Educação Ambiental Crítica e Educação do Campo: conceitos, relações possíveis e necessárias
Resumo
Diante da policrise ambiental, a educação na valorização dos territórios rurais, a Educação Ambiental e a Educação do Campo possuem um papel importante. Assim, pretende-se discutir a Educação Ambiental e a Educação do Campo a partir dos conceitos e as relações possíveis no campo teórico. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa de cunho exploratória, que discutiu a partir de legislações e bibliografias especializadas. Os resultados indicam que a Educação Ambiental deve ser crítica, emancipatória e transformadora, promovendo consciência socioambiental. No contexto da Educação do Campo, essa perspectiva fortalece identidades locais e práticas sustentáveis, mesmo com a necessidade de políticas públicas mais efetivas. A integração dessas abordagens é essencial para enfrentar os desafios ambientais e sociais, exigindo estratégias pedagógicas que promovam uma educação crítica e transformadora. Dessa forma, a Educação Ambiental Crítica, aliada à Educação do Campo, contribui para a sustentabilidade e o respeito às especificidades das comunidades rurais, fortalecendo a consciência crítica e incentivando práticas sustentáveis.
Copyright (c) 2025 Maria Rosalina dos Santos Petri, Karisa Katiele Lima Venção, Marli Cardoso Botelho Nascimento , Thaís Souto Bignotto, Marcos Vinicius Campelo Junior

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).