A Escola Diferenciada do Povo Jenipapo-Kanindé e a Gestão Ambiental de sua Terra Indígena

THE DIFFERENTIATED SCHOOL OF THE JENIPAPO-KANINDÉ PEOPLE AND THE ENVIRONMENTAL MANAGEMENT OF THEIR INDIGENOUS LAND

  • Aline Neris de Carvalho Maciel Universidade Federal do Ceará
  • Karinne Wendy Santos de Menezes EBTT de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Edson Vicente da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Antônio Jeovah de Andrade Meireles Universidade Federal do Ceará

Resumo

Tendo-se como base uma Gestão Ambiental referenciada numa Educação Ambiental Crítica, buscou-se compreender como se deu a conquista de uma educação diferenciada formal para o povo Jenipapo-Kanindé, habitante da Terra Indígena (TI) Lagoa da Encantada, Aquiraz, Ceará, Brasil. A pesquisa em campo foi realizada predominantemente entre 2014 e 2016. Porém em 2018 houve viagem à referida TI. Entrevistaram-se 13 docentes e duas gestoras da escola indígena local. A partir de análise qualitativa dos resultados, houve compreensão dos processos históricos e vigentes que levaram à conquista e atual fortalecimento da educação escolar diferenciada. Geraram-se condições para reflexões e ações que relacionam a práxis escolar à Gestão Ambiental da TI. Conclui-se que a integração da Gestão Ambiental ao contexto da Educação Escolar Diferenciada Indígena é essencial ao fortalecimento identitário, socioeconômico, cultural e ambiental da etnia, pois a união entre ambas gera condições de protagonismo de educadores em prol da sustentabilidade.

Palavras-chave: Escola Indígena; Povos originários no Ceará; Educação Ambiental Crítica.

Biografia do Autor

Aline Neris de Carvalho Maciel, Universidade Federal do Ceará

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 2012. Tornou-se mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UFC em 2017, cursando atualmente doutorado no referido Programa de Pós-Graduação. Desde 2014, trabalha na UFC desempenhando o cargo/função de bióloga no Museu de Ciências Seara da Ciência. Tem experiência nas áreas de Botânica (com ênfase em Ecofisiologia Vegetal); Fitogeografia; Ecologia; Imunologia; Divulgação Científica; Ensino de Ciências; Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. No momento, atua principalmente nas áreas de Educação Ambiental; Desenvolvimento Sustentável e Conflitos Socioambientais em Comunidades Tradicionais; além de Divulgação Científica e Ensino de Ciências com foco em estudantes da Rede Pública de Educação do Estado do Ceará.

Karinne Wendy Santos de Menezes, EBTT de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra e Bacharela em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET (MEC/SESU) entre 2012-2014 e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES e CAPES/PROEX) entre 2015-2021. Obteve os títulos de Licenciada em Geografia e Especialista em Gestão Ambiental pelo Claretiano - Centro Universitário. Possui especialização em Educação a Distância: gestão e tutoria; Metodologias para EAD; e Metodologia de Ensino de Geografia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Durante o período de 2022-2023 foi vice-presidente do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA), integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE), no Instituto Federal Farroupilha, Campus Santo Augusto, onde atuou como professora substituta. É pesquisadora do grupo "Geografia e Ambiente (CNPq/UFRGS)" e do grupo "Geografia Física, Paisagem e Ambiente" (CNPq/UFPA). Atua no campo da Geografia, com ênfase em geografia ambiental e ensino de geografia. Atualmente é professora substituta EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS.

Edson Vicente da Silva, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Geografia - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará (1981), Mestrado em Planejamento Rural em Função do Meio Ambiente pelo Instituto Agronômico Mediterrâneo de Zaragoza - Espanha (1987), Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo (1993), Pós-doutorado em Educação Ambiental pela Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (2006) e Pós-doutorado em Planejamento e Geoecologia da Paisagem pela Faculdade de Geografia, Universidade de Havana-Cuba. (2007). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Ceará (1997), tirocínio docente da Universidade Federal da Bahia e Professor dos Doutorados e Mestrados em Geografia e de Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA), da Universidade Federal do Ceará . Tem experiência na área de Geoecologia da Paisagem, atuando principalmente nos seguintes temas: análise ambiental, educação ambiental, litoral, análise geoambiental, recursos hídricos e desenvolvimento sustentável.

Antônio Jeovah de Andrade Meireles, Universidade Federal do Ceará

Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo/UFC/CAPES 6) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFC/CAPES 5). Doutor em Geografia pela Universidade de Barcelona (2001). Sou pesquisador em Geociências, com ênfase em Geografia Física e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores geoambientais de flutuações do nível relativo do mar e mudanças climática, evolução geomorfológica da planície costeira, planejamento e gestão, impactos socioambientais de grandes empreendimentos no litoral, cartografia social, justiça ambiental e climática. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - Nível 1B)

Publicado
2024-06-27