Análise de componentes das paisagens da Chapada Diamantina (Bahia) através de sensoriamento remoto e SIG
ANALYSIS OF LANDSCAPE COMPONENTS IN THE CHAPADA DIAMANTINA (BAHIA) THROUGH REMOTE SENSING AND GIS
Resumo
A Chapada Diamantina, patrimônio natural da geodiversidade do Brasil na Bahia, graças a abundância de geossítios e monumentos naturais, além do registro da história do planeta, é objeto de uma proposta de geoparque. Diante dessa perspectiva, trabalhos realizados com imagens de satélite e radar proporcionaram a análise de seus componentes geossistêmicos, o que fortalece a proposta com bases firmes, como se espera das propostas de geoparques. O objetivo de alcançar novas perspectivas de análise através da geração de mapas e diagramas, com diversas áreas do conhecimento incluídas, vem oferecer uma visão sistêmica desse território. Os resultados trazem novas categorias de análise com diferentes elementos, incluídas ferramentas de topologia e morfometria, e com isso espera-se incorporar tecnologia aos novos trabalhos a serem realizados na região.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).