Palafitas: proteção contra as enchentes do Pantanal e refúgio para insetos construtores de armadilhas (Myrmeleon sp)

PALAFITAS: PROTECTION FROM THE PANTANAL FLOODS AND REFUGE FOR TRAP-BUILDING INSECTS (Myrmeleon sp)

  • Cibele Furtado da Cruz Universidade Federal de MAtoGrosso do Sul, Campus de Aquidauana
  • Thais Furtado da Cruz
  • Edihanne Gamarra Arguelho Universidade Federal da MAto Grosso do Sul, Campus de Aquidauana
  • Tatiane do Nascimento Lima Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.

Resumo

No Pantanal em respostas aos períodos de seca e cheia, as habitações humanas ocorrem em estruturas conhecidas como palafitas. Essas estruturas têm como função elevar as moradias e garantir proteção contra a inundação. Insetos conhecidos como formiga-leão utilizam as palafitas como abrigo. O objetivo deste trabalho foi fazer uma descrição da ocorrência das formigas-leão em uma área do Pantanal, destacando a importância das palafitas para esses insetos. A amostragem dos insetos ocorreu embaixo das palafitas e no seu entorno. Como resultado foram contabilizadas 3040 formigas-leão, sendo 2813 embaixo das palafitas e 227 na área do entorno. A densidade de larvas embaixo das palafitas foi de 2,05 indivíduos/m² e na área de entorno foi de 0,013 indivíduos/m². A maior ocorrência desses insetos embaixo das palafitas demonstra que esse ambiente é vantajoso, e que embora seja artificial é amplamente colonizado pelos insetos formigas-leão. 

Biografia do Autor

Tatiane do Nascimento Lima, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Aquidauana, Laboratório de Estudos em Biodiversidade.
Formada em Biologia, com pós-graduação em Gestão Ambiental. Mestrado e Doutorado em Ecologia e COnservação. Atua nas áreas de Ecologia Aplicada e Práticas em Ecologia voltadas para o Ciências e Biologia.
Publicado
2021-12-22
Seção
Artigos