Políticas públicas para ciclomobilidade urbana: um estudo de caso de Corumbá-MS
Resumo
Este estudo analisa as políticas públicas para ciclomobilidade urbana implementadas pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana (lei complementar n° 199/2016) em Corumbá (MS), cidade média localizada na conurbação fronteiriça Brasil-Bolívia, na garantia do direito dos ciclistas de se deslocarem e usufruírem da cidade com segurança e igualdade de acesso ao trânsito municipal. Objetivou-se investigar a efetividade da política pública de mobilidade urbana, sob a perspectiva das condições de deslocamento intraurbano dos ciclistas entre os anos de 2016 e 2018. Percebeu-se que possuindo um perímetro urbano pequeno com apenas 30 km², o ciclismo não é intenso na cidade em decorrência da municipalidade que se omite em aplicar e desenvolver as medidas apontadas na sua política pública para a promoção e o estímulo da utilização da bicicleta como meio de transporte para um número maior de cidadãos, não contribuindo para a melhoria do sistema cicloviário, demonstrando-se ineficaz em facilitar e garantir o acesso amistoso e salubre dos ciclistas no trânsito municipal.
Palavras-chave: Ciclistas; Planejamento urbano; Sistema Cicloviário.
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