Entre Limites e Lacunas: Desafios da Saúde Pública Fronteiriça em Ponta-Porã
BETWEEN BOUNDARIES AND GAPS: CHALLENGES OF BORDER HEALTH IN PONTA-PORÃ
Resumo
Este estudo examina os principais problemas de saúde pública na cidade de fronteira, Ponta Porã, abordando interações entre fatores socioeconômicos que determinam a equidade no acesso aos serviços de saúde. A pesquisa mostra como as particularidades das regiões fronteiriças, como a integração regional e as grandes mobilidades populacionais, aumentam as desigualdades e criam novas faces de atendimento. A análise mostra que as políticas de saúde existentes frequentemente não reconhecem e não se ajustam às especificidades das fronteiras, o que resulta em desigualdades. O estudo sugere que, comparando Ponta Porã com Naviraí, município sem faixa de fronteira internacional, uma abordagem mais abrangente é necessária para desenvolver políticas públicas que atendam às realidades complexas das áreas fronteiriças. Este artigo estimula a discussão acadêmica sobre a necessidade de reformulação das estratégias de saúde pública para garantir uma equidade da saúde.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).