Foco e Escopo

A Revista Rascunhos Culturais é uma publicação científica do Curso de Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Coxim, cujo objetivo é divulgar e fomentar o debate crítico em torno da literatura, da linguística e áreas afins. O periódico iniciou suas atividades em 2009 apenas em formato analógico e, a partir de 2019, passa a contar com versão eletrônica na plataforma SEER. Desde então vem publicando semestralmente artigos na área de Letras e estudos afins com enfoques teóricos e metodológicos diversos. A proposta do periódico é publicar artigos científicos e textos ficcionais (crônicas, contos, poesias) inéditos de pesquisadores e pesquisadoras vinculados ou não a alguma instituição universitária
Todos os trabalhos submetidos à Rascunhos Culturais deverão abordar temas relacionados ao dossiê proposto, bem como à área de Letras e/ou demais ciências humanas na sessão de temáticas livres.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos e os textos ficcionais submetidos serão avaliados por dois pareceristas. Se houver divergência, o texto será analisado por mais de um parecerista que, assim como os demais, analisarão a contribuição científica, a argumentação, a organização do texto e a relevância da bibliografia.

Periodicidade

Semestral

Política de Acesso Livre

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso à pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Fontes de Apoio

Agradecemos o Curso de Biblioteconomia da Faculdade da FUNLEC pelo apoio no desenvolvimento do periódico eletrônico RASCUNHOS

Histórico do periódico

A Revista Rascunhos Culturais (ISSN2177-3424) é resultado de ações desenvolvidas nos cursos de Graduação em Letras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, sobretudo do campus de Coxim. Seu objetivo é proporcionar a interação entre pesquisadores do Brasil e de outros países na área de Letras e Interfaces. 

Os artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e textos literários publicados na Revista Rascunhos Culturais resultam de duas chamadas temáticas em forma de dossiê e de chamadas temáticas livres, dentro do escopo da revista, durante o ano.

 

QUALIS B2, área de Linguística e Literatura, quadriênio 2013-2016.