A Escola Diferenciada do Povo Jenipapo-Kanindé e a Gestão Ambiental de sua Terra Indígena
THE DIFFERENTIATED SCHOOL OF THE JENIPAPO-KANINDÉ PEOPLE AND THE ENVIRONMENTAL MANAGEMENT OF THEIR INDIGENOUS LAND
Resumo
Tendo-se como base uma Gestão Ambiental referenciada numa Educação Ambiental Crítica, buscou-se compreender como se deu a conquista de uma educação diferenciada formal para o povo Jenipapo-Kanindé, habitante da Terra Indígena (TI) Lagoa da Encantada, Aquiraz, Ceará, Brasil. A pesquisa em campo foi realizada predominantemente entre 2014 e 2016. Porém em 2018 houve viagem à referida TI. Entrevistaram-se 13 docentes e duas gestoras da escola indígena local. A partir de análise qualitativa dos resultados, houve compreensão dos processos históricos e vigentes que levaram à conquista e atual fortalecimento da educação escolar diferenciada. Geraram-se condições para reflexões e ações que relacionam a práxis escolar à Gestão Ambiental da TI. Conclui-se que a integração da Gestão Ambiental ao contexto da Educação Escolar Diferenciada Indígena é essencial ao fortalecimento identitário, socioeconômico, cultural e ambiental da etnia, pois a união entre ambas gera condições de protagonismo de educadores em prol da sustentabilidade.
Palavras-chave: Escola Indígena; Povos originários no Ceará; Educação Ambiental Crítica.
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