Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Divulgação Científica em Ciências Exatas e Tecnológicas PORANDU pretende consolidar-se no meio acadêmico como um periódico que valoriza a inovação e a qualidade do material publicado. Trata-se de uma proposta de publicação científica que, devido à heterogeneidade desse centro de ensino, engloba as áreas das ciências exatas e tecnológicas: Física, Química, Matemática, Estatística, Astronomia e Ciência da Computação; assim como a interdisciplinaridade dessas áreas e o Ensino nessas áreas. A revista aborda uma temática variada na forma de artigos científicos produzidos, prioritariamente, a partir de trabalhos de pesquisa de alunos de cursos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado, das áreas das Ciências Exatas e Tecnológicas, e tem como público-alvo alunos e profissionais da UFMS, bem como de outras IES interessadas em participar do diálogo, aprimoramento e inovação do ensino e pesquisa. Não há uma temática específica, pois a idéia central é oferecer um espaço de publicação de trabalhos científicos, dando vasão e estimulando a inserção dos discentes no âmbito da produção acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento do perfil científico desses alunos. A revista permite aos acadêmicos que possam publicar, ainda na graduação ou durante o mestrado/doutorado/posdoc, trabalhos científicos na forma de artigo, um dos gêneros de texto que mais circulam na esfera acadêmica, relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica, trabalhos de graduação, monografias de conclusão de curso, dissertações, teses e demais atividades relacionadas, incentivando os mesmos para a continuidade dos estudos na pós-graduação.



Por ser uma revista de divulgação científica, que aceita artigos científicos produzidos, prioritariamente, a partir de trabalhos de pesquisa de graduandos, mestrandos, doutorandos e posdocs, preconiza-se a não obrigatoriedade de apresentar contribuições novas ao corpo do saber, e sim divulgar estudos metodologicamente rigorosos e com apresentação adequada, segundo os critérios da metodologia científica.

 

Políticas de Seção

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Periodicidade

Os números do periódico eletrônico serão publicados anualmente. Entretanto, de acordo com a demanda, esta periodicidade poderá ser reduzida, isto é, o número de edições por ano pode ser aumentado. Esta alteração somente poderá ocorrer no ano subseqüente ao aumento da demanda. Serão publicados, no máximo, vinte (20) artigos por edição.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Templates

Efetue o download dos modelos de templates  aqui



ISSN: 2447-9535