Unidades de conservação como espaços de diálogos para a educação ambiental crítica
Resumo
Este artigo discute as possibilidades de um processo de ensino-aprendizagem, o Estudo do Meio, à luz da Educação Ambiental Crítica (EAC), especialmente em Unidades de Conservação (UC), por meio de uma revisão de literatura. Os parques possibilitam e favorecem a visitação com objetivo educacional, sendo espaços propícios para o desenvolvimento de ações e práticas em Educação Ambiental com os visitantes diretos e também a comunidade em geral. Os parques são potencialmente espaços educadores quando permitem o diálogo que pode ser alcançado a partir do processo da “Educação Ambiental Crítica”, defendida por Layrargues (2002). Assim, propõe-se o Estudo do Meio, por ser um método bem prescrito e que propõe a abservação atenta sobre as questões que nem sempre são aparentes, ou seja, extrapolam-se as questões biológicas da fauna e flora dos Parques. Portanto, sugere-se o entrelaçamento do Estudo do Meio, da Educação Ambiental Crítica e da Pedagogia Ambiental para a transformação das UC em espaços educadores sustentáveis.
Palavras-chave: Parques. Estudo do Meio. Educação Ambiental Crítica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).