Análise dos impactos socioambientais na reserva indígena de Dourados, Mato Grosso do Sul
ANALYSIS OF SOCIO-ENVIRONMENTAL IMPACTS IN THE DOURADOS INDIGENOUS RESERVE, MATO GROSSO DO SUL
Resumo
A Reserva Indígena de Dourados (RID), com uma população de 15 mil habitantes, é a maior reserva indígena em área urbana do Brasil. Nesta reserva, observa-se uma dinâmica contrastante: enquanto as relações de trabalho são fluídas e porosas, a segregação socioespacial é rígida e marcante. A composição social, demográfica e cultural da RID é resultado da atuação de diversos órgãos indigenistas, que moldam e sustentam as dinâmicas locais. Esses fatores, juntamente com a pressão pelo uso da terra e a expansão urbana, associada às atividades econômicas tradicionais de Mato Grosso do Sul—pecuária e agricultura—intensificam a pressão sobre áreas mais vulneráveis, como a RID.
Publicado
2024-12-09
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).