A PARTICIPAÇÃO DO NEGRO NA GUERRA DO PARAGUAI/ GUERRA GUASU

UMA VISÃO SOBRE AS AULAS DE HISTÓRIA PARA O ENSINO MÉDIO DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL

  • Carlos Alberto de Almeida Passarinho UFMS
  • Ana Paula Squinelo UFMS

Resumo

Um dos papéis da história na escola é tornar o/a aluno/a capaz de pensar historicamente. Estudos que envolvam a Guerra do Paraguai/Guerra Guasu[1] são necessários, inclusive sobre a participação do homem negro nesse evento, envolvendo o ensino. Objetivei estudar a participação do homem negro na Guerra com foco no ensino de história para o ensino médio (EM) na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul (MS), analisando o Currículo de Referência e quatro coleções didáticas do estado na área de Ciências Humanas e Sociais para o EM. Conclui que existe uma unidade curricular que coloca na disciplina de História a participação do negro na Guerra, no entanto, a escola precisa optar por oferece-la e o/a aluno/a precisa escolher estuda-la. Para que interesse os/as jovens em estudar sobre os sujeitos da guerra, eles/as precisam ter contato com o tema primeiro nos livros didáticos, porém, nas coleções analisadas nenhuma apresentou tópicos sobre o tema.

 

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Almeida Passarinho, UFMS

  Licenciado em História, Mestrando em Estudos Culturais (PPGCULT/UFMS).

Ana Paula Squinelo, UFMS

Professora Doutora em História, Orientadora (PPGCULT/UFMS).  

Publicado
2024-04-25