Alterações em hidrossistemas periurbanos em Juiz de Fora – MG: interpretações geoecológicas
CAMBIOS EN LOS HIDROSISTEMAS PERIURBANOS EN JUIZ DE FORA – MG: INTERPRETACIONES GEOECOLÓGICAS
Resumo
Hidrossistemas como nascentes, áreas úmidas e cursos d’água estão inter-relacionados através de trocas de matéria e energia advindos de fluxos longitudinais, laterais e verticais, que atuam na distribuição temporal e espacial de águas. Estas trocas estabelecem uma relação de conectividade com a paisagem, a partir de diversos elementos e fatores ambientais. No entanto, rápidas alterações em zonas periurbanas colocam em risco a integridade e a dinâmica desses hidrossistemas ao transformar as formas de uso e cobertura da terra. Este trabalho propõe uma análise integrada dos hidrossistemas presentes no alto curso da bacia do córrego São Mateus, em Juiz de Fora – MG. Utilizando técnicas de sensoriamento remoto e geoprocessamento, com visitas de campo para validação das informações, o estudo visa compreender as características geoecológicas de nascentes, áreas úmidas e cursos d’água em zona de expansão urbana, assim como as alterações nesses hidrossistemas no recorte temporal de 2005 a 2023. Os resultados mostram que os efeitos da expansão urbana resultaram em alterações na dinâmica de processos e formas dos hidrossistemas locais, afetando a conectividade entre os elementos da paisagem e, portanto, a homeostase sistêmica.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).