Variações da temperatura e umidade relativa do ar em diferentes biótopos na Estação Ecológica da UFMG
THE VARIATION OF TEMPERATURE AND RELATIVE HUMIDITY OF AIR IN DIFFERENT BIOTOPES OF ESTAÇÃO ECOLÓGICA OF UFMG
Resumo
A urbanização desprovida de planejamento adequado pode desencadear impactos ambientais como a formação de microclimas quentes e secos, com repercussões negativas para a qualidade socioambiental nas cidades. Logo, a implementação de estudos sobre áreas verdes urbanas visa sanar parte desses problemas. Contudo, é necessário avaliar o real impacto delas nesse contexto. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar a variação da temperatura e umidade relativa do ar em diferentes biótopos da Estação Ecológica da UFMG em Belo Horizonte. A metodologia consistiu na utilização de registradores automáticos de temperatura e umidade relativa do ar e aplicação da Análise Rítmica e Sistema Clima Urbano. Os resultados mostraram variações significativas de temperatura e umidade relativa do ar no interior dos biótopos, concomitante à sucessão do tempo meteorológico, distinguindo situações microclimáticas mais ou menos favoráveis em termos de conforto térmico e hígrico, importantes como parâmetros para aplicação em diagnósticos ambientais e planejamento urbano.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).