A fenomenologia nos estudos da paisagem nas pesquisas de pós-graduação em geografia no Mato Grosso do Sul
Resumo
A geografia brasileira tem dispensado atenção especial ao estudo das paisagens com base teórica e metodológica inspirada em trabalhos de geógrafos estrangeiros, sobretudo franceses e soviéticos. Este trabalho analisa aspectos conceituais e terminológicos que permeiam a paisagem enquanto categoria de análise nos estudos geográficos, fundamentada na teoria dos geossistemas visando uma melhor compreensão de seu significado considerando os aspectos culturais, além de analisar como esse enfoque permeia a produção científica das pesquisas de pós-graduação em Geografia no Estado de Mato Grosso do Sul. Para tanto, foram analisados diversos trabalhos de pesquisa produzidos no período de 2010 a 2020, sendo 292 dissertações a nível de mestrado e 36 teses de doutorado em Geografia no Estado de Mato Grosso do Sul, tendo por critério de análise as temáticas relacionadas a paisagem, fenomenologia e cultura estudadas pelos autores dos programas de pós-graduação das três universidades Federais no Estado de Mato Grosso do Sul. O trabalho permitiu compreender a importância da análise da paisagem através do viés fenomenológico e a não abordagem dos aspectos culturais da paisagem que ainda apresentam certa dificuldade de interpretação e aceitação no Brasil por vários motivos.
Palavras-chave: Paisagem, Fenomenologia, Percepção, Cultura.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).