OS ESTUDOS CULTURAIS E A EDUCAÇÃO NA TRILHA DOS NOVOS (OUTROS) CURRÍCULOS

  • Wilson Marques Dias UFMS
  • Janete Rosa da Fonseca UFMS
Palavras-chave: Currículo. Educação. Estudos Culturais. Pedagogia.

Resumo

O presente artigo pretende fazer uma análise dos novos currículos que vão emergindo no contexto da educação pós-pandemia. Pretende conduzir o leitor à noção de articulação, ampla e distinta entre os campos do saber. Essa articulação é uma das tarefas mais importante dos Estudos Culturais no campo da Educação. Aliás, uma das contribuições mais significativas que os Estudos Culturais trouxeram para a Educação foi justamente reformular nossos ângulos de visão e leitura de mundo, reorganizar o pensamento e aguçar nossas lentes. Neste contexto, não é possível desvincular a noção de currículo, uma vez que ele é ferramenta importante para inaugurar um outro modo de ver e pensar a Educação. E como consequência disso, outros modos também de ver e pensar o Currículo e a pedagogia em nosso tempo. Através de um método analítico, traremos para a discussão alguns autores como: Marisa Vorraber Costa, Maria Lúcia Castagna Wortmann, Tomaz Tadeu da Silva, Miguel Gonzalez Arroyo, Lawrence Grossberg. Com esses teóricos, levantaremos a questão: quais são as contribuições dos Estudos Culturais às pesquisas sobre Currículo? Será feito uma revisão dessas pesquisas, nas trilhas dos novos currículos.

Biografia do Autor

Wilson Marques Dias, UFMS

Mestrando em Estudos Culturais pela UFMS. Graduado em Filosofia. Graduado em Teologia. Graduado em Pedagogia. Especialização em Educação Especial pela UFMS. Professor de Filosofia para o Ensino Fundamental II Professor, de Sociologia para o Ensino Médio. wilson.marques@ufms.br; https://orcid.org/0000-0002-6454- 5195

Janete Rosa da Fonseca, UFMS

Pós-Doutora em Neurociência e Aprendizagem pela FURG. Pós-Doutoranda em Educação pela UCDB. Doutora em Educação. Mestre em Estudos Culturais. Orientadora desta pesquisa. janete.fonseca@ufms.br
3 MICHAELIS: minidicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 2000. (pág. 167)

Publicado
2024-04-25