Turismo e Unidade de Conservação: diagnóstico turístico e espacialização dos atrativos e recursos naturais e culturais na Área de Proteção Ambiental (APA) Estrada Parque de Piraputanga, MS.
TOURISM AND CONSERVATION UNIT: TOURIST DIAGNOSIS AND SPATIALIZATION OF ATTRACTIONS AND NATURAL AND CULTURAL RESOURCES IN THE ENVIRONMENTAL PROTECTION AREA (APA) ESTRADA PARQUE DE PIRAPUTANGA, MS.
Resumo
A pesquisa faz uma abordagem sobre o turismo na Área de Proteção Ambiental (APA) Estrada Parque de Piraputanga, localizada nos distritos de Camisão e Piraputanga, no município de Aquidauana e distrito de Palmeiras, no município de Dois Irmãos do Buriti, estado de Mato Grosso do Sul. Tem como objetivo analisar as condições como o turismo ocorre na localidade, bem como espacializar os atrativos e recursos naturais e culturais existentes. O aporte teórico metodológico adota a análise sistêmica buscando uma visão holística da atividade e utiliza uma abordagem quali-quantitativa, e procedimentos de pesquisa documental com dados primários e secundários. Constatou-se que a APA possui em seus recursos naturais e na bela paisagem o elemento motivador das viagens realizadas, principalmente por uma demanda regional. A oferta turística conta com meios de hospedagem e alimentos e bebidas, mas poucos atrativos, sendo em sua maioria recursos, que já possuem visitação, porém, sem estrutura turística.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).