GESTÃO ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

  • Nayane Vieira de Lima Miyashiro UFMS
  • Marina Brasiliano Salerno UFMS

Abstract

 

A educação inclusiva visa promover a participação e o aprendizado de todos, independentemente de suas diferenças, sendo necessário que as gestões escolares direcionarem suas ações para um caminho de ensino-aprendizagem equitativo. Assim, o estudo objetiva levantar dados sobre a gestão escolar e suas percepções concernentes à educação inclusiva. Para isso, realizou-se uma busca no Google Acadêmico e no Portal de período da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando os descritores: gestão escolar, formação docente e educação inclusiva. Foram encontradas oito pesquisas, tendo como critério de inclusão estudos que relacionassem a gestão escolar e educação inclusiva, publicados entre 2019 e 2023. Os resultados apontaram para a existência de lacunas significativas no conhecimento e na formação dos gestores, bem como a falta de apoio institucional e governamental adequado.

Author Biographies

Nayane Vieira de Lima Miyashiro, UFMS

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Pós-graduada em Transtornos Comportamentais Escolares e pós-graduanda em Educação Especial. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais na linha de pesquisa Diferenças & Alteridades da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sendo orientada pela professora Doutora Marina Brasiliano Salerno. E-mail: nayanemiyashiro@gmail.com

Marina Brasiliano Salerno, UFMS

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Mestre e Doutora em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Docente do curso de Educação Física da UFMS e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais CPAQ/UFMS. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva (GEPEFI). E-mail: marina.brasiliano@ufms.com

Published
2024-04-25