v. 12, n. 1 (2018)

Anais do XII Seminário Sul-Mato-Grossense de Pesquisa em Educação Matemática

Edição completa

Ver ou baixar a edição completa 1-294

Sumário

Equipe Editorial 1-3
 
Sumário 4-6
 
Editorial 7-8
 
Traços de colonialidade de poder: um olhar para os estudos desenvolvidos em História da Educação Matemática 10-22
Ana Maria de Almeida
OS PRIMEIROS PASSOS DE UMA PESQUISA: REFLEXÃO SOBRE A NARRATIVA DE UMA ALUNA DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA ACERCA DE SUA EVASÃO 23-31
Léia Alves de OLiveria
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA: A CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ENSINO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 32-44
Milene Malaquias Cardoso, Jader Otavio Dalto
CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL 45-51
Jéssica Serra Corrêa da Costa
FUTUROS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS EM UM GRUPO COLABORATIVO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E OS SABERES DA DOCÊNCIA 52-64
Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco
LIVRO DIDÁTICO PROPOSTO PELO PNLD CAMPO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÃO DE UM PROFESSOR SOBRE AS CONTEXTUALIZAÇÕES E/DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS 65-75
Nilcéia Hellen Lacerda Dias, Enoque da Silva Reis
A CONSTRUÇÃO DE TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA DE PROFESSORES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁT 76-86
IARA SOUZA DONEZE, JADER OTAVIO DALTO
NARRATIVAS DE ALUNOS CEGOS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CAMPO GRANDE – MS. 87-94
Rozana Morais Lopes Feitosa
ELEMENTOS DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO COMO FERRAMENTAS DE ESTUDO DE UM PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA 95-106
Kleber Ramos Gonçalves, Marilena Bittar
OLHARES OUTROS PARA A ESCOLA E A MATEMÁTICA: O QUE NOS DIZEM PESSOAS ANALFABETAS? 107-118
Endrika Leal Soares
A COMPETÊNCIA DE "OLHAR PROFISSIONALMENTE" O ENSINO DA MATEMÁTICA EM UM ENTORNO TECNOLÓGICO: ALGUMAS CARACTERÍSTICAS 119-131
Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Sonner Arfux de Figueiredo
INFÂNCIA, IMAGENS E MATEMÁTICA(S): EXTERNALIZAÇÕES DE ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 132-144
Amanda Silva de Medeiros, Aparecida Santana de Souza Chiari
UM OLHAR PARA O INESPERADO: QUANDO ESCOLA E MATEMÁTICA PEGAM DELÍRIO 145-157
Vivian Nantes Muniz Franco
CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: CONSTRUINDO UM ENUNCIADO QUE DIZ QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA REPENSA OS CONTEÚDOS 158-168
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza
A IDENTIDADE PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES REFLEXIVOS NO CONTEXTO DA MODELAGEM MATEMÁTICA 169-179
Estevão Ovando Neto, Cláudia Carreira da Rosa
LESSON STUDY NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: processo desenvolvido no ambiente do Estágio Supervisionado 180-192
Giovana Papacosta, Patrícia Sandalo Pereira
ASPECTOS DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO MOBILIZADOS POR ALUNOS DA FORMAÇÃO INICIAL DE MATEMÁTICA EM UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA 193-204
Fernando Francisco Pereira, Jader Otávio Dalto
ESTATÍSTICA E GOVERNAMENTO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO PNLD 2018: UM OLHAR SOBRE A COLONIALIDADE 205-215
Renata Rodrigues Souza
TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRICULO: CONTRIBUIÇÕES NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA ADIÇÃO COM O USO DA LOUSA DIGITAL 216-227
Bárbara Drielle Roncoletta Corrêa, Suely Scherer
MODELAGEM MATEMÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO DE MATEMÁTICA PARA PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA 228-235
debora coelho souza, Claudia carreira da rosa
USO DE REGISTRO DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS E MODELAGEM MATEMÁTICA PARA INICIAR O ESTUDO DE FUNÇÃO: EXPERIÊNCIA, E PRIMEIRAS ASSIMILAÇÕES. 236-246
João Paulo Fernandes de Souza
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: EQUAÇÕES DIFERENCIAIS DE 1ª ORDEM E INTERPOLAÇÃO DE LAGRANGE 247-252
Thiago Alves Spontoni
REFLEXÕES SOBRE A CULTURA ESCOLAR E AS ESTRATÉGIAS DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO NA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA NA VULGATA ESCOLAR 253-260
Anderson Soares Muniz, Juliany Candido Ribeiro Rabelo
PRÁTICA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA 262-263
João Carlos Leal Cunha
TAREFAS DE ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA: UMA CARACTERIZAÇÃO A PARTIR DE DUAS EXPERIÊNCIAS 264-265
Fernando Francisco Pereira, Iara Souza Doneze, Jader Otávio Dalto
O CICLO DE AÇÕES E A CONSTRUÇÃO DE UM TRIÂNGULO EQUILÁTERO USANDO O SUPERLOGO 266-267
Fernanda Gabriela F S Duarte, Tiago Nunes Borges
ALGLIN: UMA FERRAMENTA PARA MEDIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ÁLGEBRA LINEAR 268-273
Diogo Chadud Milagres
A INTEGRAÇÃO DO AMBIENTE 3D NAS AULAS DE MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE DE ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL; O USO O GEOGEBRA. 274-275
Erilton Barbosa Barbosa Neves, Pedro Paulo Rodrigues
EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA: Alunos ativos, críticos e autônomos a partir da observação de pães. 276-277
Francimar Gomes de Oliveira Júnior, Claudia Carreira da Rosa
O PENSAMENTO MATEMÁTICO MOBILIZADO EM PRODUÇÕES NO SCRATCH 278-279
Lidiane Ottoni da Silva Petini
UMA JORNADA INTERDISCIPLINAR NA SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA 280-281
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
ARTE E MATEMÁTICA: EXPLORANDO CONCEITOS NO CALEIDOCICLO 282-283
Juliana Leal Salmasio, Tiago Dziekaniak Figueiredo
Reconstruindo o conceito matemático através da Robótica educacional 284-285
Daniela Oliveira dos Santos


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISSN: 2448-2943