A geoeconomia dos agronegócios no Brasil: desempenho produtivo e territorial da produção de soja no estado do Mato Grosso pós-2003
THE GEOECONOMICS OF AGRIBUSINESS IN BRAZIL: PRODUCTIVE AND TERRITORIAL PERFORMANCE OF SOYBEAN PRODUCTION IN THE STATE OF MATO GROSSO POST-2003
Resumo
O estado do Mato Grosso é a locomotiva que puxou o desenvolvimento econômico no Cerrado brasileiro e tornou-se um dos polos mais ricos das regiões brasileiras. E a fonte dessa riqueza foi e é o agronegócio, sobretudo a cadeia produtiva da soja. O valor bruto de produção nas lavouras de soja alcançou R$ 104,5 bilhões em 2022. Assim, o texto objetiva apresentar desempenho produtivo e territorial da produção de soja no estado do Mato Grosso pós 2003. A metodologia utilizada consistiu em abordagem de pesquisa exploratória via levantamento bibliográfico e documental acerca dos agronegócios, cultura da soja e economia nacional. O sucesso da cadeia produtiva da soja mato-grossense é uma combinação entre vantagens competitivas dinâmicas e o forte investimento do estado brasileiro ao longo da história do desenvolvimento do agronegócio. Em termos gerais, o Mato Grosso se metamorfoseou em um polo dinâmico de produção agrícola, sobretudo, de soja.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).