Uma avaliação sobre o desempenho geoeconômico da região sul do Brasil pós-2003
Resumo
A região Sul do Brasil, composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, desenvolveu diferentes atividades produtivas que não mediram esforços para sua inserção na divisão territorial do trabalho. Este artigo visa traçar, com base em indicadores selecionados, uma avaliação do desempenho geoeconômico da região Sul do Brasil, pós-2003, na economia nacional e internacional. Metodologicamente, optou-se pela abordagem exploratória, por meio de levantamento bibliográfico e documental referente à temática exposta. Buscaram-se, ainda, dados estatísticos em fontes primárias e secundárias, que auxiliaram na análise quantitativa e qualitativa do desempenho dos indicadores geoeconômicos. O resultado final demonstra uma dinâmica diferencial cíclica da estrutura produtiva da região Sul do Brasil e de suas unidades federadas em relação à dinâmica nacional.
Copyright (c) 2025 Carlos José Espíndola

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).