Fragilidade ambiental de sistemas cársticos, uma proposta teórica-metodológica: as bacias cênicas de Mato Grosso do Sul
ENVIRONMENTAL FRAGILITY OF SCENIC SYSTEMS, A THEORETICAL-METHODOLOGICAL PROPOSAL: THE SCENIC BASINS OF MATO GROSSO DO SUL
Resumo
Esse trabalho vislumbra discutir e propor uma metodologia específica sobre fragilidade ambiental de áreas cársticas, trazendo variáveis e critérios estabelecidos que vão determinar com clareza e veracidade a real criticidade de uma região com tais particularidades. No Mato Grosso do Sul a área onde predomina o sistema cárstico padece de um massivo avanço de impactos ambientais, essencialmente diante das lavouras de soja que se utilizam das regiões planas e férteis, que derivaram da dissolução química da rocha e propiciaram o surgimento de solos ricos em carbonato de cálcio. Fatos associados a essa dinâmica desestabilizam a paisagem em meio a ambientes que, marcadamente, são reconhecidos pelo turismo de natureza. Propor uma metodologia que permita identificar a fragilidade em questão torna-se urgente e fundamental para fomentar tomadas de decisões nas esferas públicas e privadas, isso a fim de propor políticas públicas e ações adequadas e convergentes com o ambiente cárstico.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).