EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

INTERLOCUÇÃO DA ESCOLA COM AS NARRATIVAS DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

  • Mateus Fernandes Adriano Nazaro UFMS
  • Marina Brasiliano Salerno UFMS
Palavras-chave: Educação Física Escolar; Pessoas com deficiência; Narrativas de alunas/os.

Resumo

O processo de inclusão da pessoa com deficiência revela um histórico de momentos com aproximação e distanciamento desse grupo. Por um período essas pessoas frequentaram instituições especializadas, nas quais eram segregadas pela etiologia de suas condições. No que diz respeito à Educação Física Escolar, notamos o enfoque nas pessoas que apresentavam padrões de movimento estabelecidos às pessoas sem deficiência, ainda mais que os objetos de estudos eram focados na eugenia, na prática da ginástica e calistenia, logo os alunos com deficiência não necessariamente apresentariam os padrões de movimento que eram esperados. Assim sendo, o objetivo do presente texto foi apresentar e analisar a perspectiva da pessoa com deficiência sobre a Educação Física Escolar. Para isso, realizamos buscas por artigos no google acadêmico com as palavras-chave Educação Física escolar, inclusão e pessoa com deficiência. Foram selecionados aqueles que tiveram como participantes das pesquisas alunos e alunas com deficiência. Este estudo nos revelou que ainda existe a necessidade de pesquisarmos sobre qual é a perspectiva do aluno com deficiência para com as aulas de Educação Física e que muitas vezes, esta, se manifesta nos espaços escolares com um olhar centralizado no alto rendimento e passa a não compreender as dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam para ocupar seus espaços e transmitirem suas linguagens através de suas expressões e de suas culturas corporais de movimento. Salientamos que há literaturas que descrevem a visão do professor em relação ao aluno com deficiência em suas aulas, e que a recíproca desse pensamento ainda é uma lacuna que precisa ser preenchida.

Biografia do Autor

Mateus Fernandes Adriano Nazaro, UFMS

rofessor da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. Graduado em Educação Física. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Estudos Culturais - linha de pesquisa Diferenças e Alteridades.
E-mail: mateus.nazaro@ufms.br

Marina Brasiliano Salerno, UFMS

Professora doutora permanente, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais do Campus de Aquidauna/UFMS – Orientadora. E-mail: marina.brasiliano@ufms.br

Publicado
2024-04-25