Análise da morfometria areal da bacia hidrográfica do rio Nioaque-MS
Resumo
A bacia hidrográfica do Rio Nioaque-MS está localizada entre os paralelos 20°35’ e 21°35’ S e meridianos 55°30’ e 56°10’ W.Gr. A análise morfométrica como objeto do planejamento ambiental, gera conhecimento da dinâmica geomorfológica local, importantes no processo de ocupação da área para assentamentos humanos ou a produção agropecuária. O objetivo deste artigo é analisar os índices morfométricos areais e relacioná-los com as características físicas da bacia. Para tanto, empregam-se os métodos de classificação e ordenamento dos canais conforme Strahler (1952). Realizou-se a vetorização dos canais sobre cartas topográficas e foram atualizadas a partir de imagens de satélite Landsat 8. Os dados necessários para a análise da morfometria areal da bacia foram todos extraídos dos respectivos vetores, sendo a área (km²), o perímetro (km), o número de canais e seus atributos. Os parâmetros morfométricos analisados foram o índice de forma, índice de circularidade da bacia, relação de elongação, densidade hidrográfica, densidade de drenagem, textura da topografia, coeficiente de manutenção e relação de relevo. Resultou-se na caracterização de uma bacia não circular sendo assim não sujeita a grandes enchentes. Revelando que a sua densidade de drenagem é alta, motivada acima de tudo por sua textura topográfica e por um relevo plano.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).