes a respeito do processo de aprendizagem no curso. Dezenove alunos do curso de graduação em Farmácia participaram da disciplina, ao longo de dois semestres. Houve um aumento em média de 17% na taxa de acertos, com destaque para o tema busca de evidências (21%). Na opinião dos estudantes, houve progresso em relação à capacitação individual, mesmo diante dos desafios do ensino remoto. Os resultados sugerem que o emprego de metodologias ativas em ambiente virtual foi eficiente ao estimular o desenvolvimento teórico, prático e comportamental dos estudantes em áreas como condução de consultas, comunicação, busca de evidências e interpretação de dados relacionados à farmacoterapia.</p> Carlos Pereira, Eduardo Henrique Ferreira Bambirra, Isabella Almeida Cruz, Clarice Chemello Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20029 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 A percepção do trabalho do tutor sob a ótica do coordenador de polo EaD https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20142 <p>O presente texto traz possibilidades de reflexões dos desafios acerca do papel do tutor EaD (educação a distância) sob a ótica das coordenações de polo EaD vinculados às instituições federais. Aborda questões que envolvem o desenvolvimento da educação à distância e sua correlação com o papel do tutor que desenvolve atividades veiculadas a esta forma de educação no Polo presencial. Neste contexto se desenvolve um apanhado bibliográfico acerca do papel do tutor EaD considerando a sua funcionalidade dentro de um Polo de educação e seus principais desafios. Trata-se de uma abordagem da visão da coordenação de um Polo educacional no que se refere ao papel de um tutor presencial e seus desafios no desenvolvimento das atividades presenciais de um curso. Nesta perspectiva utilizou-se a análise quantitativa do questionário aplicado à Coordenação do Polo bem como a pesquisa bibliográfica de cunho analítico qualitativo. Observou-se, segundo a visão das coordenadoras de um Polo EaD, que existe uma tendência em os tutores presenciais apresentar as competências necessárias ao desenvolvimento de suas atividades apenas em parte.</p> CATIANI RENATA SALVATI, Scheila Simone Secretti Simone Secretti, Mirieli da Silva Fontoura Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20142 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 O acolhimento e a afetividade nos anos iniciais: fatores essenciais para o período pós-pandemia https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19196 <p>A pandemia do Coronavírus (COVID-19) trouxe ao mundo novas realidades. Na Educação, escolas estiveram fechadas e o ensino emergencial foi estabelecido, alterando a rotina de estudantes, famílias e profissionais em busca de continuar os estudos em um período tão singular para a sociedade. Após o longo período, a escola reabriu e, em meio aos protocolos de segurança, deparou-se com estudantes com defasagem de aprendizagem e saúde mental abalada, e especialistas da educação apontam que resultados do período serão sentidos ainda por muitos anos. Diante disso, objetiva-se identificar o que está sendo realizado nas escolas para reparar, amenizar e ressignificar o estudo, o espaço escolar e a convivência. Por meio de uma breve pesquisa bibliográfica, observou-se que o acolhimento e a afetividade, há tempo, já são tratados na educação e se mostram, mais do que nunca, essenciais no processo de retorno e readaptação ao ambiente escolar, além de influenciar no desenvolvimento dos estudantes e auxiliar toda uma geração marcada por esse triste episódio mundial.</p> Júlia Gabrielle Carrilho Diniz, Janete Cardoso de Souza, Danielle Da Silva Pinheiro Wellichan Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19196 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Complejidad-ecología de los saberes: correlaciones en re-ligaje decolonial planetario https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19518 <p>Con un ejercicio transmetódico decolonial planetario - complejo desde la deconstrucción rizomática hemos cumplido con objetivo complejo de la indagación de analizar la diada complejidad-ecología de los saberes en correlaciones en re-ligaje decolonial planetario. En la reconstrucción profundamente rupturante, la complejidad nos incita a ir más allá del pensamiento racional, a buscar una cabeza bien puesta y no repleta; si advertimos que la decolonialidad planetaria pone en escena que el planeta es uno sólo y no existe un Sur sin un Occidente, Norte; o liberación en América sin la de Asia o África; pues lo que vivimos acá ellos lo vivieron allá en muchos países del Occidente invadido y ocultado; esa reforma del pensamiento puesta en escena debe cobrar distanciamiento de falsos ejercicios, irse depurando, desligándose de los que se dicen decoloniales y heredan opresivas prácticas. En ficticia divergencia entre el pensamiento complejo y la ecología de los saberes se puede lograr acercar a un punto de encuentro, de abrazo, si se acepta a apodíctica necesidad de decolonizar para poder aceptar y pensar complejo entre la complejidad y la ecología de saberes se existen puentes y acercamientos en una ecosofía profundamente dialogante y unitiva, diatópica, de las vida; de su entramado. Complejidad-ecología de los saberes finalmente coadyuva a la Educación Decolonial Planetaria Compleja que nos incita a la reforma del pensamiento desde la complejización del ser humano y la naturaleza de la vida; ello es educable con coraje, formación y sensibilidad por la vida.</p> Milagros Elena Rodriguez Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19518 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 A Etnobotânica: metodologia para promover o ensino de Ciência https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18069 <p class="Revista-ResumoePalavras-Chave" style="margin-top: 0cm; tab-stops: 123.6pt 169.9pt 331.2pt;">O ensino de Botânica é comumente abordado de maneira tradicional, o que intensifica as adversidades para a compreensão do conteúdo por parte dos estudantes. Entre os obstáculos mais manifestos, desta metodologia de ensino, está o desinteresse dos estudantes pelo conteúdo de Botânica, o que é impulsionada pela escassez de atividades práticas e de material didático específico. Assim, um dos caminhos para atrair os estudantes para esse tema é utilizar o próprio conhecimento botânico deles, possibilitando estabelecer um vínculo entre os saberes pragmáticos com os saberes científicos, provocando uma reflexão quanto ao processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Ciências e Biologia. Para mais, destaca-se o ensino da Etnobotânica. Posto isto, o presente trabalho objetivou compreender como os saberes tradicionais da Etnobotânica podem potencializar o ensino e aprendizagem de Ciências e Biologia, a partir de uma revisão de literatura integrativa, a qual se fundamenta em estudos publicados sobre a contribuição da Etnobotânica. A coleta de dados resultou em 1300 estudos, dos quais 8 foram analisados. Os resultados revelam que a Etnobotânica pode ser uma ferramenta valiosa no ensino de Ciências ao integrar saberes culturais e científicos. A contextualização do ensino, valorização dos saberes tradicionais e metodologias ativas são estratégias eficazes para tornar o aprendizado significativo. Conclui-se que a Etnobotânica enriquece o currículo escolar, promovendo inclusão social e conservação ambiental, além de desenvolver habilidades científicas e preparar os alunos para desafios do mundo real.</p> Paulo Sergio Ribeiro dos Santos, Rodney Haulien Oliveira Viana Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/18069 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000 Itinerários de pesquisas sobre Educação Matemática e meio ambiente (2013-2023) https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19658 <p>Este artigo objetiva compartilhar dados de um mapeamento de produções científicas da área da Matemática e Meio Ambiente com o propósito de analisar o desenvolvimento da Educação Matemática na compreensão e resolução de problemas relacionados ao Meio Ambiente na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa com a abordagem metodológica de natureza qualitativa, de cunho teórico, mais especificamente acerca da produção do conhecimento sobre a Educação Matemática e o Meio Ambiente. Para este fim, apoiamo-nos em pressupostos de trabalhos do “tipo Estado da Arte", adotamos duas bases de dados: o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), nestas utilizamos dois descritores: “Meio Ambiente e Matemática” e “Matemática e Meio Ambiente”. Ao findar o estudo, foi possível evidenciar que os resultados demonstraram que há pouca produção do conhecimento direcionada à esta área, o que reforça a necessidade de ampliação de investigações nesta direção, principalmente para os primeiros anos de escolarização. A exemplo disso, algumas produções adotam a Modelagem Matemática para pensar a solução de problemas reais relacionados ao Meio Ambiente, o que pode constituir potencial para um currículo interdisciplinar. Por fim, anunciamos ainda, a necessidade de mais investimentos em Educação Ambiental, mais especificamente, no que se refere às políticas ambientais de Estado.</p> Lorena Nobres de Oliveira, Fernando Schlindwein Santino, Klinger Teodoro Ciríaco Copyright (c) 2024 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/19658 Fri, 28 Jun 2024 00:00:00 +0000