O BALÉ CLÁSSICO E AS OUTRAS

AS DANÇAS AFRO E A PERSPECTIVA AFROCÊNTRICA COMO RECURSO DE REORIENTAÇÃO DA AGÊNCIA

  • Marina Nascimento Silva Souza UFMS
  • Marina Brasiliano Salerno UFMS
Palavras-chave: Balé clássico. Cultura. Dança Afro.

Resumo

O presente artigo propõe uma discussão crítica, conduzida por reflexões contidas no âmbito dos Estudos Culturais, acerca da legitimação das danças afrodiaspóricas brasileiras como produção cultural. Sendo o Brasil, segundo o último censo, composto em sua população por mais de 56,1% de pessoas negras, as heranças coloniais permanecem por meio da constante confirmação da cultura eurocêntrica, que enaltecem e incentivam a centralidade de danças de caráter hegemônico como o balé clássico, ignorando as influências dos demais povos que compõem a cultura brasileira. O presente evento induz um cenário cultural frágil, de disputa e comparação com o objetivo de manter-se um padrão e distorce a importância das contribuições das manifestações artísticas dançantes com influências africanas, foco do presente trabalho.

Biografia do Autor

Marina Nascimento Silva Souza, UFMS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauna/UFMS. E-mail: marinanss@gmail.com O presentetrabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001. E-mail: marinanss@gmail.com

Marina Brasiliano Salerno, UFMS

Professora doutora permanente, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauna/UFMS – Orientadora. E-mail: marina.brasiliano@ufms.br

Publicado
2024-04-25