Integração fenotípica, fenologia reprodutiva e visitantes florais em três espécies simpátricas de Ludwigia L. (Onagraceae)

PHENOTYPIC INTEGRATION, REPRODUCTIVE PHENOLOGY AND FLORAL VISITORS IN THREE SYMPATRIC SPECIES OF Ludwigia L. (Onagraceae)

  • Joana Roxinsky Teodoro Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Camila Aoki
  • Rodrigo Aranda
  • Adriano José Nepomuceno Amorim
  • Fanny de Oliveira Rodrigues
  • Paula Bêlit Mazacote Zenteno
  • Rogério Rodrigues Faria

Resumo

O objetivo deste estudo foi realizar uma descrição de fatores importantes na reprodução de três espécies simpátricas de Ludwigia spp.. O estudo foi conduzido no Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida, no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. Entre março de 2014 e junho de 2015 foram coletados dados de morfologia floral, fenologia e visitantes florais de três espécies nativas de Ludwigia: Ludiwigia decurrens Walter, Ludwigia nervosa (Poir.) H. Hara, e Ludwigia tomentosa (Cambess.) H. Hara. Para fenologia reprodutiva, L.decurrens apresentou duração intermediária da maioria das fenofases, sendo estas sazonais e sincrônicas. L. nervosa apresentou floração e frutificação extensa e sazonal, bem como L. tomentosa que apresentou flores e frutos ao longo de todos os meses de coleta, sendo a produção de botões, flores e frutos imaturos foram significativamente sazonais, mas pouco sincrônicas. Os parâmetros físico-químicos, fotoperíodo (75%), precipitação e nitrogênio total (66,67%) e oxigênio dissolvido (58,3%), explicaram os comportamentos fenológicos das espécies de Ludwigia. De acordo com resultados obtidos, tanto pelos valores de integração fenotípica como pelo baixo grau de compartilhamento de polinizadores, os visitantes florais se mostraram uma barreira importante contra a hibridação.

Publicado
2024-04-24